Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Multimídia: Análise do Banshee 1.0

O Banshee 1.0 é um audio player bastante interessante, trazendo recursos de gerenciamento de coleção de músicas, áudio e vídeo, podcasts e muitos plugins, com suporte inclusive a serviços on-line populares como o Last.fm.

A análise aponta pontos fortes e fracos, e conclui favoravelmente ao Banshee, embora com ressalvas.

Saiba mais (vivapinkfloyd.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 3:53 pm

    No!

    Não mostrem esse programa mesmo que ele seja bom!
    Ele é feito em mono!

    É mais uma armadilha da novell para viciar os usuários iniciantes a usarem (e se viciarem) na plataforma .net barata!

    Usem o rthymbox ou o amarok.

    BG (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 4:03 pm

    Amarok, sem dúvidas pra mim, é o melhor software existente no Linux.
    Estou ansioso pela versão 2.0.

    Esse banshee é legalzinho, mas não chega aos pés do amarok, tanto em visual, usuabilidade e funções.

    BG (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 4:04 pm

    Err, perdão:
    *usabilidade

    self_liar, aposto que se for em .net ou C o usuario comum não vai saber…

    self_liar (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 4:13 pm

    E isso com certeza deixa a m$-novell feliz , pois estará “viciando” ele na tecnologia .net sem ele nem mesmo saber.

    E os usuários iniciantes que sabem vão começar chamar o GNU/Linux de cópia da microsoft.

    Se é algo que lembra alguma coisa relacionada a Microsoft, o pessoal desce a lenha porque é a Microsoft.

    Se é algo relacionado ao Ubuntu, o pessoal desce a lenha porque agora tudo é Ubuntu.

    Se é algo relacionado a qualquer lançamento de qualquer distro nova, o pessoal desce a lenha porque é mais uma distro nova.

    E se não for nenhum dos casos anteriores, ninguém comenta a notícia :)

    Eu só não entendo porque usar algo que tem essa naba do mono por trás, quando amarok e rthymbox fazem a mesma coisa, são mais rápidos e mais leves.

    self_liar (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 4:53 pm

    Não tenho problemas com o Ubuntu.Eu acredito que só um pequeno nicho dentro do pequeno mundo GNU/Linux pensa assim.

    O Cenoura disse a mais pura verdade.

    Mas eu sou mais um que não gosta de ficar rodando coisas em mono.

    foobob (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 5:09 pm

    “E se não for nenhum dos casos anteriores, ninguém comenta a notícia”

    Exatamente, cenoura! Notícia boa é notícia inflamável. E o pessoal agora desce a lenha no ReiserFS porque ele costuma desaparecer com arquivos e esconder o corpo.

    Leonardo Ferreira (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 5:16 pm

    Solução para quem é contra o mono, como eu sou também: yum remove mono* (no Fedora, claro). Nada de Banshee, F-Spot, Tomboy, etc.

    Firmo (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 5:18 pm

    Oh não! A Novell malvada vai viciar os usuários em .net, e depois o mundo inteiro estará nas mãos da Microsot! Corram para as colinas!

    Por favor né?

    foobob (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 5:43 pm

    “depois o mundo inteiro estará nas mãos da Microsot!”

    Depois?! Já está faz 2 décadas, pelo menos.

    ” Corram para as colinas!”

    Não tem pra onde fugir, não. Tá contaminando até o Linux!

    “tiaggs em 10/06/2008 às 4:09 pm

    self_liar, aposto que se for em .net ou C o usuario comum não vai saber…”

    Nada contra o mono, mas com certeza o usuário vai saber, pq a aplicação vai ser muito mais pesada e muito mais lenta..

    De boa, essa coisa de falar que a Novell é evil é pura idiotice, pois eles trazem um investimento pesado no mundo open source.

    Só que tecnicamente criar uma aplicação em Mono ou Java quando você pode fazê-la em C++ não é lá muito inteligente, e nem muito bom para a memória ram dos usuários.

    Comunidade linux brasileira, vamos ser menos políticos e mais técnicos por favor? Vamos produzir mais e falar menos? O que acham?

    Caio Alonso (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 5:53 pm

    “puelocesar em 10/06/2008 às 5:43 pm
    Vamos produzir mais e falar menos? O que acham?”

    Falou tudo.

    cristo (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 6:27 pm

    Sinceramente o mono é bem mais leve e mais rápido que Java, posso garantir isso rodando o monodevelop e muitas aplicações Java por ai, nem tenho nada contro o mono, e considerava um projeto muito legal no inicio, contudo parece que perdeu o rumo, que ao invés de ser uma tecnologia baseada na idéia do .net ele queria passar a ser uma cópia do .net.

    Se bem que seria massa mesmo era pegar todas as idéias boas do mono e usar no OpenJDK, no caso o uso de linkagem statica, opcodes no lugar bytecodes, binary packages ao invés de pacotes zipados, multiplas linguagens.

