Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Locaweb terá datacenter para 100 mil servidores

Com o data center, o foco da Locaweb, que tem forte presença nas pequenas e médias empresas em hospedagem de sites, é o mercado corporativo. Além da infra-estrutura de equipamentos, a empresa tem serviços de virtualização, computação em nuvem e contingência de dados. “Hoje temos grandes clientes, como bancos e indústria, rodando aplicações de missão crítica dentro da Locaweb”, diz Mautner.

O primeiro data center da Locaweb, inaugurado em 2006, tinha capacidade para quatro mil servidores.Segundo o presidente, a expectativa de capacidade de cinco anos foi surpreendida pelo crescimento do mercado e da própria Locaweb, que aumenta a taxas superiores a 40% ao ano. “Pretendemos acumular pelo menos 10 anos de crescimento da empresa na nova capacidade”, afirma.

(via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Caio (usuário não registrado) em 3/09/2008 às 1:55 pm

    O que a matéria tem a ver com Linux? Não vi nada a respeito.

    joao (usuário não registrado) em 3/09/2008 às 2:12 pm

    é que TEORICAMENTE dentre os 100mil servidores haverão alguns servers linux …

    Daí na concepção do autor e do moderador isso tem TUDO a ver com SL.

    Ué, mas eu não disse que a matéria tem algo com Linux. Mas como a Locaweb tem se destacado no apoio ao pessoal do Ruby, achei que merecia a menção. Aliás, é comum eu publicar matérias sobre provedores de hospedagem no BR-Linux.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 3/09/2008 às 2:47 pm

    A Locaweb vem fazendo coisas interessantes mesmo pelo Ruby.

    Pena que os preços são muito caros se comparados com os provedores de hospedagem gringos. Segue a regra dos demais serviços brasileiros.

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 3/09/2008 às 3:07 pm

    100.000 servidores é um número respeitável.
    Hospedar em regime de colocation é interessante, mas só representa um desafio técnico no ponto de vista de infra-estrutura física e de rede.
    Divertido mesmo seria ter todos esses servidores em regime de outsourcing, onde fosse preciso administrar SO, middleware, BD, usuários, segurança, etc…
    :)

    Erick (usuário não registrado) em 4/09/2008 às 3:13 am

    Este blog deveria ser sobre Linux e projetos diretamente relacionados, não sobre servidores de hospedagem que de alguma forma ajudam algum projeto open source. É apenas minha opinião, mas eu acredito que muitas pessoas pensam da mesma forma.

    Pelo menos evitaria estas matérias que deixam os leitores com cara de “e daí”.

    XOOPSBR (usuário não registrado) em 4/09/2008 às 7:38 am

    Vale lembrar que a WHBRASIL é a mais apropriada para hospedar o seu site em XOOPS: http://xoopsbr.org/~whbrasil/

    Erick, este blog é o meu blog, e deveria ser sobre os assuntos que eu considero interessantes. Você é bem-vindo se quiser continuar lendo.

    Erick (usuário não registrado) em 4/09/2008 às 10:56 pm

    Que o blog é seu todos nós sabemos, mas isso não muda o fato de que o blog tem um tema definido (Linux), e que as pessoas procuram notícias relacionadas a este tema. Isto se chama coerência.

    Pois as pessoas visitam o http://BR-Linux.org, e não o http://Assuntos-que-o-augusto-considera-interessantes.com. Existe uma clara diferença.

    Lógico, o blog é seu e você posta sobre o que quiser. Mas tome cuidado, pois o mundo dos blogs é bastante competitivo e a qualquer momento pode aparecer um novo blog que encare o assunto “Linux” com maior seriedade.

    De fato, o BR-Linux tem um tema bem definido, e divulgado há anos. Reproduzo, com grifo:

    O tema básico do BR-Linux são os softwares de código aberto (especialmente o Linux) e outros assuntos correlatos, incluindo as notícias sobre organizações e indivíduos que possam ter implicações sobre o mercado ou a comunidade associados ao software livre, os demais sistemas derivados do UNIX, softwares de qualquer natureza que rodem em ambientes Linux, a inclusão digital, a liberdade do conhecimento, a liberdade e privacidade na internet, a conectividade, o hardware e outros temas que possam interessar a desenvolvedores, administradores, usuários ou entusiastas do software livre.

