Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o Moonlight 0.8

“No ultimo dia 15 a equipe do Moonlight liberou o Moonlight 0.8. Ele é uma implementação livre e de código-fonte aberto do runtime do Microsoft Silverlight. Está atualmente em estágio de desenvolvimento pela mesma equipe envolvida no projeto Mono.

Quem quiser testar e ajudar no desenvolvimento do Moonlight pode começar obtendo o plugin para o Firefox e reportando bugs no Bugzilla da Novell.”

Enviado por Agail Sanches (ninjitisuΘgmail·com) – referência (ninjitisu.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Já existe alguma página na internet que se utiliza do Moonlight? Até hoje nenhuma página me pediu para instalar plugin para tal.

    Cadu (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 8:35 am

    Por favor não ajudem no desenvolvimento e na disseminação dessa coisa!
    Se querem coisa semelhante, por favor, usem o flash!

    Salvem o que ainda resta da internet… e joguem esse silverlight e o moonlight no lixo, por favor (e levem junto o mono… não faria nenhuma falta)…

    Pra quem não sabe, o Silverlight é uma cópia do Adobe Flash, e o Moonlight é a implementação em código aberto dessa tecnologia não aberta e não livre da microsoft. E o Moonlight é feito usando a aberração do .Net (que no linux roda sob o codinome de Mono).

    Todos aqueles que um dia querem ter que instalar o Mono pra poder ver conteúdo feito em silverlight (como animações, vídeos ou na pior das hipóteses sites inteiros) por favor disseminem esse negócio…

    Cadu (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 8:37 am

    E só para não moderarem negativamente o comentário acima, vou escrever isso em um comentário separado:

    E morte ao .Net, Mono, Silverlight, Moonlight e simpatizantes! :)

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 8:48 am

    Santos comentários estúpidos, Batman!
    Primeiro recomendam ignorar uma soluçao de código aberto como o Moonlight em favor de uma solução proprietária e fechada como o Flash. Só porque a primeira é da Microsoft, e a segunda da Adobe, como se a Adobe fosse boazinha e não vivesse de software fechada, tal qual a MS. Santa ignorância…

    paulo (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 8:52 am

    Comentario Xtian Xultz ++ !

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:15 am

    O que me deixa chateado não é a comunidade fazer um alvoroço num negocio que “dito feito em 21 dias” até hoje não tem sua versão 1.0…

    E o que me deixa mais chatedo ainda é saber que é impossível o mono um dia chegar a implementar de maneira satisfatoria o .net como solucao…

    E o pior… que quando digo isso nego fala para mim… “mas o mono não quer ser o .net para linux” , ae eu acredito… 10 minutos depois estas mesmas pessoas saem gritando “vejam !!! vejam !!! .net para linux!”

    lamentavel.

    Cadu (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:16 am

    Não é por ser da Microsoft…
    É por ser mais uma porcaria que precisa de plugin… e o plugin exige que eu suje minha máquina com o Mono, a não ser que ela rode windows, como deve ser no teu caso.

    Cadu (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:20 am

    É uma pena ver “defensores” (falsos, óbvio) do software livre como o Icaza fazendo um plugin para algo que pouquíssimos sites estão usando (e os que estão usando provavelmente têm um certo impulso da microsoft).

    É como se estivessem incentivando o uso dessa “tecnologia”. Antes mesmo de usarem, já criam um plugin para o Linux.

    Deveriam criar um plugin pra Linux sim, se um dia essa porcaria infelizmente pegar. E por favor, que não seja baseado no Mono. Porque eu não quero ser obrigado a instalar um framework cópia-mal-feita do .Net na minha máquina só pra poder ver AQUELE site importante que o desenvolvedor web resolveu fazer usando silverlight.

    A microsoft deve ter ficado interessada no monopólio da Adobe, que tem o flash em windows, linux, mac, e o que for, e resolveu fazer algo parecido… e ainda tem uns que acham lindo…

    Uma pena.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:26 am

    o que eu lamento na bem da realidade é a Adobe fazer uma bosta de implementação do flash pro linux…

    Alem de gordo , trava e sempre esta a anos luz atrazado…

    Se ela tivesse feito algo descente não teria por que cogitar a utilização do moonlight…

    jotaB (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:28 am

    Todos aqueles que um dia querem ter que instalar o Mono pra poder ver conteúdo feito em silverlight (como animações, vídeos ou na pior das hipóteses sites inteiros) por favor disseminem esse negócio…

    Como é que é?
    Acho que você não soube se expressar, porque não entendi nada (além de não concordar com os parágrafos precedentes).

