Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o FreeBSD 7

“O primeiro relase da árvore 7-STABLE foi lançado. FreeBSD 7.0 traz entre as diversas novas features supporte a ZFS, sistemas de arquivos com journal, SCTP e otimizações no desempenho do kernel SMP que em alguns casos chega a ser 350% superior às versões 6.X com carga normal e até 1500% em “high load”. Sua comparação aos melhores kernel, em perfomance, (2.6.22 or 2.6.24) chega a ser 15% superior conforme benchmarks publicados. O anúncio pode ser lido no site oficial, e um review completo com os developers foi publicado no onlamp

Enviado por Giancarlo Rubio (gianrubioΘgmail·com) – referência (freebsd.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu acho muito boa a presença dos *BSD. Assim como KDE e Gnome, gera uma concorrência boa entre eles. E se por algum motivo da vida um deles morrer, o outro estará lá para substituí-lo.

    Pelo que eu tenho visto, muitos programas nativos do Linux rodam sem problemas nos *BSDs. Agora, se o Windows morrer, xau e benção… Eu ouvi você dizer: “o Windows deixar de existir? Haha, essa foi boa”. Mas ninguém sabe o dia de amanhã. Quem sabe um dia aparece uma empresinha processando a MS por quebra de patentes, e de repente ela ganha? Tudo pode acontecer nesse mundo cão :-)

    é triste perceber que um site podre e rechado de M$ fanboys como o Meiobit já tinha noticiado essa notícia sobre um excelente software livre ontem…

    zzz (usuário não registrado) em 29/02/2008 às 12:24 pm

    Ué o meiobit num é povoado de fanboys da Apple?

    É nemesis, mas aqui existe uma diferença: nós participamos ativamente do conteúdo, uma pena que ninguém tenha enviado a notícia antes.

    A sim Meiobit fui obrigado a entrar lah para ler esta noticia, mas fechei rapido quando começaram a falar que o BSD não é Software Livre e que era Open e que era uma coisa era muito diferente da outra, kakakaka sai correndo!

    Triste por que? É alguma corrida? Se for, o BR-Linux não está participando dela, e creio que o Meio Bit também não. Eu procuro publicar notícias sobre software livre em tempo, mas não me vejo compelido a fazê-lo mais rápido do que qualquer outro site, ou do que ao MeioBit em particular.

    Certamente verás muitas outras notícias sobre software livre saírem antes em outros sites de tecnologia do que aqui, e se este for o teu critério para avaliar situações tristes, certamente terás muitos motivos para tristeza. De minha parte, é motivo para comemorar – não tenho saudades dos tempos em que eram raras as coberturas sobre lançamentos de softwares livres.

    Mas as notícias (inclusive as sobre o FreeBSD) continuarão sendo publicadas por aqui, como de hábito. E mesmo não sendo esta a intenção, creio que a maioria delas sai antes aqui do que em outros sites nacionais.

    Sem falar, Augusto, que se existe alguma forma de competição entre o MeioBit e o BR-Linux seria apenas no prêmio iBest, o que não é verdade: Ambos os blogs tem focos distintos, e o nosso no MeioBit é tecnologia em geral, que também envolve Linux e Software Livre. Existem coisas que vocês publicam primeiro, existem coisas que nós publicamos primeiro, isso não é errado, nunca será.

    Acho que nem mesmo no IBest (ou outros prêmios), Timm. Eu fico feliz quando este tipo de manifestação ocorre, mas minha política é de que o BR-Linux não se inscreve e nem mantém campanhas para que os leitores votem nele nestas competições. Não que eu não dê valor a este tipo de prêmio, ou que ache que os outros sites não deveriam fazer suas campanhas de votação – eu é que não me motivo com isso, mesmo.

    Na verdade existem muitos rankings em que os sites poderiam concorrer entre si, mas acho que não faz muito sentido. Os nichos são distintos entre si (embora com pontos em comum, como mencionaste), e não vejo qualquer sentido em concorrência, uma vez que não há nada a ganhar.

    No que me diz respeito, não estou concorrendo com ninguém, e tenho certeza de que a equipe do MeioBit não se vê como se estivesse concorrendo com o BR-Linux.

    Não que eu tenha algo contra concorrência (até escrevi sobre isso na metade do ano passado). Mas acho importante que não se crie uma concorrência artificial, como aquela ali de achar triste que uma notícia sobre FreeBSD saiu primeiro no outro site.

