Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IDG traz à tona plano da MS para tomar o lugar do Linux nos notebooks baratos – e limitar a capacidade deles ao mesmo tempo

A ComputerWorld inglesa fala sobre um plano da Microsoft divulgado pelo IDG para fazer frente ao avanço do Linux nos notebooks ultraportáteis e mais baratos. Um fabricante de laptops de baixo custo declarou ao jornalista: “Fabricantes de PCs de baixo custo têm feito bons avanços com o código aberto, e a Microsoft quer colocar um ponto final nisso.”

E a idéia da empresa é simples: oferecer aos fabricantes grandes descontos na aquisição do Windows XP Home (que continua mais vivo do que nunca, aparentemente) e assim encorajá-los a deixar o Linux no escanteio, mantendo os preços baixos.

Mas não pára por aí: o fabricante também teria que se comprometer a não colocar telas maiores do que 10.2 polegadas, nem HDs maiores que 80GB, nem telas touchscreen – e assim estas máquinas não concorreriam com as máquinas mais avançadas, típicas do Windows Vista.

A proposta estava em cartas da empresa enviadas aos fabricantes de hardware recentemente, uma das quais chegou às mãos do IDG. A Microsoft recusou-se a comentar, dizendo que não trata publicamente de seus acordos com fabricantes.

E os preços oferecidos ainda discriminam mercados – a favor dos países em desenvolvimento, onde cada licença seria vendida aos fabricantes por US$ 26. Nos países considerados desenvolvidos, o preço unitário seria de US$ 32. Em ambos os casos, os fabricantes podem obter descontos de até US$ 10, se limitarem a memória a 1GB e a freqüência da CPU a 1GHz.

Saiba mais (computerworlduk.com).

Atualização: O IDG publicou no Brasil a versão traduzida da notícia acima, e foram gentis a ponto de me avisar. Obrigado!


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    foobob (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 2:49 pm

    Plano maquiavélico, hein?

    Pessoalmente, acho que povão e Windows são um par perfeito. Eles que sejam infelizes para sempre e só espero que não me atrapalhem muito com seu barraco.

    Fábio Emilio Costa em 12/05/2008 às 3:13 pm

    Mais um motivo para nunca mais comprar qualquer coisa da marca Microsoft.

    Sei lá, acho que isto é um tiro no pé por parte da MS, por que ai os fabricantes vão vender os notes mais baratos com software da MS e os notes mais rápidios e melhores ou seja aqueles telas maiores que 10″ e acima de 1GHZ com linux isto vai acabar dando a impressão que o windows é lento e pior que linux, embora eu ache que o linux é mais rapido e estavel que o windows fazer propaganda disto ainda por cima graças a pataquadas da MS não tem preço.

    Imaginem um cara com um windows XP home no subnotebook de 1GHZ e tela de 10″ e 1GB de ram do lado de um cara com um ubuntu em um subnotebook de 1.5GHZ e tela 12″ e 2GB de ram não vai ter nem comparação. Como o usuário não entende direito de hardware e S.O. ele vai achar que o windows que é lento.

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 3:25 pm

    Monopólio? Que é isso, a Microsoft NUNCA fez isso…
    São uns anjos….
    Isso só reitera minha ótima decisão de abandonar o Windows no desktop…

    Felipe (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 3:27 pm

    E ainda me dissem para usar o windows pq a MICROLIXO só faz os melhores programas sistemas e etc… espero um dia nós podermos acabar com essa empresa do DEMÔNIO tomem cuidado! essa é coisa ruim espírito de porco.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 3:39 pm

    Não achei nada de ilegal na estratégia da MS.
    Posso ter entendido errado, mas o que eles fizeram foi simplesmente darem um grade desconto no XP Home para fabricantes de notebooks ultraportáteis de configuração modesta. Coisa normal no mercado.

    cmd_barbossa (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 3:42 pm

    Marcos, deixe de ser cego! Não é apenas desconto, é limitar artificialmente o hardware do indivíduo, para favorecer apenas a empresa! Não tem sentido isso!

    MaxRaven (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 3:43 pm

    Tiro no pé? Acho que não, acho que p tiro vai ser no peito de quem comprar mesmo :D

    Já estou até vendo o pessoal em fóruns fazendo tutoriais gigantescos explicando como habilitar mais memoria e como fazer para por um cartão SD para aumenta o armazenamento hehehe.

