Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O último suspiro do Linspire

“Após a aquisição da empresa norte-americana Linspire (anteriormente conhecida pelo nome Lindows) pela canadense Xandros (que nasceu da divisão da Corel responsável pela criação do Corel Linux), era apenas uma questão de tempo para que a Xandros liqüidasse a distribuição que tinha por objetivo original concorrer diretamente com a Microsoft no mercado de desktops. Pois é: chegou a hora.

De acordo com artigo publicado no portal Linux.com, Andreas Typaldos, presidente da Xandros, confirmou oficialmente que a empresa está cessando todas as atividades de comercialização e desenvolvimento do Linspire.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 10:04 am

    Opa! ∞ – 1 distros de Linux no mundo!

    Embrace, extend and extinguish

    Mas o Freespire vai continuar, servindo de campo de provas para as versões corporativas do Xandros. O modelo é o mesmo usado pela Red Hat em relação ao Fedora e pela Suse em relação ao OpenSuse.

    Depois de mil planos com o Ubuntu, que acabaram quase todos abortados, o Frespire retornou aos braços do Debian, para gáudio da totalidade de seus utilizadores (eu, inclusive).

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 10:57 am

    E o CNR? Será que a Xandros vai enterrá-lo?

    Marcelo (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 11:16 am

    Então a Xandros comprou a Linspire por causa do Freespire. Mas porque não criou uma distro FreeXandros/OpenXandros? Qual o benefício que ela teve comprando a Linspire? Carteira de clientes? Profissionais?

    haisen (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 11:45 am

    É zer0c00l temos um motivo para comerar.

    Alguém efetivamente usa o freespire por aqui ? Ou as críticas são ao léu ?

    “Mas porque não criou uma distro FreeXandros/OpenXandros? ”
    Provavelmente pra reduzir custos. Agora já têm toda a equipe e estrutura montada e podem criar sinergia. Sem falar que o mercado dos dois era pequeno, agora fica um pouco maior, conseguindo mais escala. Achei a aquisição normal no mundo dos negócios.

    Tilt (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 3:24 pm

    “Alguém efetivamente usa o freespire por aqui ? Ou as críticas são ao léu ?”

    Precisa usar?

    Essa distro ja vai tarde!

    “Alguém efetivamente usa o freespire por aqui ? Ou as críticas são ao léu ?”

    Eu uso desde a versão 1.0. É uma distro muito bem acabada, profissional mesmo. Vem com todos os codecs de áudio/vídeo, suporte a modem discado e wireless, CNR etc.

    Eu acho que a associação com o Ubuntu foi um tiro nágua, porque desestimulou os desenvolvedores e tornou a distro apenas “mais um Ubuntu com papel-de-parede diferente”, como tantas que existem por aí.

    Eu também traduzi o manual, além de ter acrescentado diversos novos capítulos.

    A comunidade é muito unida, pois sempre sofreu muito preconceito do mundo linuxista (porque se destina, principalmente, a usuários Windows que queiram migrar para o Linux. Nunca entendi que mal há nisso, mas enfim…)

    ceti,existe uma comunidade em torno dela ? Aonde eu consigo o citado manual ?

    Hey, respondi ao Marcelo Ulianov, mas a mensagem não apareceu; ao tentar reenviar, recebo uma mensagem dizendo que o post está duplicado. E agora?

    MaxRaven (usuário não registrado) em 13/08/2008 às 9:07 pm

    Se tinha links é esperar pelo Augusto liberar heheh.

    Tbm fiquei curioso quanto a comunidade em torno da distro. Sei, por exemplo, que é bem acabada, um tema de ícones que usava, o Crystal Project do Everaldo parece ser desta distro (tem um monte de ícones relativo a ela) é são muito bonitos e elegantes.

    Sempre fui contra a idéia do Lindows, ou seja, atacar a MS por atacar, mas era a “cara do cara” da mp3.com, gerou muito marketing essa briguinha.

    Por fim, parece que a MS ganhou mesmo.

Este post é antigo (2008-08-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.