Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


ONLamp: relato de 3 meses de uso do OLPC XO

James Turner conta no ONLamp a sua experiência de 3 meses com um XO no OLPC, que ele adquiriu pelo programa G1G1 em dezembro. Ele tentou usar, mas a interface Sugar não o agradou (previsivelmente, até, pois ele não faz parte do público-alvo). Ele também percebeu que o suporte a redes Wi-Fi tinha menos recursos e estabilidade do que gostaria.

Mas aí ele descobriu como instalar o xubuntu com xfce, e sua experiência mudou radicalmente. Acesso a um repositório muito maior de aplicativos, a rede sem fio passou a funcionar bem, e mais drivers para periféricos.

O XO não é um apenas um laptop, e sim um projeto educacional.

Saiba mais (oreillynet.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    rafa (usuário não registrado) em 12/03/2008 às 4:08 pm

    análise toda descabida a desse cara. o teste é inválido por ser um produto para crianças, com motivações educacionais. reclamar do tamanho do teclado? sem noção.

    ‘The next logical step is a version of the XO with an adult-sized keyboard. I can’t wait!’

    só pode ser ironia, e vou considerar assim, pois se é de um adult-sized keyboard que ele precisa, compra um laptop normal, ora bolas.

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 13/03/2008 às 10:55 am

    É mesmo curioso o relato. O autor não ganhou ou foi convidado a experimentar o laptop, pelo contrário ele aceitou fazer uma doação à OLPC para obter um para si (no G1G1 o valor da compra é abatido integralmente do imposto de renda).

    Apesar da farta documentação do site do programa G1G1 ele parece que não entendeu o espírito da coisa e achou que estavisse comprando um Asus eee.

    Mas tirando isso o texto é muito útil: mostra que existe uma demanda por este tipo de equipamento entre usuários comuns; aponta que é preciso melhorar detalhes da interface e do hardware (rede, no caso) e, principalmente, destaca as grandes possibilidade de modificação e adaptação do sistema.

Este post é antigo (2008-03-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.