Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Garantido acesso direto do Network Manager ao Keyring

“O Network Manager é o aplicativo que facilita a configuração da rede no Ubuntu e em muitas outras distribuições. No caso dos notebooks, ele detecta automaticamente as redes sem fio que estão presentes e indaga ao usuário a chave de acesso. Tal chave é salva no gerenciador de senhas Keyring. Assim, na próxima vez que a mesma rede sem fio for detectada, o Network Manager acessa o Keyring para obter a chave. Esse processo depende da intervenção do usuário, pois este deve destravar o Keyring digitando uma senha toda vez após o logon. Este artigo ensina como usar um módulo PAM para automatizar esse processo. Tal módulo passa para o Keyring a mesma senha digitada pelo usuário no GDM, fazendo o Network Manager funcionar de forma transparente para o usuário.”

Enviado por Alex França (josealexandreΘmsn·com) – referência (alexblog.eeol.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    emerson (usuário não registrado) em 10/03/2008 às 10:17 am

    Legal. Mas isso já foi sanado no Ubuntu 7.10. Na versão anterior (7.04) realmente era necessário entrar com a senha 2 vezes.

    Não sabia que no Ubuntu 7.10 isso já acontecia… Aqui no Fedora 8, ainda não, e como eu estava a procurar esta dica , ela veio muito a calhar!

    Um abraço.

    felipe (usuário não registrado) em 10/03/2008 às 1:13 pm

    Creio que ele está falando não sobre digitar a senha duas vezes, mas como não necessitar digitar a senha do gnome-keyring (que grava senhas como por exemplo de redes wireless). ao iniciar o computador para poder acessar as diversas wireless com senhas gravadas no gnome-keyring. O ubuntu 7.10 que tenho em casa apresenta esse “problema” e esse tutorial nao resolveu … ainda tenho que digitar a senha do gnome-keyring para acessar a internet quando ligo o computador …

    Felipe, a senha do chaveiro e do GDM é a mesma? Pelo que entendi lendo um tutorial algum tempo atrás, para que isso funcione é necessário usar uma só senha para o Chaveiro e para o GDM. Além disso encontrei em u tutorial para essa mesma funcionalidade mas para o Fedora que a ordem em que são colocadas as linhas que ativam os módulos do pam é importante e nãao deve ser desobedecida. Veja:

    http://fedoraproject.org/wiki/Tools/NetworkManager

    Um abraço!

Este post é antigo (2008-03-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.