Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado novo snapshot do Amarok 2

“Conforme notícia veiculada no site oficial do Amarok, saiu um novo snapshot do que virá a ser o “Amarok 2″, já presente em algumas instalações default do KDE 4 como no caso do meta-package disponibilizado para o OpenSUSE 10.3.

A equipe de desenvolvimento do Amarok declara: Este preview representa o atual estágio de desenvolvimento do Amarok 2. Depois de quase um ano de desenvolvimento, pode ser considerada utilizável para algumas tarefas. Ele toca músicas! A estrutura básica está lá: coleção, plasma e serviços web. Estas estruturas servirão de base para fazer a versão 2.0 a mais inovadora versão já lançada. Existe ainda muito trabalho a ser realizado antes da versão 2.0, convidamos você a nos ajudar a chegar lá.”

Enviado por Joel Teixeira (joelteixeiraΘgmail·com) – referência (joelteixeira.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Estou baixando no Kubuntu pra testar. Daqui a pouco eu digo como ficou.

    Paulo Henrique (usuário não registrado) em 22/01/2008 às 11:21 am

    Existe algum repositório no qual eu possa baixar já compilado pro kubuntu ou é preciso compilar manualmente no caso dessa distro?

    Estou testando. Então vou dar as minhas impressões:

    PLAYLIST: não destruíram a playlist, como alguns pensavam.

    -Agora cada música fica agrupada junto com as outras de um mesmo álbum;

    -Os álbuns aparecem com suas capas na playlist;

    -O Amarok está baixando as capas automaticamente, mas me parece que não é mais do Amazon.com como antes. Algumas capas estão erradas e outras com aspecto feinho;

    -E sim, existe a opção de colocar as faixas na fila (Queue). Chegou a sair um boato de que os desenvolvedores retirariam essa opção, mas ela está lá, porém neste pré-alpha, ainda não é funcional;

    -Discos com múltiplas faixas podem ser minimizados na playlist para ocupar menos espaço;

    -Você pode mudar a largura da playlist na horizontal, como no Amarok 1.4, assim ela pode ficar com o mesmo tamanho da versão anterior;

    -Se um disco possui apenas uma faixa, seu espaço na playlist é de apenas uma linha, sem possibilidade de minimizar (realmente desnecessário);

    -Não vi opções de configurar a playlist ou como organiza-la por ordem alfabética ou por outro padrão. Mas deve ser apenas porque é um pré-alpha com um monte de coisas faltando ainda;

    -Povoar a playlist consiste das mesmas opções de antes, ou seja, clique na opção desejada no painel esquerdo ou arraste até a playlist.

    PAINEL CENTRAL: é a maior fonte de discórdia entre alguns usuários e os desenvolvedores. Ele me pareceu legal até agora e é bem flexível, afinal estamos falando de uma aplicação do KDE :-) Sua largura é configurável, apenas arrastando suas bordas com o mouse, podendo assim deixar a playlist em evidência. Opainel central é feito nos moldes do Plasma, assim você coloca e remove plasmoids conforme o seu desejo. Estão disponíveis o plasmoid de Informações da faixa, wikipedia (não funcional) e outros mais. Na verdade esse painel é o praticamente o mesmo painel lateral do Amarok anterior, só que agora ele fica no meio e é mais configurável, nada a se lamentar, na minha opinião. O painel esquerdo, contém as mesmas funções de antes, e como pode ser minimizado, o Amarok2 pode ficar com o mesmo aspecto do anterior, o que deve acalmar a ira de quem não gostou das mudanças.

    BUGs: “DON’T REPORT BUGS. PRE-ALPHA MEANS: WE KNOW IT’S UNSTABLE” (NÃO REPORTE BUGS. PRÉ-ALPHA SIGNIFICA: NÓS SABEMOS QUE É INSTÁVEL) Essa é a bem humorada frase que foi colocada na barra de controle em letras capitais e vermelhas. Aqui comigo o equalizador não funciona, as opções de aleatório na playlist não fazem nada, o programa fechou ao tentar configurar atalhos, e outras coisinhas. Mas ei, o que mais você poderia esperar de um pré-alpha? E afinal, ele está tocando as músicas e é razoavelmente funcional.

    VISUAL: me pareceu legal. Eu não vi nada que me desagrada-se muito, nem nele, nem em qualquer programa do KDE4. Eu vi muita gente chiando com o visual do KDE4 e até agora não vi motivo pra tanta reclamação. Acho que é só o pessoal que é resistente a mudanças que está reclamando tanto. Na minha opinião de ninguém, as coisas estão legais.

    OPÇÔES GERAIS: estão as mesmas de antes. Com exceção do painel central e das novidades na playlist, é o mesmo Amarok que conhecemos e amamos.

    Depois desse preview, vou continuar esperando e baixando as atualizações do que promete ser o maior gerenciador de janelas de todos os tempos :-P

    Paulo Henrique: na página do Kubuntu tem o um link pra você adicionar um repositório de desenvolvimento com os pacotes pro Kubuntu 7.10. Mas pra usar o Amarok2, você terá que instalar o KDE4 junto, e são uns 90MB. Além disso, essa instalação muda as preferências dos aplicativos no KDE3, fazendo com que ao chamar uma plicação externa (como abrir um link no Kopete, ele abre o Konqueror4). Se você ainda quizer tentar, siga as instruções aqui:

    http://kubuntu.org/announcements/kde-4.0.php

    Vale lembrar que abrir uma aplicação do KDE4 faz carregar as bibliotecas do mesmo dentro do KDE3.5. Assim, se você não tiver 512MB de RAM as coisas vão ficar lentas. O lado bom é que dá pra usar o Dolphin do KDE4, que é excelente e bem melhor que o Konqueror pra gerenciar arquivos.

    Paulo Henrique (usuário não registrado) em 22/01/2008 às 1:08 pm

    Obrigado pelas dicas. Consegui instalá-lo aqui sem dores de cabeça e agora vou testar…

    Clésio Luiz , aqui o Plasma da wikipedia funcionou. Mais não funciona para todas as musicas. Como você pode conferir nessa imagem , que tirei no dia 13 com a versão do amarok disponível nos repositórios do openSUSE.

Este post é antigo (2008-01-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.