    A sua visão reducionista não corresponde, nem de longe, ao que eu pratico já há vários anos.

    Quanto a outros blogs sobre Linux aparecerem: sempre são bem-vindos, e procuro sempre ajudar a divulgar, ou até mesmo contribuir. Não estou competindo com ninguém quanto a isso. Tomara que surjam vários melhores que o BR-Linux!

    Se você quiser ler sobre os assuntos que eu considero interessantes, seja sempre bem-vindo ao meu blog!

    Erick (usuário não registrado) em 5/09/2008 às 9:37 pm

    Claro, uma notícia que nem sequer cita o Linux, ou software livre, tem tudo a ver com este blog. E a tal empresa de hospedagem é tão neutra que oferece servidores Windows e Linux, com uma variedade de linguagens que vão desde ASP.NET até PHP.

    Sem contar o vídeo do Bill Gates bem na página inicial, deve ser para apoiar o software livre, não?

    Pareceu mais propaganda do que informação este post.

    Erick (usuário não registrado) em 5/09/2008 às 9:43 pm

    Para finalizar o assunto: se realmente há uma associação entre a Locaweb e o tema deste blog, porque isso não foi acrescentado ao artigo? Da forma que foi postado, a idéia central (se é que existe uma) ficou completamente obscura, sendo impossível identificar a relação entre a notícia e este a blog de uma forma direta e simples.

    Erick: caso você não tenha percebido a relação entre o tema do post e o tema do blog, que eu me dei ao trabalho de citar por extenso e com negrito para facilitar o teu entendimento, e já que você deseja finalizar o assunto, repito meu comentário lá do alto, que não chega a considerar esta relação: este é o meu blog, e trata sobre os assuntos que eu considero interessantes. Você é bem-vindo se quiser continuar lendo.

    Erick (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 2:16 pm

    O problema é que nem mesmo a relação que você colocou em negrito está sendo mostrada no artigo. Um exemplo de como ela seria mostrada de forma clara:

    [...] O primeiro data center da Locaweb, inaugurado em 2006, tinha capacidade para quatro mil servidores. Segundo o presidente, a expectativa de capacidade de cinco anos foi surpreendida pelo crescimento do mercado e da própria Locaweb, que aumenta a taxas superiores a 40% ao ano. “Toda este crescimento só é possível graças aos softwares livres, como Linux e Apache, que possibilitam nossa infra-estrutura”, afirma.

    Além de tudo, no rodapé do seu blog está escrito isto:

    Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto.

    Talvez seja interessante atualizar este texto para deixar claro que o blog é sobre qualquer coisa do seu interesse, e não somente sobre Linux e software livre, não acha?

    De qualquer forma, você já disse que este é seu blog, no entanto, isto não o isenta de críticas. Você pode tratar isto de forma positiva ou não, mas é impossível evitar as críticas.

    100 Grau (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 2:54 pm

    O que é contingência de dados?

    Longe de mim querer evitar as críticas, Erick. Mas não é porque eu lhe dou este espaço para me criticar, aqui no meu próprio blog, que eu preciso concordar com a tua crítica, ou deixar de responder o que penso sobre o que você diz.

    Certamente não vou buscar justificar, em cada notícia, a razão de ela estar de acordo com o tema, a pauta, o foco ou o interesse do BR-Linux. Para mim está sempre bem claro, e você é bem-vindo se quiser ler. Percebi que para você não ficou claro, e lhe respondi nos comentários qual a razão.

    Para completar, creio que eu publico todos os dias grande quantidade de notícias sobre Linux e código aberto (talvez você já tenha percebido isso também), exatamente como diz o rodapé. Mas note que o rodapé não diz “*somente* notícias sobre Linux e código aberto”, como você parece estar se esforçando para entender. E note também que eu me dei ao trabalho não apenas de esclarecer, na página “Sobre o BR-Linux”, qual é a pauta do site, como ainda lembrei-me de te indicar esta página (também referenciada no rodapé), destacando em negrito a resposta à tua dificuldade de interpretação.

    Concluo com um convite: se quiser aumentar a chance de ver por aqui notícias redigidas de acordo com os teus conceitos pessoais sobre a forma como deveriam ser as notícias publicadas no BR-Linux, passe a enviá-las com freqüência, usando o link lá no alto da página. Analisarei com prazer, e considerarei a publicação.

Este post é antigo (2008-09-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.