Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Open source e sua influência no desenvolvimento de software

“Práticas open source no desenvolvimento de software aumentam a qualidade dos produtos derivados da engenharia de software? Muitos pesquisadores vêm estudando essa forma de trabalho e seus impactos nas fábricas de software tradicionais. Apresentarei aqui uma série de posts sobre resultados de um estudo realizado ano passado (2007) sobre as influências, os efeitos e colaborações do desenvolvimento de software open source na engenharia de software, processo de desenvolvimento e na economia. Estou aprofundando um pouco este estudo para posterior publicação em congressos da área, mas por hora, compartilho as principais idéias investigadas.”

Enviado por Douglas Daniel Del Frari (douglas·frariΘgmail·com) – referência (profdouglas.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patrícia (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 11:48 am

    Já que pediu comentários, aí vão os meus:

    Bom, ficou a dúvida sobre open source ser SL, e ter as 4 liberdades como afirmado no primeiro parágrafo das definições, para no segundo dizer que open source não é SL.
    Dica: Quando se usa um conceito não nosso, o melhor é ao invés de colocar ” pesquisadores afirmam”, colocar logo que Fulano diz que, já ciclano afirma que. Assim, elimina as dúvidas sobre sua afirmação, pois o leitor quando fica com a pulga atrás da orelha, vai ele mesmo buscar a informação e complementação do proposto.
    Open Source é sim um termo preciso, e trata de sistemas que possuem seu código aberto. O correto é, nem todo opensource é software livre (Existe o movimento do software livre E o movimento do código aberto).
    Se você trata de projetos, o open source (código aberto) é sempre aberto, independente de qual projeto seja (estou falando de código aberto, não software livre), então as características comuns e variáveis que você descreve não são relativas ao Open Source, e sim ao projeto que é desenvolvido com a utilização do mesmo.
    Coloque os resultados de sua pesquisa, quais as questões que te levaram a estas conclusões, qual foi o grupo pesquisado, etc…
    É uma pesquisa interessante, está utilizando para tese de mestrado?
    Aconselho a procurar a dissertação de Alessandro Binhara (MONO) que defende exatamente a inovação tecnológica e o desenvolvimento de projetos sobre a análise de uma comunidade de software livre. (me parece muito com o que vc está tentando fazer, em determinadas partes claro.
    Caso queira conversar sobre a comunidade, aspectos sobre adesão, modelos de desenvolvimento já validados em pesquisa junto a comunidade de SL, entre em contato, pois já defendi mestrado nesta área e possuo diversas publicações a respeito, tanto do modelo de desenvolvimento, quanto dos aspectos sociais inerentes a ele e às comunidades de SL.
    O bom das comunidades é realmente poder trocar informações, e aprender com os pares. Espero que não fique chateado com as observações/sugestões, mas que elas sirvam de ponte para iniciarmos trocas de informações/conhecimentos interessantes entre nós, e entre os demais interessados no assunto.
    Abraços,
    Patrícia

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 5:40 pm

    Open Source tem uma definição diferente de Software Livre, mas quase equivalente (modulo algumas exceções que eu nao saberia listar). Open Source segue as regras de inclusão de software no Debian e Software Livre segue a definição da FSF.

    Que eu saiba, open source é mais abrangente que sl. Mas, pra discussões práticas, eles se referem ao mesmo tipo de software.

    Porém, o _movimento_ Open Source é *bem* diferente do _movimento_ de Software Livre; isto é, possuem objetivos diferentes. O pessoal do open source é motivado pela maior eficiência de desenvolvimento; o pessoal do software livre é motivado por razões éticas. Okay?

    Software Livre certamente é aquilo que faz o Stallman ganhar dinheiro.

    Paguei dois reais num adesivo da GPL-3 no Latinoware do ano passado.

    HAUHAUHUAHUA

    Às empresas, interessa somente o OpenSource. Ontem mesmo estava comentando com minha professora de Eng de Software sobre o modelo de desenvolvimento utilizado em projetos de software livre – ops -, e vi que não há inovação alguma no modelo opensource.
    Há a empresa. Há o cliente. A empresa – ou pessoa – faz. O cliente paga.

    Me lembro numa palestra – Circuito Paranaense de Software Livre – que teve aqui na minha cidade em 2007(6?) sobre a vantagem do opensource para as empresas.

    A questão era: o opensource é bom para as empresas? Pense bem: eu crio um sistema de gerenciamento de locadoras (o pesadelo de qualquer estudante de eng de software é a possibilidade de passar a vida inteira criando sistemas de gerenciamento de alguma-coisa) e vendo à uma empresa. Ele tem seu código fechado.
    Agora pense em outra pessoa que também criou um sistema de gerenciamento de locadoras para outra empresa. Também com código fechado.
    Mas caramba! Ele fez basicamente a mesma coisa que eu fiz! É trabalho duplicado. Não há evolução com todo mundo sempre fazendo a mesma coisa, “partindo do zero”!
    Num sistema opensource a cooperação permite a evolução, já que você parte de algo que já existe. Não precisa ficar fazendo tudo que alguém já fez!

    “Ah, mas vou dar para os outros tudo que eu tive o maior trabalhão para criar?”. Aí entra a questão do diferencial. Em momento algum o opensource diz: libere para todo mundo (“calma, um de cada vez.” hauahuah) o que você criou. Mantenha – feche, se quiser- aquilo que diferencia seu produto dos da concorrência. Porque hoje em dia todos sistemas de gerencamento de locadoras são IGUAIS!

    A partir de certo ponto o que é essencial passa a não mais ser. Surge a necessidade de uma inovação. O que não é mais essencial, diferenciador, deve permanecer em posse do criador. Isto gera concorrência.

    Se não me engano, o próprio google age assim. Ele pega os programas, os modifica conforme suas necessidades. Quando estas modificações passam a não ser mais essenciais para ele – talvez por ter criado outras mudanças e inovações – ele libera o que criou para a comunidade.

    Mas infelizmente o modelo fechado é muito mais cômodo, já que você não precisa pensar em inovação. Tá rodando, tá beleza.

    Se o opensource for adotado por todo mundo, todos ganham.

    Obs: não tenho embasamento empírico algum para comprovar o que disse, portanto admito a possibilidade de ter falado muita besteira. Admito a possibilidade de o Software Livre e OpenSource serem pura ladainha, do Stallman ser somente um aproveitador, um comunista comedor de criancinhas, e o Bill Gates ser o único cara certo na história toda. Mas não custa nada sonhar, né? ;-)

Este post é antigo (2008-03-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.