    PS – “Querem ter de instalar”? Que é isso?

    Tentei usar o Mono uma vez para rodar um programa de acesso à bolsa de valores, deu tanto erro que desisti, o pior foi que o Wine da minha máquina quis jogar a responsabilidade de rodar para o Mono. Para mim ele sempre vai comer poeira do .Net. Além do que ele pode estar vulnerável à patentes de uma empresa monopolista, quando ela começar a perder mercado (aqueles que pagam pelo software) vai atirar para tudo que é lado tentando se sustentar.

    Ajudar um fornecedor monopolista a tomar conta do mercado não acho saudável. Que vc acha de ajudar um grande Shopping Center a fechar as pequenas lojas da região onde ele se instala? Diversidade de distribuidores é bom para os consumidores.

    Legal (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:33 am

    Vou testar, a parceria MS/Novell tá boa para nós

    Cadu (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:33 am

    para jotaB: Não entendeu? Azar… Entenda quem quiser…

    [ironia]Ah! E por que tu não ajuda a microsoft e usa silverlight no teu site?[/ironia]

    O Adobe flash já é algo que eu não gosto, mas reconheço que tem sua utilidade.

    Agora o MS Silverlight? Pra que isso? Só pra MS ter mais um “padrão” fechado?

    O por que essa tralheira de Mono no Gnome? E agora o Moonlight?
    Será que a MS tem interesse num MS/Gnome?

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:37 am

    Deveriam criar um plugin pra Linux sim, se um dia essa porcaria infelizmente pegar.

    Se fazer o plugin após a tecnologia ser amplamente usada, será tarde demais e será mais um motivo para fanáticos pelo Windows dizerem que o Linux é um lixo por não suportar tal tecnologia, então, creio eu que é melhor que o plugin seja desenvolvido agora e que tenha sua versão compatível com o Silverlight 1.0 o mais rápido possível.

    Quanto ao Mono, a versão atual já é compatível com 100% das APIs do .NET 2.0, inclusive winforms.

    Cadu (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:38 am

    “Quanto ao Mono, a versão atual já é compatível com 100% das APIs do .NET 2.0, inclusive winforms.”

    GRANDE bos**. :)

    Ciniro Nametala (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:42 am

    A tecnologia .NET é excelente! Em geral as pessoas que não tem um conhecimento mais amplo querem criar discussões e intrigas onde nada existe. Silverlight, Moonlight, Flash, AIR ou qualquer outra tecnologia que provê desenvolvimento RIA não é totalmente descartável. Existem variados cenários, e é com responsabilidade e conhecimento que um verdadeiro analista sabe qual das opções dispostas empregar. É um absurdo condenarem uma iniciativa tão valorosa quanto a adaptação de uma tecnologia paga para uma livre. Apoio qualquer projeto deste gênero pois fomenta a concorrência e dá frestas para melhoramento em ambos os produtos. Uso o MONO em algumas aplicações para FX.NET 1.1 e roda muito bem. Em alguns outros casos, meus clientes preferem pagar e ter o suporte da Microsoft (que os fidelizou) para usar o FX.NET em Windows. Enfim, que continuem os projetos.. quanto mais alternativas, melhor. Criticar essa iniciativa ou qualquer outra do tipo é uma clara evidência de ignorância, própria de radicais que não entendem o propósito do Open Source.

    Cadu (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:44 am

    “Criticar essa iniciativa ou qualquer outra do tipo é uma clara evidência de ignorância, própria de radicais que não entendem o propósito do Open Source.”

    E pra mim, usar .NET é ignorância. E aí, quem está mais correto?

    Não,ainda não está 100%. Tem uma penca de coisas que não roda.

    Quanto ao Silverlignt/Moonlight, ele é concorrente do Adobe Flex, não do Flash. E apesar de ser da MS, é bem mais evoluído. Outra solução para concorrer com eles é o JavaFX, que está no Release Candidate.

    E a pessoa não precisa instalar um plugin no cliente, apenas no servidor.