    Concordo que não parece haver nada de ilegal, e creio não ter afirmado ou dado a entender o contrário. Por outro lado, discordo de que tenha havido apenas uma oferta de desconto.

    Rodrigo Z. Armond (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 4:27 pm

    Augusto,

    Até onde sei a pratica de oferecer produtos com preços inferiores aos custos de mercado, com a finalidade de impedir ou dificultar a livre concorrência (conhecido por dumping) ainda é crime no Brasil e em vários países.

    Aprendi isto em meu curso médio.

    Rodrigo, eu conheço a definição de dumping, e considerei isto em minha resposta. Longe de mim defender as práticas comerciais da Microsoft, mas tenho a impressão de que os preços praticados pela concorrência da Microsoft neste mercado específico não são superiores aos mencionados.

    Mas o fato de eu não achar que seja ilegal não precisa mudar a sua opinião. E eu concordo que não parece ser uma medida tomada no interesse dos consumidores. Talvez nem mesmo no interesse dos fabricantes de computadores populares.

    piu (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 4:33 pm

    Mais uma vez a “Necro$oft” mostrando as garras.

    Aqui no Brasil isso não seria conhecido como o tal “jeitinho”? hehehe

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeitinho

    Magno (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 4:47 pm

    A MS está conseguindo dar um aumento na vida útil do XP digno de nota. Eu tenho um Windows Vista legalizado instalada em um PC Core 2 Duo e posso afirmar que funciona perfeitamente dentro do esperado. Se alguém esperava que a MS não fosse lutar pelo nicho desses portáteis errou feio :-)

    Rodrigo Z. Armond (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 4:52 pm

    Augusto,

    O fato é que o preço do sistema operacional que a Microsoft está oferecendo está muito abaixo do valor deste produto no mercado e, se não estou enganado, isto também é considerado dumping.

    Desculpe-me se dei a entender que você estaria defendendo as práticas comerciais daquela empresa. Sinceramente nem cheguei a pensar nisto.

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 5:03 pm

    A Micromole não está sendo ilícita, só sacana.

    Santa Microsoft

    MaxRaven (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 5:15 pm

    Fico imaginando aquele Via C7 (é este mesmo o nome) de 1.5ghz funcionando só a 1 ghz hahahha

    Tbm acho que não seja ilegal, sempre tem um buraco nas leis para ser explorado, mas fico aqui já vendo a cena, o cara reclamando que comprou um “trem” desse novo e está pior que o pentium 2 que ele tinha a milênios antes.

    A proposito, foi impressão minha ou a materia linkada dá a entender que esta proposta da MS é um grande beneficio ao consumidor? Beirando a caridade.

    Lealcy B. Junior (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 5:23 pm

    Um monte de subnotes barrelas com XP Home para alegria da galera.

    Eu estou esperando o EEE 8.9″ com touch.

    Rodrigo, creio que seria dumping se o preço oferecido estivesse abaixo do custo de produção, mas creio que também não é o caso, em se tratando de um produto cujo custo de reprodução é baixo, e cujo investimento em P&D já deve estar bastante amortizado, a ponto de já ter estado agendado para ser descontinuado.

    torvalds (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 6:33 pm

    Apoio a iniciativa da Microsoft, afinal teremos um XP por um preço bastante adequado, considerando seus recursos somados às capacidades do hardware.

    acefalo (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 6:48 pm

    Dumping? Acho que não.

    Qualquer preço ainda estaria acima do custo de produção e acima do preço do principal concorrente, que é de graça.

    fmarc (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 6:52 pm

    Não estou vendo o problema da pratica de mercado oferecida pela MS.
    E se neste valor ainda estiver incluído suporte, ai então que o custo x benefício é excelente.

    Também não vi na notícia nenhuma punição para os fabricantes por parte da MS caso optem por outro sistema que não seja o XP. Mais um motivo para acreditar que a prática seja legal.

    É nesse momento em que os sistemas operacionais abertos devem mostrar que tem valor e podem concorrer apostando em sua qualidade como produto do que com o fato de serem de graça.

    Só para constar: Isso é prática comum no mercado capitalista.

    Ocorre em qualquer lugar, seja aqui ou em qualquer outra parte do mundo, e também com qualquer tipo de produto.

