Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IBM volta a esclarecer que não vai abrir o código do OS/2

Saudoso OS/2, que tanta alegria me trouxe na primeira metade da década de 90… Pena que o seu ciclo de vida tenha sido tão diferente do originalmente planejado, e ele tenha sofrido uma agonia lenta que até hoje se prolonga.

Por muitas vezes já se aventou a possibilidade de a IBM abrir o seu código integralmente, e ela já disponibilizou sob licenças livres componentes importantes dele, como o sistema de arquivos JFS. Mas ontem ela divulgou mais uma vez o seu posicionamento: após considerar mais uma vez a questão, e por razões diversas – técnicas, mercadológicas e jurídicas, inclusive porque há código de terceiros no sistema – ela novamente decidiu não trilhar o caminho da abertura do código deste sistema operacional. Mas algo me diz que os fãs vão continuar pedindo.

Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    “(…) na primeira década de 90…”
    Quantas décadas de 90 teve o século XX ?

    Bem observado. Esqueci duas palavras. Vou corrigir!

    Flávio Raphael Barcellos (usuário não registrado) em 22/01/2008 às 11:53 am

    Gostei muito de minha experiência com o OS/2. Me senti órfão quando ele começou a agonizar logo após e versão Warp.
    Tenho ele como exemplo do grande fracasso de estratégia de mercado da IBM, ela falhou feio ao não disponibilizar a plataforma de desenvolvimento com custos baixos. Caso ela tivesse feito isso, a Microsoft não teria condições de concorrer com ele, pois o Windows 95 era muito inferior.

    Mauro Shikay (usuário não registrado) em 22/01/2008 às 11:56 am

    Existe para download a ultima versão? a tempos procuro e nunca achei.

    NO /. o pessoal tocou bastante na tecla que diz que tem muito código de terceiros no OS/2, principalmente da Microsoft. E aí é sem chance de tornar isso Opensource.

    cristo (usuário não registrado) em 22/01/2008 às 12:05 pm

    Se bem que os motivos dela nem poder abrir o fonte são bastante óbvios, já que o OS2 foi justamente um acordo com a Microsoft dessa forma tendo boa parte dos fontes da série Windows e por essa razão mesmo a IBM querendo abrir o fonte a MS nunca permitiria.

    Xis (usuário não registrado) em 22/01/2008 às 12:26 pm

    Utilizei por um bom tempo o OS/2. Rodei meu BBS com 2 nodes nele. Bons tempos.

    Na época, lembro de hackers discutindo “Slackware x RedHat”, e eu pensando “Coitados, OS/2 é o futuro!” haha

    Tenho minha caixinha do OS/2 Warp guardada até hoje.

    Navix (usuário não registrado) em 22/01/2008 às 1:44 pm

    Segundo a Wikipedia O OS/2 pode ser utilizado ainda não-oficialmente por usuários finais através do eComStation, que é nada mais do que a versão 4 (1996) com drivers atualizados e versões dos programas OpenOffice e Mozilla Firefox inclusas. O endereço é http://www.ecomstation.com/democd/ parece que tem até um CD de demostração.

    Na verdade a Microsoft é que descaradamente ficou com todas as inovações do projeto em conjunto com a IBM e lançou antes do tempo como Windows 95. Ela não inovou praticamente nada, roubou tudo do time da IBM. A interface ela copiou do MAC pois não acreditou nas mudanças sugeridas pelo pessoal da IBM. Tanto que no lançamento do Windoes 95 os funcionários da Apple usavam um broche onde dizia “Win 95 = Mac 89″.

    O problema da IBM é que ela deixou a MS livre para abusar do projeto mas não ficou livre para poder fazer o que quisesse com o código. A MS, claro, colocou todos os impecilhos para o projeto continuar com o objetivo de detonar o software mais avançado, só para variar. Hoje o código do OS/2 tá contaminado com as partes da MS e outros e não pode mais ser liberado. Que pena, tenho várias versões lá em casa, todas originais. Era um sistema MUITO rápido e completo, revolucionário para a época.

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 22/01/2008 às 5:50 pm

    Esta foi somente mais uma das rasteiras que o Bill deu na IBM…

    Por mais legal que o OS2 tenha sido legal, não acho que a abertura do código fonte iria trazer vantagens para a comunidade, talvez iria criar ainda mais fragmentação.

    O que as pessoas deveriam pedir para a IBM liberar é o código fonte da tecnologia de reconhecimento de voz dela (ViaVoice). Ela diz que apóia o Linux, realmente tem vários programadores dela que contribuem para o kernel, mas nem mesmo existe um ViaVoice para Linux.

    Esta é a minha opinião …

    Rudá (usuário não registrado) em 27/01/2008 às 10:51 am

    Nada como o tempo para transformar bons e maus e vice-versa. Hoje porque a IBM “ajuda” o Linux ela é vista como boazinha e a Microsoft como a malvada, os julgamos são “biased” em torno de como a IBM é uma coitadinha nas mãos da Microsoft.

    Só tem um detalhe: antes do Windows já existia o OS/2, ambos (MS e IBM) participavam do desenvolvimento, só que a MS percebeu em tempo — aliás, na época a MS era o bondoso “David” contra o malvado “Golias” IBM — que a IBM iria trazer para o PC um sistema operacional impregnado de “Mainframesismos” e que isto iria deixar 1) o desenvolvimento do projeto lento( já estava atrasado) e 2) transformar o sistema operacional em algo pesadíssimo, para poucos computadores PC da época. Com isto, a MS pulou fora dessa barca furada e desenvolveu o Windows.

    Eu gostei de usar o OS/2 Warp, era *igualmente* legal ao Windows 95, só que um pouco mais seguro (proteção de memória) e continha uns aplicativos mais bacanas, lembro agora que a Simtel tinha um CD de freeware pro OS/2 que continha até o GCC.

    Só é chato aguentar esses anti-MS zealots gratuitos que aparecerem por ai, que gostam de dar pitacos sem ao menos entender um pouco a história de ambos os sistemas operacionais.

    A IBM não libera o código do OS/2 porque provavelmente o sistema deve conter várias patentes de software e código de terceiros que eles nem ao menos sabem de onde vieram (comum em um projeto grande e antigo) e preferem evitar dor de cabeça com processos.

    Enfim, saudosismo é bom, mas seguimos pra frente e não pra trás.

    henrique. (usuário não registrado) em 27/01/2008 às 11:21 am

    Para mim eles não liberam o fonte porque perderam o CD que tinha … e por descuido alguém apagou o backup…. ehehhe :)

Este post é antigo (2008-01-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.