Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Escritorio contábil de Santo André divulga sua migração para desktops livres

“A partir do primeiro dia do ano de 2008, a Atlanta Contábil, renomado escritório de contabilidade na cidade de Santo André, comemorando seus cinquenta e cinco anos de trabalho e dedicação em prol da área contábil, passará a utilizar software livre em suas estações de trabalho.

Preocupada em manter-se competitiva frente ao seu mercado potencial e afinada com as mais recentes tecnologias e, principalmente, manter seus parques informatizados atualizados, o que não é uma tarefa fácil para as empresas que se vêem obrigadas a adquirir novas licenças e máquinas, aumentando consideravelmente o TCO (custo total de propriedade adquirida).

A migração de sua plataforma de trabalho para o código aberto estava sendo estudada desde o início de 2007, quando a Diretoria e com o apoio de toda sua equipe de profissionais começou estudos para a adoção da família OpenOffice, utilização de terminais leves através de computação distribuída baseada em servidor e sistema operacional Linux, em função de ser uma alternativa de alto desempenho, alta disponibilidade e baixo custo, já comprovadamente implantada com sucesso em vários segmentos corporativos, tanto privados como públicos no Brasil e no mundo.

Diante de tal cenário, foi realizada uma análise de custo/benefício pela empresa Solunix Soluções em Software Livre com sede na Cidade de Mauá/SP, por meio da qual se concluiu que, neste caso, uma solução em software livre seria mais viável, tanto técnica como economicamente, de acordo com o projeto de migração detalhado apresentado.”

Enviado por Edilson Madureira (madureiraΘsolunix·com·br) – referência (solunix.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Roberto Silva (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 4:55 pm

    Acho a iniciativa fantástica,e espero que vingue,além de se tornar (bom) exemplo para outros escritórios e empresas semelhantes em todo o Brasil.Mas nem tudo são flores.
    Não sou da área de informática/TI,mas já uso Linux há alguns anos e não me considero um usuário avançado,pois sempre utilizei distribuições “fáceis”,como Mandriva,Kurumin,etc.
    Entretanto,sempre divulguei e promovi o Linux e o software livre em geral,inclusive com minha namorada que é contadora,e trabalha por conta própria.
    O problema é que,embora ela se interesse,fica impossível para ela (e outros contadores,creio) utilizar o Linux no trabalho,pois VÁRIOS programas NECESSÁRIOS da Receita,INSS,e outros orgãos do governo,como RAISnet,Sicalp,etc,OBRIGAM o contador a utilizar o Windows,pois são essenciais para fazer a parte de “DP” de uma empresa,e,simplesmente,não existem para outros sistemas.
    Raras vezes são programas em java,e muitas vezes requerem Internet Explorer para funcionarem online.Já tentei ajudá-la e não sei como fazê-los rodar no Linux,se é que é possível.
    Não sei se a empresa citada achou uma solução para isso,mas gostaria que o BR-Linux publicasse o “caminho das pedras”,se possível.Agradeço desde já qualquer “luz” que vocês nos dêem na questão.

    edilson madureira (usuário não registrado) em 7/05/2008 às 9:19 am

    Em resposta ao amigo Roberto Silva, gostaria de agradecer a sua participação junto ao BR Linux. Estamos preparando o estudo de caso do Escritório em questão e dentro desses dias estaremos disponibilizando para conhecimento geral. Pode parecer estranho, mas tenha certeza que o escritório está funcionando perfeitamente em sistema de terminais leves através de computação distribuída, tendo todos seus softwares gerenciais baseados em windows, além de todos os outros como citados funcionando tranquilamente e de forma transparente a todos seus usuários dentro do ambiente Linux.
    No mais, um forte e caloroso abraço.

Este post é antigo (2008-05-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.