Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Novo Photoshop on-line – também para Linux

Eu também já testei, e tirei a screenshot que ilustra a notícia, a partir de uma ilustração de Frank Cho. Funcionou bem, embora não substitua o Gimp para os meus usos. O relato do Christian dá os detalhes:

“Não sou artista gráfico (apesar de trabalhar às vezes com imagens) e o GIMP sempre atendeu minhas exigências. Mas para aqueles que não conseguem viver sem o Photoshop no Mac/Win, ou que apelavam para o usar com o Wine, agora há uma alternativa a mais: Photoshop Express.

Trata-se de uma versão básica e gratuita, para ser usada apenas pela internet. Já fiz meu test-drive, e no Ubuntu 7.10 com Flash 9 rodou redondinho. Achei que interface simplificada também ajudou, já que o GIMP e Photoshop as vezes parecem esconder os filtros em vários submenus.”

Enviado por Christian Ferreira (christian·linuxΘgmail·com) – referência (photoshop.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Dstolf (usuário não registrado) em 28/03/2008 às 3:06 pm

    eu ouvi falar que a licensa tem um detalhe:

    ao usar essa versão online, você dá à adobe direitos bem amplos de reprodução da sua imagem. isso se agrava pelo fato de você precisar fazer upload da sua imagem para poder editá-la.

    alguém saberia detalhar esse ponto?

    Ontem fui testar para postar no meu blog sobre ele, estava abrindo, mas estava demorando tanto que desisti.

    Quanto os termos da licença já esperava algo assim, mesmo não tendo lido, acho inclusive normal, se quer “privacidade” nisso melhor mesmo é manter tudo offline.

    Na licença do Google Desktop acho que tem algo parecido se não me engano, que o Google poderia utilizar qualquer arquivo do seu computador…

    Dstolf, a licença é bem curta e fácil de ler, sugiro que você (ou qualquer pessoa interessada nela, ou em usar o serviço) dê uma olhada para formar sua opinião.

    Minha interpretação sobre ela é de que não cedi direitos amplos à Adobe nem a ninguém sobre meu material ao aderir ao sistema. Ainda assim, eu não usaria este serviço para armazenar material sensível.

    Creio também que a licença do Google Desktop não dá ao Google o direito de utilizar qualquer arquivo do computador, pelo menos não desta forma tão ampla e sem limitações.

    Acredito que a comparação com o Gimp é um pouco infeliz, pois o Photoshop Express não é uma ferramenta de manipulação de imagens, mas sim uma espécie de organizador de imagens, com alguns recursos bem básicos de edição.

    Está mais um Picasa feito em flash..

    Sendo eu li por aí isto é mais um passo da Adobe em direção ao software como serviço, que se funcionar bem, dizem que até o Photoshop vai ser feito dessa maneira no futuro

    É só nos meus Linux que esse Photoshop não funciona? FF2.0.0.13 + Flash 9.0.115 e fica falando que o Express Installer ou algo assim não está disponível para essa versão!!!

    Pois é, é um software completamente a parte, sem nada do codebase do original e que de Photoshop só tem o nome. Mas isso é o bastante para quem vive e morre por esse nome.

    Pra mim, edução de imagens é o tipo de software que não precisa ser online :/

    Interfaces para retoques rápidos de imagens que são postadas na internet já existem faz tempo, implementadas em javascript, flash, java, etc. São úteis no contexto mais amplo do site onde você pretende colocar a imagem, mas é algo bastante limitado para ser um produto em si mesmo, IMHO.

    Marcos Ferreira (usuário não registrado) em 30/03/2008 às 1:16 am

    Acostumei com o Gimp naum consigo e nem tenho vontade de usar o PSP(Já usei uma versão tapa olho) !Blender + Inkscape + Gimp o/ só falta um software legal para animação 2d

    Abs!

Este post é antigo (2008-03-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.