Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Navegadores: Comparando a velocidade de 4 dos mais populares browsers

“O Lifehacker publicou um comparativo do desempenho de 4 dos mais populares navegadores da web atual (Firefox, Opera, Safari e IE), todos rodando em uma mesma máquina e plataforma, e considerando uma série de atividades, incluindo o tempo para abrir o aplicativo em si, tempo para abrir um conjunto de sites, execução de javascript, e mais.

Cada navegador teve chance de mostrar em que áreas brilha. O Opera carregou bem mais rápido, o Safari se destacou no tempo de carregamento e exibição das páginas, ambos (Safari e Opera) quase empataram na execução de Javascript (área em que o IE comeu muita poeira), e o Safari ganhou (por larga margem) na interpretação de CSS. O Firefox 3 se destacou em um único quesito (e também por larga margem): o uso eficiente da memória RAM, em contraste com o que todos os usuários do Firefox 2 aprenderam a esperar. O IE não pegou nenhum primeiro nem segundo lugar, e em geral ficou em um quarto lugar distante.

Todos os navegadores foram testados em suas versões estáveis mais recentes, exceto o Firefox, que usou uma versão RC (FF 3 RC3). Seria interessante ver um teste similar (mesmo adotando as mesmas metodologias de cronometragem e análise pouco precisas) de navegadores que rodam em ambiente Linux, incluindo o Firefox 3 em versão final, Opera, Konqueror (com bastante contato com o Safari testado) e tantos outros.”

Enviado por Gogo Yubari – referência (lifehacker.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sergio (usuário não registrado) em 16/06/2008 às 4:48 pm

    O Opera é sem dúvida o melhor navegador atualmente.

    O opera eu acho um excelente navegados, já que consegue ser rápido mesmo com tantos recursos como leitor de feed, cliente torrent, aquele negócio de miniaturas de páginas, etc.
    Mas sempre achei as páginas que ele renderiza “feias” demais, coisas fora do lugar, etc.
    Quanto à notícia, os desenvolvedores do webkit estão trabalhando cada vez nele. Acredito que o pessoal da Mozilla deva dar uma acelerada e tentar recuperar os usuários que certamente perderá se o firefox parar de dar suas escorregadas. Pois aqui em minha máquina mesmo o FF3, mesmo o texto dizendo que foi o melhor no controle da RAM, demora muito para abrir, muito mais que o Opera ou Konqueror (quando no KDE). Nisto vai quase uns 30 segundos! Mas depois de carregado ele consegue se sair bem.

    Isaac (usuário não registrado) em 16/06/2008 às 8:45 pm

    Acho surreal o fato do IEca ser o pior navegador de todos, mas ser o mais usado.

    Sergio (usuário não registrado) em 16/06/2008 às 9:44 pm

    “Acho surreal o fato do IEca ser o pior navegador de todos, mas ser o mais usado.”
    Observando que o mesmo já vem instalado no Windows, sistema o qual domina o mercado não tem nada de surreal, pois sabemos que a maioria dos usuário são leigos e não querem saber de instalar (se é que sabem) outro browser, por isso o IE tem tanto usuário, mesmo sabendo que a maioria o faz achando que ele é o único existente…

    Rhob (usuário não registrado) em 16/06/2008 às 10:10 pm

    Fico imaginando se testassem o IE8 Beta.. Será que contariam o tempo que ele passa “travado” na média geral?
    hauehaeuaehuaeh

    Ópera foi o melhor navegador que eu já usei, abre muito rápido, tempo entre atalho do teclado para abrir nova aba e digitar endereço praticamente inexistente…

    Mas eu voltei ao mundo real com o FF mesmo, já que as extensões o fazem O navegador pra mim… =)

    MDK (usuário não registrado) em 16/06/2008 às 10:58 pm

    O Opea 9.5 está realmente avaçalador, uso este navegador desde a época paga (nem perguntei se paguei alguma vez…), quando ainda usava windows…

    Creio que não é mais usado por não ser open-source, mas isso só em sonho mesmo, a engine dele é base para muita fonte de renda da Opera Software ASA

    Mas não o troco por nada

    Gabriel Rezende Camargo (usuário não registrado) em 23/06/2008 às 10:59 am

    Gostei da pesquisa, embora o firefox não seja o “melhorzão”, nem o opera nem o safari substitui as extensões dele!

    foobob (usuário não registrado) em 23/06/2008 às 11:20 am

    Enfim, a velha balança de valores em computação: memória ou CPU? Não tem escapatória: ou vc otimiza para CPU e usa mais memória ou poupa memória e gasta mais CPU. FF dessa vez preferiu economizar a memória.

    Mas FF tem mais que isso e extensões para agradar. A usabilidade dá de 10 a 0 em IE7, pelo menos no quesito atalhos de teclado e busca pelo texto.

Este post é antigo (2008-06-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.