    Acho que se utilizassem isso em java seria o suficiente para ficar mais rápido e mais leve que .net, pois aplicações já existem bastantes.

    Ainda sim, compara o Tracker com o Beagle em termos de performance, ou então o próprio Banshee com o Amarok por exemplo, é muita diferença.

    Mas eu concordo com você, mono é bem melhor que Java em performance, uso Netbeans no trabalho por causa das facilidades de Rails que ele traz, mas todo santo dia eu fico pensando em migrar para qualquer outra ferramenta que não seja em Java, pois a lerdeza e os lags da interface me irritam tanto que chegam a atrapalhar minha produtividade..

    Pô, Java não é a única solução multiplataforma! Vejam o Qt4 por exemplo, compila em windows, linux, macosx sem mudar uma linha de código! E ainda ele tem estilos nativos para kde, gtk, windows xp, windows vista, apple carbon, e em breve até Apple Cocoa.

    Sem contar que além dele oferecer tecnologias modernas de interface, como Widget on Canvas, ou estilos css, é tão fácil programar em qt + c++ quanto programar em Java + Swing

    edempoa (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 8:29 pm

    Sério que ele é um player? hehe

    Até hoje só tinha ouvido falar dele como “programa que sincroniza musicas de Ipod”

    João Marcus (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 8:49 pm

    Quem acha que C++ é tão fácil quanto Java só fez projetinhos simplórios em C++. Acreditem, não é tão fácil. O Qt é fantástico, mas não torna o C++ algo fácil e simples.

    heaven (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 9:19 pm

    Comparar a facilidade de programar graficamente em Qt 4 com programar em Swing é a mesma coisa de dizer que uma ferrare é identico a um fusca, pois programar em swing é pior que lutar contra demônios.

    Nunca mais quero usar swing nos meus projetos (pena que essa frase por agora é uma mentira).

    cristo (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 9:21 pm

    Show de bola o novo Bansehee!

    João Marcus (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 9:34 pm

    Não estou comparando Swing com QT. Estou comparando Java com C++. Ah, como um programador vai entrando em desespero quando começa a se deparar com os problemas do C++, e vê que a coisa está ficando realmente difícil… :)

    Concordo com o puelocesar que C++ com Qt é tão fácil de programar quanto Java + Swing.

    Ou melhor, concordo com o heaven que é BEM MAIS FÁCIL programar com a Qt.

    E não, não concordo com o João Marcus.

    “Quem acha que C++ é tão fácil quanto Java só fez projetinhos simplórios em C++. Acreditem, não é tão fácil. O Qt é fantástico, mas não torna o C++ algo fácil e simples.”

    Primeiro quero dizer que quem acha C++ difícil é porque não sabe programar direito, eu não entendo a birra que algumas pessoas tem com ponteiros…

    Segundo, o projeto que eu vou entregar junto com meu TCC não é nada simplório, e pela minha pesquisa, vai ser muito mais fácil implementar em Qt4 do que em Java, pois o Java não tem nada nem parecido com o Graphics View do Qt, muito menos funcionalidades como o Widget on Canvas, ou até a integração do código c++ com código javascript que o qtwebkit proporciona..

    Tá, o Qt não tem um Hibernate por exemplo, mas ninguém consegue me convencer que o Hibernate presta, principalmente depois que eu usei o ActiveRecord do rails

    [provacação mode=on]
    Vou oferecer dinheiro para o pessoal usar esse programa só para deixar o povo aqui irritado!
    [provacação mode=off]

    hehe… Bem, eu também prefiro o amarok, porém pelo que usei o Banshee me pareceu um ótimo programa.

    Seria legal se ele tivesse sido feito em QT, acho que até o visual ia ficar mais interessante!

    E bem… O Banshee é livre; eu não contribui com nem uma linha de codigo dele; ninguem está me obrigando a usa-lo; não vou reescreve-lo; se eu mandar uma carta para a Canonical ou a Red Hat para exorcisar esse programa, eles também não vão fazer nada a respeito… Bem, então quem sou eu para dizer que linguagem os desenvolvedores devem ou não usar… O dia que eu pagar o salario deles eu mando eles usarem QT.

    Vou continuar com o amarok, só porque gosto e não por causa dessas teorias conspiratorias alienadas…

    self_liar (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 11:14 pm

    Calma pessoal,java está livre .Agora dá pra compilar e fica rapidesh.

    Claro que já compilei o azureus uma vez e o negócio travou tudo.

    Mas acredito que alguns programas devem ser somente feitos em C e C++ .Jamais alguém vai fazer um jogo 3D em perl.Mas não significa que perl é inútil.

    O mono,a plataforma em si parece boa pra certas aplicações.Mas o problema mesmo é o que está por trás dele.
    E também existe o java-gtk .Ele é um Kit PADRÃO do gnome e bonito.

    E acredito que .net não é o forte para players de música.Pois eles envolvem algum processamento na hora de processar música.