    Em resumo, acho que os leitores saem ganhando quando cada um dos sites que eles lêem se preocupam mais em atender às suas demandas do que em concorrer uns com os outros ;-)

    Cuidado Augusto Campos, a tristeza do nemesis não é por causa da competição, a razão eu sei muito bem e acho que no fundo você também deve saber, não quero mandar no seu blog nem dar lição de moral, mas ainda acha valido fazer vista grossa em nome de uma amizade, acho que no fundo você não que ser complacente com os trolls e trolls mirins.

    carloscardoso (usuário não registrado) em 29/02/2008 às 3:43 pm

    Se o meiobit saiu na frente com o BSD, o br-linux saiu na frente com a matéria sobre a entrevista do Prado, da Microsoft, na Linux Magazine. O equilíbrio cármico foi restaurado.

    No meiobit encaramos o br-linux como REFERÊNCIA, não como competição, e a Internet se torna mais rica com os dois sites existindo.

    tiaggs, sinto muito que você tenha sido obrigado a entrar no meiobit pelo motivo que seja. Nosso site sempre foi de acesso voluntário. Por favor mande nome e email de quem te obrigou a acessar, e tomaremos providências.

    Cardoso, o acesso ao meiobit é voluntário, mas que dá vontade de entrar lá só pra esmurrar o imbecil que publica artigos com títulos basbaques como
    http://www.meiobit.com/o-software-livre-nao-deveria-existir
    isso dá.

    Já estou bem servido por GBs sem fim por causa de contas de gmail que fui obrigado a criar só para rechaçar algumas das imbecilidades por lá antes de ser banido por conta de gente hipersensível…

    na minha opinião, o br-linux ficar mostrando links para esse meiobit é o mesmo que aceitar a saudosa propaganda “Get the facts”…

    Nemesis, sinto te dizer, mas você não entendeu o texto.

    eu entendi, sim. O título apenas reproduz a opinião do criador do Tetris. Mas lido fora de contexto, como em um link, dá vontade de chegar por lá arrebentando.

    De qualquer modo, vários dos artigos mais inflamatórios anti-software-livre são iniciados pelo Sr. Cardoso, que, blogger profissional, tem que viver disso para ter audiência mesmo…

    E tem que usar software livre nos servidores do próprio blog flame, que ironia não?

    carloscardoso (usuário não registrado) em 29/02/2008 às 4:29 pm

    Já estou bem servido por GBs sem fim por causa de contas de gmail que fui obrigado a criar só para rechaçar algumas das imbecilidades por lá antes de ser banido por conta de gente hipersensível…

    (…) dá vontade de entrar lá só pra esmurrar o imbecil que publica artigos com títulos basbaques

    Q.E.D. o comportamento de troll que provocou seu banimento. É uma pena que você tenha sido o ÚNICO a protestar contra um artigo abertamente a favor do SL como o citado. Talvez quando você amadurecer aprenderá a ler mais que um título, e principalmente que somente crianças ficam “com vontade de esmurrar o imbecil” apenas por causa de um titulo em um post de blog.

    carloscardoso (usuário não registrado) em 29/02/2008 às 4:33 pm

    tiags: Ironia? Claro que não. Nós usamos software BOM, não importa de onde ele venha. Para citar o Camarada Mao, “não importa a cor do gato, desde que ele cace ratos”.

    Ironia é você defender tanto uma tal liberdade e se dizer OBRIGADO a ir ao MB ler uma notícia, quando poderia tê-la lido em N outros blogs, e melhor ainda, contribuído para o brlinux, enviando a mesma para cá.

    “e melhor ainda, contribuído para o brlinux, enviando a mesma para cá.”

    Não sei talvez não tenha tanta pratica em Ctrl+c e Ctrl+V, misturado com uma opinião pessoal flame.

    Ah qual e´a resposta certa mesmo:
    As uvas estão verdes

    “Não sei talvez não tenha tanta pratica em Ctrl+c e Ctrl+V, misturado com uma opinião pessoal flame.”

    Esqueci das publicidade disfarçadas de noticias…
    e não me venha com esta de não sei do que esta falando….

    carloscardoso (usuário não registrado) em 29/02/2008 às 4:46 pm

    Lamento que você não tenha o hábito de contribuir para os blogs que diz visitar e gostar. Felizmente a maioria dos leitores do br-linux não é assim, dada a quantidade de material enviado pelos visitantes.

