Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pendrive GoblinX MF/2GB 2008.2 Lançado

“O GoblinX Mega Flash MF/2GB 2008.2 foi lançado. O GoblinX MF/2GB 2008.2 é uma versão confeccionada especialmente para rodar em pendrives ou outros dispositivos de armazenamento. O sistema inclui o GoblinX Premium 2008.2, mais documentação, páginas de ajuda, algumas páginas de manuais retiradas originalmente do livecd, documentação de ajuda para os aplicativos do KDE, o BrOffice.org 2.4.1 e mais alguns aplicativos. O Sistema ocupa algo em torno de 950MB e é distribuído em pendrives a partir de 2GB.

O GoblinX Mega Flash é vendido diretamente no pendrive através do site e todo o recurso obtido com as vendas ajudarão a manter o projeto no futuro. O pendrive oficial utilizado é o Kingston DataTraveler 100, que seguirá na embalagem original via carta registrada para todo o Brasil, e o valor do envio, em torno de cinco reais, já está incluído no preço final. Todos os pendrives são testados e enviados protegidos por envelope de papel bolha.

O GoblinX é especialmente desenhado para rodar em pendrives pois permite que este funcione praticamente como uma distribuição instalada, salvando todos os arquivos modificados automaticamente. Os pendrives são formatados em FAT32 por padrão o que permite a leitura dos arquivos em máquinas com Windows. Todos os dados são salvos no formato FAT32 mantendo as características originais graças ao Posixovl. O Posixovl é usado para sobreescrever o sistema de arquivo com adendos ‘posix’ já que o formato FAT32 não aceita funcionalidades como modo de arquivo, links ou dispositivos (/dev).

Para saber mais visite a página do GoblinX Mega Flash. Para adquirir seu pendrive visite nosso bazar. O GoblinX Premium 2008.2 lançado semana passada também pode ser adiquirido em pendrives de 1GB ou 2GB.”

Enviado por Flavio de Oliveira (flavosΘterra·com·br) – referência (goblinx.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    E vai sair só essa versão ??? Nada personalizado, por exemplo, com o Wmaker ou o Fluxbox ???

    Ele vem com cinco gerenciadores de janelas, incluindo Fluxbox e WindowMaker… estou tentando uma versão menor com Xfce (500MB) para pendrives de 1GB.

    Minha máquina não aceita boot por porta USB. Mesmo assim tem como rodar esse produto?

    Sim, minha máquina também não aceita. Existem dois modos, usar um cdrom e depois o pendrive, ou adicionar o pendrive ao Grub ou LILO… Para adicionar ao LILO basta ter a pasta /boot em algum lugar no HD… veja abaixo o exemplo do meu LILO.

    # GoblinX USB Pendrive
    image = /goblinx_usb/boot/vmlinuz
    initrd = /goblinx_usb/boot/initrd.gz
    append = “init=linuxrc from=/mnt/sdb1 ramdisk_size=6666 load=User,i18n_pt_BR locale=portuguese_br splash=silent lang.br”
    root = /dev/ram0
    label = GoblinX_usb
    read-write
    #

    O que ele usará é o parâmetro from para procurar o pendrive e continuar o boot – no meu caso o pendrive está em /dev/sdb1 montado em /mnt/sdb1 já que o HD SATA será sda – ele primeiro abrirá o kernel (vmlinuz) e depois a initrd.gz e a seguir mudará o boot para o pendrive.

    Se tiver um cdrom do GoblinX – edição 2.7 – também poderás usar o parâmetro from.

    Razgriz (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 5:13 pm

    Qual a possibilidade de você vender o produto em versão 4 gb? =]

    isso me interessaria bastante

    Razgriz, tem a opção de comprar o pendrive de 4GB para esta versão também, ficaria mais espaço livre para ser usado.

Este post é antigo (2008-08-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.