    Ciniro Nametala (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:52 am

    Aposto que você (cadu) é um pequeno programador, que provavelmente está na faculdade a um semestre. Aprendeu PHP por conta própria e acha que é o dono do mundo. Resolveu um dia clicar na segunda opção do dualboot da sua faculdade e sem querer, encontrou o Linux. Viu que era legal e que poucos usavam. Você provavelmente lê gibis, se entitula geek e usa camisas de pinguim só pra mostrar que usa Linux. Mas com certeza adora jogar Age of Empires no Windows. Deve ter sido em algum momento viciado em Counter Strike. Nunca programou nada em .NET, não conhece uma função em VB.NET ou nunca escreveu uma classe em C#, pelo fato de nunca ter estudado Orientação a Objetos. Está vendo C na faculdade e acho o máximo compilar seus cadastros de produtos no Linux. Sua distribuição provavelmente é o Suse ou o Ubuntu. E assim.. como um normal.. acha que é legal criticar e parecer xiita quando fala de software livre. Você (cadu) compõe uma despresível parcela dos CONSUMIDORES de software livre, que realmente não entendem o modelo de negócio, nunca estudaram nada acerca do tema e aplicam a licença GPL sem se quer conhecer algum dos quatro pilares. Nem deve saber quem é o Stallman, no máximo ouvir falar de uma cara com sobrenome ‘punk’.
    Enfim, viva a tecnologia LIVRE e a tecnologia PAGA que a fomenta.

    Cadu (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:58 am

    Não Ciniro… não foi dessa vez…

    Apesar de eu saber sim programar em PHP, as linguagens que mais uso no trabalho são C e Assembly (ARM, IA-32, mips, outras), e também python algumas vezes. E não trabalho com aplicações web, nem .NET, nem dou suporte a clientes chatos que usam windows. Eu trabalho como engenheiro de kernel, desenvolvendo sistemas operacionais. Sim, o Linux é um sistema operacional. E ao contrário do que falaste, podes ver algumas contribuições minhas no código dele.

    Mas eu suponho que esse não seja um lugar adequado para trocar comentários pessoais, então eu fico por aqui.

    Boa sorte tentando fazer com que teus clientes migrem da linda plataforma Microsoft .NET VX-sei-la-o-que para o Mono. Deve ser bem emocionante.

    Ciniro Nametala (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 10:01 am

    “nem dou suporte a clientes chatos que usam windows”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk legal…. hehehe

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 10:05 am

    Mono não implementa 10)% nenhuma solucao do .Net simplesmente prq é impossível… metade das API’s legais do .Net estão amarradas a codigo do Windows… uma enorme coleção de API’s que simplesmente são wrappers para DLL’s nativas… desde autendicação a objetos distribuidos até mesmo coisas que se utilizam do WCF ou do WPF… me desculpe… enquanto eu não puder rodar a mesma app nos dois… então não é 100% implementado.

    miranda (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 10:11 am

    Nada contra (em partes) por ser da microsoft, mas ta na cara que essa implementação no Linux do Silverlight é apenas uma atitude desesperada devido ao sucesso do Flash Player da Adobe. E está mais claro do que o sol que, quando esse tal Silverlight decolar (tomara que isso nunca aconteça), vão claramente criar alguma incompatibilidade com o famigerado Moonlight.
    Besta é quem acredita nos “beneficios” pró SL da Microsoft.

    Agail Sanches (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 10:21 am

    Nossa quanto barulho por nada. O Pessoal o linux é um sistema operacional não uma religião, vamos dar medida nas criticas o pessoal mais xiita adora fazer discurso por liberdade, comunidade, etc… Mais não vêm que suas atitudes são as que afastam empresas e usuário do Linux, no fim das contas o que interessa é o dinheiro. Dinheiro esse que a Microsoft usa para criar um novo plugin para pegar uma fatia do bolo da Adobe, e que se depender da fatia de mercado que ela tem vai acabar virando padrão.
    E os que por bem da comunidade estão empenhados em criar Interoperabilidade, Linux/Windows para que possamos ter mais atrativos para empresas e usuários comuns são covardemente insultados e marginalizados pelos mesmos xiitas que defendem o SEU software livre com unhas e dentes. DEMAGOGIA barata e simples são donos de alguma coisa? Não! Então peguem suas ideologias e se juntem as Sr. Stalman e usem o sistema 100% livre que não toca mp3 nem roda DVD, ah e aproveitem para trabalharem em uma ONG pois empresas capitalistas selvagem não usam SL, OK!!