    Mas infelizmente o Icaza e seus colegas forçam a barra.

    Deixa eu ver se eu entendi:

    Java “agora é livre”, e por isso não tem problema nenhum usa-lo, ignorando o fato que a SUN é outra sangsuga e também tem parceria com a MS. (Essa é bem mais obscura por sinal).

    Mono é livre, e é baseado em uma tecnologia opensource, porém essa ninguém pode usar já que a empresa que suporta o projeto tem um contrato com a MS.

    Isso ta me cheirando hipocrisia viu…

    self_liar (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 11:50 pm

    Não não,não pense assim.Sun Microsystems é outros 500.Mas atualmente a novell que é o problema.

    VocÊ deveria se perguntar porque o mono não é licenciado em gpl v3.

    self_liar (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 11:56 pm

    E acredite o problema da Sun é diferentes e ela está longe de ser uma M$ da ptqp.

    A microsoft deixou claro que é inimiga do software livre.E se não vence-lo,vai tentar comprar alguns membros da comunidade.
    Sem contar que ela está se infiltrando no Software livre e já está GANHANDO com essas ameaças e contratos ridiculos

    Acorda gente,microsoft está tarifando o GNU-Linux.

    Acorda

    ACORDA!

    Acorda?

    É “outros 500″ só porque você quer. E o mono não é GPLv3 pelo mesmo motivo que muitos softwares não são, como o kernel. Existem diversos softwares em GPLv1 também, e o que dizer dos BSDs, nem deveriam existir né?

    Desculpe-me self_liar, porém o campo de distorção da realidade é patente da Apple! Não abuse se não Jobs fica zangado!

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 8:23 am

    Não que eu queria forçar ninguém a usar c++, mas eu só acho errado o povo ficar usando java para tudo.

    O netbeans por exemplo, ele seria muito melhor se fosse feito em Qt, só que o netbeans é da Sun que por sinal é meio que dona do Java, então eles fazem em Java para fazer propaganda da tecnologia deles..

    De boa, java pode até ser bom para webservices por exemplo, mas para criar aplicativos desktop é um belo lixo.

    Essa coisa de ficar tacando mono em tudo é o mesmo esquema. O beagle por exemplo, é uma categoria de aplicativo que usa processamento intensivo, entao porque fazer em uma linguagem que vai deixá-lo mais lento?

    E o banshee? Não dá para usar ele no meu EeePC porque ele consome muitos recursos, e player de áudio geralmente é usado praticamente em background, porque você quase nunca vai usar SÓ ele.

    Só quero mostrar onde for possível que não existe só Java no mundo, e não tem sentido as pessoas acharem que Java serve para tudo.

    A propósito self_liar, isso que você está fazendo é FUD contra a Novell, nada disso que você está dizendo é comprovado

    self_liar (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 8:24 am

    O linux e o Mono não são GPL v3 pq querem ganhar dinheiro implementando DRM e também porque eles acreditam que a GPL v2 sendo explorada dá muito dinheiro.

    Linus só pensa em opensource pois a intel e a Novell compra uma ferrari todo ano pra ele.

    Acredite, esse “desmovimento” opens-source é um bando de gente comprada que se vendem aos credores do software proprietário.

    E o Linux também já é e foi ameaçado com patentes.

    Mas entenda que o mono não é GPL v3 pois ela simplesmente deixa fazer esses contratozinhos externos e restritivos do tipo novell-m$.

    Claro ,isso é um erro

    self_liar (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 8:29 am

    Tá ,usem outra linguagem,mas o resto do kit GTK é feito com linguagens do tipo script como python e perl. E ainda sim acredito que são mais lentos que java.

    Trabalhar com ponteiros é ruim, principalmente por problemas de memory leak, já um outro grande problema da C são aqueles “strings” char nada práticos de se manipular, além de vc ter que cuidar do final deles, senão vc causa um acesso a outra área de memória (várias vezes eu deixo de usar C para usar C++ simplesmente para usar a classe string).

    Inspirado na linguagem D, eu às vezes uso o GC (Garbage Collector) em programas C/C++, mas até agora eu só fiz testes.

    O que o pessoal têm que entender é que o Java (e mono) tentam fazer uma linguagem derivada da C que não tenha os problemas dela. Para que isso? Para dar mais produtividade aos usuários, mas bem que poderiam fazê-las mais velozes.

    Veja que os programadores Perl (tb PHP), Python e Ruby podem ser mais produtivos que Java (ou Mono), mas de novo vêm o problema da velocidade dos programas. Alguém bem que poderia criar um compilador para essas, será que um compilador seja difícil pois foram criadas pensando em serem interpretadas?

    Para não ficar totalmente off-topic prefiro não usar Mono, para não ficar amarrado as tecnologias da M$. Se escolhi ser livre usando Linux, pq vou criar um laço desnecessário?

Este post é antigo (2008-06-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.