    Isso não é prática exclusiva da Microsoft… É apenas um medida tomada por grandes empresas capitalistas, inclusive por países como o Brasil.

    Frango brasileiro na Argentina:
    http://www1.an.com.br/1999/nov/24/0eco.htm

    Suco de laranjan brasileiro no EUA:
    http://www.ita.doc.gov/media/FactSheet/0106/oj_010906.html

    Escova de cabelo, ferro de passar, alto-falante, ventiladores, chapas de alumínio, alho, armações de óculos chineses no Brasil:
    http://www.fenacon.org.br/pressclipping/2008/janeiro/folha/folha070108b.htm

    Quanto ao WinXP nos “lépitopis” de baixo custo, isso já é realidade. Há “lépitópis” com WinXP de configurações superiores aos modelos com Linux, e ainda assim são mais baratos. Veja na Amazon.com

    Att,
    Renato

    Rodrigo Z. Armond (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 7:19 pm

    Augusto,

    Realmente, você pode estar correto, ainda assim continuo achando que o preço oferecido, mesmo para compras de grandes quantidades de licenças, está abaixo do preço de mercado do produto em si – imagine $US 26,00.

    Quanto aos concorrentes, não existe somente o GNU/Linux como sistema operacional.

    Em todo caso, do meu modo de ver – e falando sem “xiitismo”, apesar de ser um “xiita” – deveria haver meios legais de se barrar empresas que já detém um monopólio, como a Microsoft, de usar sua hegemonia para exterminar qualquer tipo de concorrência.

    E apesar das empresa citadas serem obrigadas a utilizar este sistema operacional em suas máquinas, justamente pelo monopólio do sistema da Microsoft, nenhuma deixará de fazer uso dessas facilitações propostas pela Microsoft.

    Rodrigo Z. Armond (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 9:00 pm

    Correção de minha última frase

    E apesar das empresa citadas não serem obrigadas a utilizar este sistema operacional em suas máquinas, justamente pelo monopólio do sistema da Microsoft, nenhuma deixará de fazer uso dessas facilitações propostas pela Microsoft.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 9:40 pm

    “Isso não é prática exclusiva da Microsoft… É apenas um medida tomada por grandes empresas capitalistas, inclusive por países como o Brasil.”
    Exato, e é considerado até positivo essa prática, já que surge graças à concorrência agressiva, como promete ser o caso.
    A MS poderia até liberar de graça pra essas especificações. Oracle, Sybase e uma série de empresas liberam versões simples gratuitas para configurações menores. Empresas de telefonia celular então, nem se fala.
    E a própria MS tem descontos muito próximos desse valor para licenciamento em grandes quantidades e no mercado de educação (US$ 30,00).

    É claro que o objetivo da MS é vender seu peixe, como as empresas de Linux tentam vender o dela.

    Rhob (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 9:40 pm

    Sinceramente, acho que o pessoal do software livre aqui do Brasil é tão anti-microsoft/xiita/fanboy que não reconhece uma simples jogada de marketing.

    Não gostou do que leu? Então porque tá usando um processador Intel? Pra que não sabe, a Intel é fornecedora exclusiva de processadores para pc’s Positivo exatamente pela mesma razão: grandes descontos, contanto que não usem a concorrência. (Se alguém quiser alegar alguma coisa, leia isso primeiro:
    “O lucro anual da AMD/ATi é praticamente igual ao investimento em MARKETING da Intel.” Gerente de Vendas AMD/ATi, em palestra no começo do ano.

    Sabem o que eu acho? Excelente. A Microsoft tá é de parabéns. Tem mais é que pressionar os fabricantes como pode. Nesse caso, oferecer um produto mais popular por um preço mais em conta. Não gostaram de novo? Ótimo, contribuam para a comunidade do software livre, DESENVOLVAM programas livres que valham a pena, FAÇAM por onde merecer o mercado que quer sair do Windows!!
    É assim que a Microsoft vai perder o mercado dela. E é assim que vcs deveriam fazer a muito tempo já.

