Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado livro sobre Macros no OpenOffice.org

“Uma boa notícia para aqueles usuários que trabalham com OpenOffice.org e desejam trabalhar com Macros no Calc. A editora Ciência Moderna lançou hoje o livro “MACROS para o OpenOffice.Org – CALC”. Vejam o anúncio oficial:

“Este livro é destinado aos iniciantes em programação de macros através da linguagem Basic como também para programadores com certos conhecimentos na linguagem VBA do MS Excel ou outras. O livro tem como característica principal uma didática refinada que visa proporcionar, além do complemento àqueles que já dominam outras linguagens de programação, viabilizar a capacitação através do conhecimento desta poderosa e robusta linguagem, o Basic.

Os profissionais da área de programação poderão criar macros tão poderosas quanto as já conhecidas macros do VBA. As possibilidades de interação da linguagem com as planilhas do Calc superam qualquer expectativa e não deixam nada a desejar, possibilitanto com isso a completa migração das macros do Excel (em VBA) para o Calc (em Basic).

Descubra e comprove que o Basic é capaz de promover o desenvolvimento da automatização de tarefas através de macros, sendo perfeitamente capaz de satisfazer até os mais exigentes programadores e desenvolvedores.””

Enviado por Edson Gonçalves (edsonΘintegrator·com·br) – referência (lcm.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 27/08/2008 às 3:29 pm

    “superam qualquer expectativa e não deixam nada a desejar”

    “perfeitamente capaz de satisfazer até os mais exigentes programadores e desenvolvedores.”

    Putz, que exagero. Ainda tem muita coisa pra ele melhorar pra conseguir superar o VBA. Criar uma falsa expectativa acaba sendo um tiro pela culatra, porque a pessoa na hora que ver que não é o prometido, vai sair falando mal.

    Preferia que ele abordasse como vantagem o fato de poder escrever macros, além do Basic, em Javascript e Perl.

    antixiita (usuário não registrado) em 27/08/2008 às 8:44 pm

    Putz…forçaram, tem que comer muito feijão ainda pra chegar lá. O (Open)(Bro)Office me atende bem, uso pouquíssimo ele e não exijo muito não. Agora exigência “unanime” é dar uma melhorada na velocidade.
    Acabei de fazer o teste: 32 segundos para abrir o Writer, pode parecer pouco mas para uma maquina com 2,5 gb de ram e um X2 4400+ é lastimável.

    PS: No windows funciona mais rápido, porque??

    Bruno (usuário não registrado) em 28/08/2008 às 9:02 am

    Tem como fazer macro no OpenOffice usando javascript ou perl?
    Se tiver acho que é mais vantagem fazer uma macro em javascript ou em perl do que com o basic.

    Eudes (usuário não registrado) em 28/08/2008 às 9:51 am

    “Criar uma falsa expectativa acaba sendo um tiro pela culatra, porque a pessoa na hora que ver que não é o prometido, vai sair falando mal.”

    Você já leu o livro? Que bom, pelo menos poderia mencionar alguns pontos do livro que corroborem sua opinião.

    Lucas Filho (usuário não registrado) em 28/08/2008 às 4:54 pm

    Olá antixiita,

    Cara o problema é a tua máquina então. Pois o meu é um Sempron 1.8 com 512Mb e abre em 10 segundo a primeira vez : ). Depois fica em +/- 02 segundos até reiniciar ou desligar.

    Otto Schied (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 8:28 am

    Trabalhamos com os processos de migração Office/OpenOffice em empresas privadas e órgãos públicos. Assim que lançaram o livro compramos alguns destes para nossa equipe de consultoria In Company.

    Até o momento o resultado tem sido satisfatório. Vamos ver no que dá daqui por diante.

    Sorte pro autor.

Este post é antigo (2008-08-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.