Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o Famelix Enlightenment Alpha1

“O Enlightenment é um Gerenciador de Janelas que, além de ser leve, tem efeitos interessantes e utiliza muito pouco processamento para funcionar, é uma interessante evolução dos Gerenciadores de Janelas. E o Famelix não podia ficar de fora: apesar do Enlightenment Alpha1 não ser uma versão estável (por isso ainda Alpha) ele já pode ser utilizado normalmente.”

Enviado por Mayko Nestor meier (maykomeierΘgmail·com) – referência (famelix.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    hope (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 3:25 pm

    Enlightenment .17 não tem versão alpha. O software está em pleno desenvolvimento fazem muiiitos anos e ainda nem chegou a versão alpha.

    Eu gosto, é o meu preferido. Utilizo aqui no trabalho con xubuntu. Mas que está muito imcompleto está.

    Eu participo faz tempo da lista de discussão e me parece que eles nao tem interesse em lançar uma versão estável.

    É o tipo de software que eu adoraria que aparecesse um FORK.

    Quem está em versão alpha é essa versão Famelix com Enlightenment. :D

    Se eu não entendi errado, o alpha do título se refere ao próprio Famelix, e não ao Enlightenment.

    Será mesmo que o E17 é necessário hj em dia ?

    hey (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 5:02 pm

    Vamos ler de novo?

    “…apesar do Enlightenment Alpha1 não ser uma versão estável…”

    Mudaram o visual do site, se não o primeiro comentário seria: aaaaaaahhh parece o Xp hehe

    Marcelo, o E17 é necessário sim hoje em dia.
    Você poderia dizer que não baseado na existência de gerenciadores de janela como o compiz, mas o Enlightenment não tem nada a ver com o compiz.
    Ele sempre foi conhecido pela quantidade de “frescuras”. Isto desde as primeiras versões, lá no meio da década de 90. Nesta época, quando os ambientes gráficos eram super-quadrados, veio o enlightenment para deixar as coisas mais belas.

    Hoje em dia o enlightenment mantém esta característica, mas deixou de ser um mero gerenciador de janelas. Foi dividido em partes. De um lado, as bibliotecas que formam a Enlightenment Fundation Library (EFL), e, de outro lado, o ambiente em si. Hoje em dia a EFL é totalmente independente do E17, e acredito que você possa até criar outro ambiente baseado na mesma EFL (evas, ecore, eet, edb, emotion, etc, etc, etc).

    Um fator que os desenvolvedores do enlightenment tem mostrado positivo neste ambiente é que ele lhe oferece várias coisas prontas, possibilitando que você crie programas completos, mas com o mínimo de código possível. E olha que estamos falando de linguagem C!

    Já está em desenvolvimento bidings para várias linguagens, como c++, python e perl para vários componentes.

    Além disto os desenvolvedores do enlightenment estão focando muito em dispositivos móveis.

    Segundo o site do projeto, o ambiente é bastante inovador, com bibliotecas únicas como o edb, que não tem comparativo com nenhuma outra biblioteca (o que ela faz exatamente e não sei, já que não cheguei lá ainda ;-)). Além disto, suas bibliotecas não são necessariamente para programas gráficos. Algumas podem até ser utilizadas para programas em linha-de-comando, até mesmo fora do ambiente.

    Ah, e como disse acima, os efeitos do enlightenment normalmente não utilizam os efeitos do X, acredito que, em parte, por serem bibliotecas multi-plataforma, que não renderizam as imagens somente com o X, mas também em DirectX, framebuffer, SDL, etc. Por isto estas bibliotecas são bastante portáveis.

    Além disto o ambiente gráfico está bastante modular, podendo funcionar, dependendo dos componentes carregados, em máquinas já consideradas obsoletas. Quase tudo no ambiente é nativamente animado: ícones, menus, papéis de parede, gerenciador de login, enfim, tudo, o que o torna diferente dos efeitos do compiz.

    Está sendo desenvolvida até uma modificação do compiz para funcionar em conjunto com o enlightenment. Veja um vídeo aqui:
    http://blog.diovani.com/2008/01/29/compiz-effects-no-enlightenment/

    Ou seja: o ambiente ainda não está completo, mas quem acompanha o projeto sabe como as coisas evoluíram nos últimos quatro (quatro?!) anos de desenvolvimento.

    Mas, como disse o colega acima, parece que não estão com pressa de sair do 0.16.99999 para um 0.17. Uma pena, mas continuarei a acompanhar o andamento do projeto.

    Ah, e mesmo não sendo uma versão estável, muitos já utilizam o enightenment diariamente, sem enfrentar problema algum.

    Matias (usuário não registrado) em 25/03/2008 às 5:45 pm

    Sou novo por aqui, e tenho uma dúvida, espero que alguém possa responder.

    Outro dia gravei o famelix em CD mas não consigo acessar o programa. É que na tela inicial o programa pergunta em que idioma é para ser instalado, dentre o português, inglês e espanhol. E é justamente ai que dá problema, porque seja qual for o idioma escolhido o micro resseta automaticamente, e volta sempre para a mesma tela que pergunta o idioma para instalação.

    Já tentei inclusive mexer na opção avançada, mas não resolveu.

    Se alguém souber o motivo disso, agradeço se informar.

Este post é antigo (2008-03-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.