Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado GoblinX XFlash XF/1GB 2008.2

“O GoblinX XFlash XF/1GB 2008.2 foi lançado. XFlash é o nome dado as versões especiais confeccionadas especialmente para rodar em pendrives ou outros dispositivos de armazenamento que trazem apenas o Xfce como gerenciador de janelas, e apesar de todas as edições do GoblinX serem preparadas de modo igual para serem usadas em pendrives, estas são maiores e com isso especialmente desenhadas para tais mídias. O GoblinX XFlash é vendido diretamente no pendrive através do site e todo o recurso obtido com as vendas ajudarão a manter o projeto no futuro. O GoblinX XF/1GB 2008.2 inclui o GoblinX Mini 2.7, programas necessários para compilação de outros programas a partir do código fonte, alguns bindings e algumas linguages, jogos, o BrOffice.org 2.4.1 e mais outros aplicativos que tornam o sistema bastante completo. O Sistema ocupa algo em torno de 500MB e é distribuído em pendrives a partir de 1GB ou em cdrom.

O pendrive oficial utilizado poderá ser um dos seguintes: Kingston DataTraveler 100, Kingston DataTraveler 110 ou o Sony Micro Vault USM-J. Este seguirá na embalagem original via carta registrada para todo o Brasil, e o valor do envio, em torno de cinco reais, já está incluído no preço final. Todos os pendrives são testados e enviados protegidos por envelope de papel bolha.

O GoblinX é especialmente desenhado para rodar em pendrives pois permite que este funcione praticamente como uma distribuição instalada, salvando todos os arquivos modificados automaticamente. Os pendrives são formatados em FAT32 por padrão o que permite a leitura dos arquivos em máquinas com Windows. Todos os dados são salvos no formato FAT32 mantendo as características originais graças ao Posixovl. O Posixovl é usado para sobreescrever o sistema de arquivo com adendos ‘posix’ já que o formato FAT32 não aceita funcionalidades como modo de arquivo, links ou dispositivos (/dev).

Esta versão também pode ser adquirida em cdrom, a vantagem é que por trazer apenas o Xfce mais aplicativos são incluídos como o BrOffice.org e Java JRE.

Para as máquinas que não aceitam boot direto por USB o GoblinX traz algumas soluções que permitirem o boot do mesmo, como o uso do parâmetro from ou a inclusão do pendrive na LILO e GRUB. Quem desejar outra marca de pendrive ou adquirir o XFlash em pendrive de maior capacidade poderá me enviar um email.

Um adendo fora da notícia: No repositório testing já temos o KDE4.1 completo para os que desejam testá-lo.”

Enviado por Flavio de Oliveira (flavosΘterra·com·br) – referência (goblinx.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Agradeço ao Augusto pela publicação da notícia antes de continuar. Enviei a notícia para diversos lugares propondo a algumas mídias especializadas, como revistas e jornais, que testassem o sistema.

    Gostaria de investir mais em propaganda para o GoblinX, só que me faltam os recursos. Penso em sugerir algumas trocas ao invés de investimento direto de dinheiro.

Este post é antigo (2008-09-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.