Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Laptops da OLPC com Linux e Windows devem sair em outubro

O laptop de baixo custo XO da organização não governamental One Laptop Per Child, que possui versões tanto em Linux como em Windows, sairá no próximo mês, de acordo com um funcionário da OLPC.

O XO dual-boot era esperado para agosto ou setembro. O novo aparelho irá permitir aos usuários executar o sistema operacional que eles preferirem, optando entre Windows XP ou Linux Sugar OS, encontrado originalmente no XO.

“Alguns países têm sido inflexívels sobre o uso do software da Microsoft”, disse Matt Keller, diretor da OLPC para Europa, Oriente Médio e África. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rayzen (usuário não registrado) em 5/09/2008 às 3:05 pm

    Será q sai mesmo?

    Será q sai mesmo?

    Pelo que sei o Negroponte esta no comando ainda, então com certeza NÃO vai sair tão logo….

    Destrinchando o artigo:

    “Porém, alguns governos disseram que não querem o laptop XO, independente do preço, a menos que a máquina venha com Windows. (…) Agora (…), o Egito planeja usá-lo nas escolas (…) ‘Estamos todos falando sobre a educação infantil’.”

    Ué, mas no que é que educação infantil depende de Windows? Qual é a aplicação educacional que poderia se beneficiar de rodar em Windows ou não? Ou será que… não somos “todos” que estamos “falando sobre a educação infantil”?

    “O objetivo da OLPC é ter certeza que ninguém esqueça os benefícios da computação.”

    Hmm, agora é da computação? Não se estava falando de “educação infantil”?, e da computação apenas como uma ferramenta a mais para auxiliar?

    “…aprender como softwares, internet e comunicação via computadores podem auxiliar a economia, trabalho e a vida de modo geral.”

    Agora o foco mudou totalmente! Economia, trabalho… Definitivamente não se trata então de “educação infantil”, mas de…

    “Para evitar que países pobres fiquem ainda mais atrasados, diversas organizações estão trabalhando para aumentar a inclusão digital.”

    … inclusão digital! Sim, nada a ver especificamente com “educação infantil”, mas apenas disseminação de hábitos… computação como um fim, não como um meio.
    Lembram o quanto se discutiu aqui sobre se a idéia seria o uso dos laptops como uma ferramenta integrada com as atividades gerais de aprendizado nas escolas, ou se seria o simples aprendizado específico do uso da informática, operação de computadores e de programação? Eu sempre acreditei na primeira hipótese, pois a segunda não faz muito sentido. Mas falou-se que o uso do Software Livre seria essencial só nesta segunda hipótese, que seria de fato ensinar programação. Bem, e no fim…

    “A Microsoft lançou vários programas com governos de diferentes países em desenvolvimento (…) para construir laboratórios de informática em areas rurais e enviar funcionários da Microsoft para treinar pessoas no uso de software e para escrever programas.”

    Sim, agora o quadro se fecha e se esclarece. Acho que nem preciso comentar mais nada. Acredite quem quiser e tiver estômago.

    jotaB (usuário não registrado) em 5/09/2008 às 7:22 pm

    Agora, com Windows, o XO vai ser um sucesso, como eu vivi dizendo aqui. Não vai haver mais polêmicas e todo mundo vai ficar feliz, inclusive leitores deste blog, que viviam detonando o projeto enquanto ele estava focado no Linux.

    A verdade é que a máxima sobre a união fazer a força está mais válida que nunca. A M$ sabe o que faz… soube colocar em torno de si governos inteiros, pessoas influentes, intelectuais, formadores de opinião etc. Enquanto isso, do lado de cá é só briga e fanfarronada infantil.

    Manoel (usuário não registrado) em 5/09/2008 às 7:56 pm

    Bando de babacas vocês , dizem que o linux a maior merda de SL é melhor que o Windows.
    Comprove de verdade aonde o linux é melhor que o windows.
    Mas comprove de verdade , comprove com fatos e com testes.
    Porque falar da boca pra fora que linux é melhor , isso não vale.
    Falar que a porcaria do linux é o melhor so , é facil demais.
    Agora comprovar com dados em pesquisas ,comprovar aonde realmente o linux é melhor.
    Isso eu queria ver esses zé ruelas fazerem.
    Porque falar , até um analfabeto falaria.
    Agora comprovem, cambada de lixo.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 6:32 pm

    Por que dual boot? Vendam máquinas com Windows ou máquinas com Linux. Dividir o espaço no HD com outra distribuição pra alguém que só vai usar uma é um contracenso, ainda mais que vão ter de dar suporte nos dois SOs.

    Agora quanto ao apoio da MS não vejo como ilegal. Eles usaram de estratégia o que são melhores: ofereceram desenvolvimento de softwares educativos, treinamento em qualquer cidade, suporte técnico estruturado… A distribuição de Linux instalada será que conseguiria oferecer isso também? Cada um usa as armas que tem e gostando ou não, existe muita gente que prefere Windows.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 7:04 pm

    Dúvida/critica/sugestão

    Tem como deixar os comentarios moderados negativamente visíveis ou pelo menos ocultos apenas com o checkbox? Não me importo de lê-los (se foram moderados por outros, talvez não seja minha opinião) e ter de dar scroll até o fim dos comentários pra habilitá-los e depois voltar lá em cima procurando eles é chato demais. Poderia ser opção no profile do usuário, mesmo que o default seja deixar do jeito que está. Se não for possível, pelo menos colocar a opção de exibir no alto da página, pra fazer o trabalho logo.

Este post é antigo (2008-09-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.