    Só mais um comentário. Pra falar que nada da “Necro$oft/M$/Lixo$oft” presta, só pode ser alienado mesmo. Já usou outra coisa feita pela Microsoft além do Windows/Office?? Os HARDWARES Microsoft são muito bons, embora um tanto caros. E o que falar do Visual Studio? É pesado, é lento, blá, blá, blá… Os melhores resultados são obtidos no VS, e se quiserem argumentar o contrário, me mostrem soluções tão boas quanto ou melhores, pois eu já cansei de procurar.

    arauca (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 10:04 pm

    Só uma coisa a comentar:

    MISERÁÁÁVEIS!!!!!

    Quero ver o Mobo, por exemplo, rodando Windows por default, se instalado toda a corja de anti-vírus, anti-spyware e CIA, se o desempenho baterá o do mesmo rodando Linux!!

    Afinal, Windows sem seus amigos do peito…sem comentários das consequências!!

    Mas frear o avanço de SL nesse segmento desta forma, merece umas boas palmadas do tio Stallman.

    É, tava demorando a M$ acordar prá esse segmento.

    É claro que ela vai se impor em pouco tempo… Pelo que tenho lido, até agora quem compra esses minilaptops já é usuário Linux. Ao colocar o XP, o fabricante aumenta muito sua base de possíveis compradores, pois passa a contar também com quem usa (ou vai usar) Windows. Além de continuar a vender pros linuxsistas (que provavelmente vai formatar a HD e instalar o… Ubuntu!).

    CORRIGINDO:

    (que provavelmente VÃO formatar O HD e instalar o… Ubuntu!).

    Rhob (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 10:23 pm

    @Arauca:

    Só usa antivírus quem quiser. Entrar em site de putariae baixar “cracks” para programas baixados da net é coisa que o usuário deve saber se faz ou não. E pra isso não existe antivírus…

    Gente, vamos esquecer a Microsoft!

    Pra começar, não há nada de “errado” no que ela está fazendo, ela só está tentando ganhar mercado, como toda empresa capitalista faria, isso é natural.

    A comunidade de usuários de software livre deve parar de tentar “evangelizar” os “infiéis” para levá-los ao “caminho da luz” e resgatá-los das garras do “demônio”.

    Mesmo quando o eeePC foi lançado, pôde-se ver relatos de pessoas ensinando como rodar o XP e o Vista nele, e com sucesso. E por acaso é isso que está acontecendo: principalmente no Brasil, as pessoas não usam e não gostam do Linux e dos softwares livres, pois podem ter todos os programas “famosos” de graça. E por que isso ocorre? Porque as pessoas já estão acostumadas a um sistema e não têm tempo nem interesse em aprender outro. Elas querem usar o que todos usam. E mesmo que lancem um computador revolucionário a R$ 10,00 para a classe Z, no mesmo dia em que ele for lançado já vai ter gente descobrindo o jeito de instalar o Windows no equipamento.

    Claro que muitos de vocês, inclusive eu, vão achar que isso é triste e lamentável, mas se enfiarmos a liberdade goela abaixo, estaremos acabando com essa.

    Como alguém disse certa vez, muitos falam que o Linux não está pronto para o computador do usuário final, mas o Linux está pronto para o MEU computador e isso é o que importa.

    Logo, vamos deixar a Indústria e os usuários finais serem felizes com suas cópias crackeadas do Windows, Photoshop, Dreamweaver, Delphi e tudo mais, com todas as suas licenças imundas e frustações de não poderem ativar o Windows com o crack depois de instalar o último service pack e vamos nos preocupar em melhorar cada vez mais o nosso sistema, para que nós possamos ter programas livres e de qualidade cada vez melhores. Vamos parar de nos preocupar com eles e começar a nos preocupar com a gente! E aqueles que descobrirem por si mesmos por que nosso sistema é melhor virão atrás de nós por sua livre e espontânea vontade.

    Depois ainda a gente tem que ouvir aquela estória de que o linux não avança nos desktops por causa da “tela preta” (como se o windows não tivesse também um prompt DOS), por ser “difícil”, por não ter instaladores tipo Instalshield, etc.

    O linux não avança como sistema OEM simplesmente por causa desses acordos imorais (mesmo que sejam legais). E não avança muito nos desktops “cinza” pelos fatos já citados pelo André Machado.

    Infelizmente só dá valor à liberdade quem tem um mínimo de conhecimento mesmo do que ela seja. E esses acordos nefastos forçados pela empresa monopolista servem justamente para manter as pessoas distantes de experimentar o gostinho do linux.

Este post é antigo (2008-05-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.