Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Implantes médicos com wireless colocam pacientes em risco

“Quem possui um portátil e costuma visitar com frequência aeroportos ou regiões como a Av. Paulista em São Paulo sabe os riscos que enfrenta de uma possível invasão. Os riscos da rede sem fio são claramente maiores, visto que a tentativa de invasão pode ser à distância e sem que você perceba – caso contrário, você iria saber muito bem quando um ‘hacker’ chegasse perto de você tentando conectar um cabo ao seu aparelho :-P. Invadir um sistema com o intuito de apagar por mero prazer os dados do invadido, ou de roubar dinheiro, é muito diferente de invadir um desfibrilador e matar uma pessoa, por exemplo.

Pensando nisso, “uma equipe de três das mais importantes universidades norte-americanas demonstrou que as informações sigilosas contidas nos implantes médicos mais modernos, como marca-passos e desfibriladores, podem ser roubadas e os dispositivos podem ser reprogramados sem o conhecimento ou consentimento de seus portadores. A maioria dos marca-passos e desfibriladores mais modernos vem equipado com tecnologia wireless, que permite que o médico leia à distância todas as informações do implante, assim que o paciente chega ao consultório.””

Enviado por Gustavo Melo (gustavoΘlogins·com·br) – referência (guiadohardware.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    “Deu bug no paciente e ele travou”
    “Pegou um vírus e morreu”

    Piadinhas infames… :P

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 17/03/2008 às 5:58 pm

    Não acredito ser um assunto para se brincar. É demasiadamente sério quando uma vida humana está em jogo.

    bebeto-maya (usuário não registrado) em 18/03/2008 às 12:30 am

    Mas a brincadeira so vem para mostrar como estamos nos tornando ciberneticos, a coisa chegou ao ponto de que virus “tecnorganicos”, os mesmos presentes no universo dos X-men, venham a existir, virus que detonam maquinas e organismos biologicos ao mesmo tempo.

    Acho que o maior perigo que estão apontando é mesmo o da privacidade. Esta vai ser uma questão central nos próximos anos quando migramos todas informações humanas para meios digitais.

Este post é antigo (2008-03-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.