Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Magalhães, o laptop escolar português, chega ao varejo

“O laptop escolar Magalhães começa a ser vendido hoje em lojas de Lisboa e do Porto. Trata-se do portátil mais barato à venda em Portugal e tem toda sua estratégia de marketing voltada para as crianças do ensino básico.

Apesar da propaganda afirmar que este é um projeto inovador e único desenvolvido em Portugal com o apoio do governo, o Magalhães é na verdade o conhecido Classmate da Intel (da 2a geração).

De qualquer maneira é digno de registro a comercialização de um laptop voltado para o público infantil e a expectativa que isto parece ter gerado por lá.”

Enviado por Jaime Balbino (jaimebalbinoΘedulivre·net) – referência (exameinformatica.clix.pt).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    CR_ (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 3:16 pm

    “Trata-se do portátil mais barato à venda em Portugal e tem toda sua estratégia de marketing voltada para as crianças do ensino básico.”

    Errado. O Eeepc versão linux é mais barato (fnac.pt e http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04109709&oid=&c= ) ainda que com características inferiores. O preço só é mais barato quando vendido às crianças do ensino primário (50 € para quem não tem “acção social”).

    Grrrr, só falam da parte windows do computador ;-(

    Apenas para enriquecer as informações sobre este projeto, a página oficial dele parece ser

    http://www.portatilmagalhaes.com/

    Apesar do gajo do vídeo só ter falado de windows xp, aqui diz que o Portátil Magalhães terá um sistema de dual boot com Windows XP e a distribuição Linux portuguesa Caixa Mágica, uma distribuição portuguesa que até a versão 11 era baseada no Suse e a partir da versão 12, a última, mudaram a base para o Mandriva Linux (mais precisamente o 2008.0).

    Mas ainda há gente

    http://pinguinsmagicos.blogs.sapo.pt/34581.html

    que acha que o Caixa Mágica linux foi citado apenas para dizer que também pode rodar linux e que a dupla monopolista Intel/Microsoft vai conseguir com esse projeto se manter na cabeça dos “putos” (calma lá, é o nome que usam para crianças em Portugal).

    Evangelista (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 10:13 pm

    Se é voltado para o público infantil, porque diabos tem esse nome de “Magalhães”???
    Qualquer criança sugeriria algo melhor.

    Me parece que o navegador Magalhães é herói nacional por lá, tão conhecido pelas crianças em idade escolar quanto os nossos Tiradentes e Dom Pedros.

    tadeu (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 10:41 pm

    O nome completo do navegador é Fernão de Magalhães e é muito conhecido no Brasil também: fez a primeira viagem de circunavegação do globo terrestre, descobriu o Oceano Pacífico e tem um estreito famoso com seu nome na Terra do Fogo, que liga aquele oceano ao Atlântico.

    Mais: as galáxias anãs vizinhas de nossa Via Láctea, Grande e Pequena Nuvem de Magalhães, têm esse nome em homenagem a ele.

    Como se vê, o cara não é fraco, não, e merece emprestar seu nome a um computador escolar: as crianças podem agora NAVEGAR nas águas do conhecimento proporcionado por essas maquininhas.

    Legal, heim?

    Fellype (usuário não registrado) em 30/09/2008 às 12:17 pm

    Off-topic
    Eu só gostaria de saber por que lá na Europa este produto (e todos os outros laptops/notebooks) tem 2 anos de garantia enquanto aqui no Brasil a garantia é de apenas um ano???

    CR_ (usuário não registrado) em 30/09/2008 às 2:38 pm

    Porque por lei é obrigatório este tipo de produtos ter dois anos de garantia (pelo menos em Portugal, mas penso que seja mesmo uma directiva europeia). Como provavelmente no Brasil não o é as empresas só dão um.

Este post é antigo (2008-09-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.