Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pesquisa TIOBE: Python foi a linguagem que mais cresceu em 2007

via Christiano Anderson: “Um relatório divulgado pela Tiobe afirma: Python foi a linguagem de programação que mais cresceu em 2007. Esse resultado foi obtido comparando seu crescimento, preferência dos programadores e número de linhas de código com os dados de outras linguagens.

Conversando com alguns amigos que trabalham em provedores de internet, não é difícil perceber o quanto a linguagem está ganhando penetração junto aos administradores de sistemas. Muitos estão substituindo Perl por Python, inclusive algumas distribuições como Ubuntu e Debian (e outras) já possuem várias ferramentas para auxiliar a administração e essas ferramentas foram desenvolvidas em Python.

Um outro fator que pesou bastante foi o amadurecimento de frameworks para desenvolvimento web, como Django, TurboGears e Pylons. Alguns fatores como a popularidade de Python em administração de sistemas e o fato de já estar instalada como padrão na maioria das distribuições são pontos que ajudam na decisão de um desenvolvedor que precisa criar sistemas para web. E quando ele descobre que pode fazer coisas complexas de forma simples e rápida, adota a linguagem e não muda mais.”

As linguagens “top 10″ no ranking de comunidade desenvolvedora pesquisado pela TIOBE são: Java, C, (Visual) Basic, PHP, C++, Python, Perl, C#, Delphi e Javascript.

Saiba mais (tiobe.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    O mais importante do texto da tiobe é comentado.

    E a linguagem Lua???

    Pelo texto.

    A linguagem Lua foi a que mais cresceu de posições (What were the big movers and shakers in 2007? The big winners are Lua (from 46 to 16)…)

    Em 2007, lua começou a ser considerada parte do mainstream (In 2006, Ruby entered the main scene, followed this year by Lua.)

    Vamos dar valor ao que é 100% brasuca.

Este post é antigo (2008-01-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.