    Snaker (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 10:26 am

    É uma cilada, Bino!

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 10:30 am

    Com relação à compatibilidade do Mono com as APIs do .NET 2.0, das duas uma: ou o pessoal está desinformado com relação à compatibilidade do Mono, ou eu me enganei ou ouvi errado. Posteriormente, irei verificar na Internet, pelos sites especializados, a informação correta acerca da compatibilizade do Mono em relação ao .NET 2.0 (lembrando que o WCF e o WPF são do .NET 3.0 e não do 2.0 e mesmo APIs amarradas a DLLs nativas como wrappers podem ser implementadas de outra forma pelo Mono, e até mesmo serem wrappers para DLLs nativas do projeto GNU).

    Por favor, leiam o que significa a palavra “xiita” antes de usar o termo como sinônimo de radical.
    Grato.

    Agail Sanches EDITADO:
    quanto barulho. O Pessoal o linux é xiita por liberdade. No fim das contas o que interessa é o dinheiro. Dinheiro!
    A Microsoft cria um novo padrão e por bem da comunidade Linux… para que possamos ter mais empresas e usuários covardemente insultados e marginalizados pelos xiitas!
    Então peguem seu sistema 100% livre e aproveitem, pois empresas capitalistas selvagem não usam SL, OK!!

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 10:54 am

    Allan , se eu “posso implementar de maneira diferente” quer dizer… que não é 100% compativel… “poder fazer” não é o suficiente para sair gritando por ai que a compatibilidade existe…

    Se é tão simples… prq não implementaram a parte Enterprise ainda ?

    O buraco é beeeeeeemmm mais abaixo :)

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 11:06 am

    Implementar de maneira diferente uma API significa implementar uma mesma funcionalidade com outros códigos, por exemplo: uma funcionalidade X do .NET 2.0 usa uma DLL do sistema operacional Windows responsável pela parte gráfica? Então, a implementação do Mono usa a biblioteca do X.org! O .NET 2.0 usa o Internet Explorer para renderizar HTML? O Mono pode usar o Gecko ou o Webkit! O Mono faria a mesma coisa que o .NET 2.0, mas por caminhos diferentes!

    E eu não disse que a implementação é tão simples, pois não sou eu quem digita os fontes do Mono e não sei qual o nível de complexidade de seu desenvolvimento. E a parte “Enterprise”, eu não sei se ela faz parte ou não do .NET 2.0!

    cristo (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 11:18 am

    Comentario Xtian Xultz ++ !

    Concordo plenamente e ainda acrescento o gnome 3.0 deveria ser todo escrito em mono, pois assim seria mais integrado tecnologicamente e com uma capacidade maior de ser extendido.

    Bruno (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 11:25 am

    Estão jogando pedra porque é ligado de certa forma a Microsoft.
    “Não quero sujar minha maquina instalando plug-ins”

    Quanta ignorancia , para usar a porcaria do Flash vc não precisa instalar nada né?

    Não adianta o povo da comunidade ficar contra algo da Microsoft pois as empresas que implementam softwares com o mono ou com o .net só se interessam em uma coisa:
    A solução implementada seja em que plataforma for ou utilizando uma tecnologia aberta ou fechada, tem que agregar valor a empresa.

    Se está usando software proprietario ou não , não interessa.
    Está retornando o investimento aplicado ? Está agregando valor?

    Isso que importa, agora isso de flash e outras coisas que precisam de plug-ins?
    Adobe dá tudo de graça ? tem todos os seus softwares abertos?

    Implementa algo no linux ou em qualquer coisa utilizando o PDF pra ver se não vai ter um processo bacana por usar uma tecnologia fechada como o PDF sem consentimento da Adobe.

    Abram a mente ao invez de ficarem bitolados só com a ideologia linux e do Stalman.

    Empresa quer saber se aquilo que está implementando vai dar retorno fincanceiro ou não.
    Se é SL ou SP que se dane.

    s (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 11:31 am

    Não ajudem essa porcaria de mono, não possivel q vamos ficar + uma vez refens de tecnologias proprietárias e ainda + q é Micro$oft.
    DIGAM NÃO AO MONO.

    Bruno (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 11:32 am

    O Augusto tem uma mente brilhante rs as figuras usadas pras notícias as vezes cai bem demais e as vezes não.
    Mas é uma coisa a parte que dá mais graça ao site.

Este post é antigo (2008-08-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.