Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Kazehakase, um navegador leve e funcional

“Kazehakase é um navegador muito leve. Rápido e ótimo para micros antigos. Possui navegação em abas, suporte a idiomas, ssl, flash, java e não estraga o layout dos sites que navega, como alguns navegadores leves. “Navegador no mercado não falta. A grande fatia do mercado é tomada pelo horrível internet explorer, seguido de longe pelo firefox. Quando se fala em linux, computadores antigos e navegadores, ganhamos algumas alternativas realmente leves, como no caso do dillo e links2, só que infelizmente estes navegadores não oferecem junto com a sua leveza, compatibilidade e usabilidade suficiente para utilizá-los no cotidiano. Eis que surge o kazehakase, um navegador leve, multilíngue e plenamente funcional…””

Enviado por jeferson dos Santos (jefersondossantosΘgmail·com) – referência (jeferson.info).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    spunkiie (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 1:54 pm

    Baixei, compilei, rodei..

    Primeiro site que entrei:

    Segmentation fault

    Lixo total.

    spunkiie, você provavelmente não sabe o mque significa uma falha de segmentação, que muitas vezes pouco tem a ver com o programa em si (tá, às vezes é, cansei de tentar acessar alguma coisa em NULL :-)).

    Já conhecia o navegador, e outro peso pena que recomendo é o midori e o arora, ambos baseados em webkit, sendo o primeiro em gtk+ e o segundo em qt4).

    Me parece que o gecko (mozilla e afins) está perdendo o fôlego no quesito leveza, o que não é lá problema para quem tem uma boa máquina, mas já em máquinas com menos poder ele patina um pouco.

    jeferson dos Santos (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 2:26 pm

    spunkiie, qual é a sua distribuição? O fato de ter acontecido um segfault não é motivo para dizer que é um lixo o navegador, pois várias pessoas, como eu, quem escreveu este artigo, testaram e aprovaram o browser.
    Eu já tive problemas compilando o kernel, nem por isso disse que linux é um lixo.

    Dm7 (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 2:50 pm

    Sem tirar os méritos desse novo navegador, toda inovação é boa. Mas não está seguindo assim “tão de longe” pelo Firefox. Na Europa, o market-share do Firefox está em torno de 35% (sendo que em alguns países está acima do IE). Nos EUA o número é mais baixo (cerca de 25%). Considerando que o IE tinha 95% de market-share quando o Firefox foi lançado (2004), e agora está com cerca de 70% (na média).

    jeferson dos Santos (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 3:18 pm

    Eu posso afirmar pela minha experiência, que de 10 pessoas que conheço e usam internet explorer, pelo menos 7 não tiveram contato com firefox a ponto de conhece-lo. Todo mundo que mexe ativamente com internet que eu conheço, repudia IE. Sem contar que desses 3, apenas 1 conhece e prefere internet explorer.
    Outro detalhe importante é que falta de padronização de muitos sites que fazem sites par internet explorer contribui para a falta de popularidade dos outros navegadores. Até o linux sofre com problemas de flash e Microsoft java.
    Felizmente o quadro está mudando e firefox vai ganhando lentamente o terreno.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 3:50 pm

    Curioso, aqui também dá falha de segmentação seja qual for a URL digitada. Testei com a versão do Kazehakase empacotada no Debian testing (0.5.4-2.1).

    % kazehakase

    (kazehakase:23131): Kazehakase-CRITICAL **: kz_tab_label_new: assertion `KZ_IS_EMBED(kzembed)' failed

    (kazehakase:23131): Gtk-CRITICAL **: gtk_widget_show_all: assertion `GTK_IS_WIDGET (widget)' failed

    (kazehakase:23131): Gtk-CRITICAL **: gtk_widget_show: assertion `GTK_IS_WIDGET (widget)' failed

    (kazehakase:23131): Gtk-CRITICAL **: gtk_notebook_insert_page: assertion `GTK_IS_WIDGET (child)' failed

    (kazehakase:23131): Kazehakase-CRITICAL **: kz_notebook_get_sibling_tab_label: assertion `KZ_IS_TAB_LABEL(label)' failed
    zsh: segmentation fault kazehakase

    Será que não tem algo a ver com a versão do GTK?

    José Reis (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 9:12 am

    Eu instalei pelo repositório (lenny) e, foi o apt-get instalou algumas dependências. Depois verifiquei que a versão do source, da página do projeto era mais recente. Compilei e instalei. Aí o apt-get sugeriu autoremover os pacotes das dependências que foram instaladas anteriormente. Ao fazer isso (desinstalar as dependências) passou a dar “Falha de Segmentação”.
    Ou seja, parece (este foi meu caso) que o problema é a versão compilada, possivelmente em função de dependências.

Este post é antigo (2008-10-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.