    É reconfortante saber que em qualquer blog você é minoria.

    “Lamento que você não tenha o hábito de contribuir para os blogs que diz visitar e gostar. Felizmente a maioria dos leitores do br-linux não é assim, dada a quantidade de material enviado pelos visitantes.”

    Haha perdeu já mandei varias noticias para o Br-linux…..desculpe Carlos Mandrake…ou Carlos Cardoso, mas fui atraido para a noticia do free BSD assim como você é atraido para noticias que contam como foi a tarde do Stallman

    Cardoso, o rei da malícia sutil. Põe um título ardiloso, no texto ressalta que é opinião dos outros, nas fotos de boxeadores se esmurrando expõe sua sanha de fanboy…

    trollar no meiobit significa apoiar software livre, discutir racionalmente e ganhar um ícone com a cara do Cardoso para ser ridicularizado pelas legiões de retardados que ou são puxa-saco do troll-mor ou aqueles que não sabem escrever e só ficam no “OMG! Microsoft d+!”

    deve ser deprimente aguentar imbecis te puxando o saco o dia inteiro só pra ganhar a vida, hein?

    reinaldo (usuário não registrado) em 29/02/2008 às 4:59 pm

    Ok,

    E sobre o FreeBSD, será que há alguma novidade e melhoria em relação a desktop? Gosto muito da distribuiçao PCBSD.

    carloscardoso (usuário não registrado) em 29/02/2008 às 5:21 pm

    Reinaldo, as novidades no release 7 podem ser achadas aqui:

    http://www.freebsd.org/releases/7.0R/relnotes.html#NEW

    carloscardoso (usuário não registrado) em 29/02/2008 às 5:22 pm

    tiags, voc6e foi atraído, então não foi obrigado? Quem bom, fico mais tranquilo assim.

    Não se preocupe, costumo entrar lah só quando tem alguma notícia muito boa mesmo sobre software livre e afins (vc sabe que da audiência), mas costumo bloquear todas as propagandas com o flashblock e noscript…portanto não se anime muito

    tiaggs, se você quiser me falar alguma coisa, fale claramente, para que eu possa responder. Se preferir, use o formulário de contato.

    Augusto não precisa me responder nada, aquilo foi só uma dica truculenta mas necessária.

    o que eu notei é que o tráfego no br-linux caiu bastante depois que pôs os links do meiobit. E esse sistema de comentários plano, sem threads, do WordPress, não ajuda a angariar a movimentar o site com discussões interessantes como no passado. Ou talvez tenha sido exatamente esse o objetivo?

    à propósito, também não tem edit…

    Na verdade o lançamento do FeeBSD 7 saiu bem antes nas listas de discussão (leio a do fug.com.br). Antes mesmo do lançamento oficial ;-)
    E a recomendação por enquanto (e sempre) é fazer o downoad via torrent, para não sobrecarregar os servidores ftp e deixar o download lento. Via torrent todo mundo sempre sai ganhando.
    E já há algum tempo tenho tido problemas para instalar o FreeBSD dentro do VirtualBox. Quem sabe o 7 funcione (o último que funcionou foi o 6.2).
    E eu só achei estranho o lançamento seguido do 6.3 para o 7, mesmo sabendo que o desenvolvimento das duas versões era “paralelo”. Alguém sabe se houveram muitas mudanças (e incompatibilidades) da 6.3 para a 7?

    e existe alguém que ainda não use torrents para downloads grandes? tirando os zilhões de usuários eMule no Windows, quero dizer…

    nemesis, infelizmente sã estes usuários que atrapalham, provavelmente por acharem torrent “muito complicado”. Criar um torrent e disponibiliza na Internet é muito mais complicado que somente jogar dentro de uma pasta.
    Aqui eu sou abençoado quando baixo grandes arquivos via torrent. Quase na velocidade máxima que a banda suporta.

    carloscardoso (usuário não registrado) em 29/02/2008 às 7:43 pm

    o que eu notei é que o tráfego no br-linux caiu bastante depois que pôs os links do meiobit.

    Augusto, isso procede? Por favor entre em contato, não queremos de forma alguma prejudicar o br-linux.

    Pare apenas de classificar links do Br-linux como SPAM.

    http://br-linux.org/linux/opendocument-foundation-fecha-as-portas

Este post é antigo (2008-02-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.