Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva apresenta as novidades – e muitas telas – do Mandriva Linux 2008 Spring

O OSNews destaca a página What’s Coming in Mandriva Linux 2008 Spring, que apresenta uma série de novidades da nova versão do Mandriva.

Novas versões de KDE 3, KDE 4, GNOME e XFCE, PulseAudio, novos aplicativos, etc. A que eu achei mais interessante foi a compatibilidade nativa com o Eee PC, incluindo atualizações dos programas de configuração da Mandriva para caber bem na tela pequenina.

Saiba mais (wiki.mandriva.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    A mandriva vem avançãndo velozmente em direção ao desktop, sobretudo a partir das versões “one”, com detecção e configuração automática de praticamente tudo. Porém, ainda há coisas importantes a melhorar.

    Espero que a versão 2008.1 tenha melhrado seu suporte a conexões wireless, a versão 2008.0 em meu notebook com chipset Atheros, até reconhecia a placa, mas jamais “enxergou” uma ‘rede sem fio ao alcance’, enquanto com o knetworkmanager no Kubuntu e no Sabayon funciona perfeitamente.

    Outro ponto crítico, são os sítios da própria Mandriva. No sítio oficial o português não existe, lá só “English (international!), Français e Русский (Russo!). Nos secundários (club, expert etc), continua a torre de babel. A newsletter da Mandriva continua vindo em inglês, como se o mundo inteiro fosse obrigado a dominar este idioma…

    Fica meu elogio ao bom trabalho feito e as críticas (recorrentes) ao negligenciado. Gosto do Mandriva Linux, gostava mais ainda do Conectiva, por isso me atrevo a criticar, senão nem dava mais bola.

    lordedipo (usuário não registrado) em 6/03/2008 às 8:10 am

    Alguem ai sabe se essa é o release final, ou é apenas um beta ou coisa do tipo, é que já quero baixar pra poder instalar?

    Este é um Release Candidate (RC1), provavelmente haverá um RC2 e então a versão final.

    Meio fora do tema, mas eu acho uma bobagem essa interface padrão do Eee e outros, porque não usar uma interface similar a padrão dos sistemas?

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackwareb

    BodeMesmo (usuário não registrado) em 6/03/2008 às 9:42 am

    Minha mãe do céu!!!
    Ficou incrivel essa versão.
    ALiás, toda versão Spring dá uma carroçada na versão pura. Agora que aprendi isso, vou saltar de Spring em Spring que vale mais a pena!

    Me parece que a interface default do Eee é bastante elogiada por seus usuários, boa parte dos quais não era composta, originalmente, de usuários costumeiros de Linux.

    Para estes últimos, basta instalar o pacote do kicker e passa-se a ter a opção de usar o desktop KDE tradicional. E, graças à iniciativa de várias comunidades e distribuições, como é o caso agora da Mandriva, sempre é possível substituir o sistema inteiro.

Este post é antigo (2008-03-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.