Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Escolhendo o smartphone ideal

“Após ler a matéria “Procura-se: usuários de Blackberry e outros aparelhos na função de modem celular no Linux” resolvi postar aqui um texto que fiz com dicas de como escolher o Smartphone ideal. O termo “ideal” refere-se ao melhor hardware e, como pode-se ver na tabela na parte inferior da página, nenhum smartphone atingiu os pontos máximos na pontuação proposta. Minha idéia original era listar os principais smartphones, focando-se no hardware, para futuramente tentar instalar o Linux em um deles. Este tutorial não é, e nem tenta ser, um guia definitivo.”

Enviado por Alan (acassisΘgmail·com) – referência (linuxabordo.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Muito bom o artigo.
    Seria muito interessante se a tabela fosse extendida com outros modelos e atualizada periodicamente.

    A proposito na tabela consta o celular Motorola/A1200i como não tendo rádio FM, mas ele possui.

    Acho também que o peso para camera no celular é muito alto (peso 5/máximo), convenhamos que 5MP num celular é um muito bom, no entanto, sem estabilizador de imagem, autofoco, etc… esse 5MP no celular vai ser sempre um quebra-galho para registrar momentos inesqueciveis, havendo uma camera por perto não negaria em utiliza-la mesmo que fosse uma xingling.

    Uma camera convencional sempre oferecerá recursos melhores, foto pelo celular é importante para registrar coisas do trabalho, cartão de visitas, anuncios, obras em campo, discos voadores, etc… e por isso não abro mão, mas a quantidade de megapixel não deveria ter um peso tão alto porque não é um fator tão importante assim para o trabalho, onde outros itens são mais relevantes como sincronização de agenda, compatibilidade, possibilidade de praticar mods, formatos de audio/video, etc…

    Avi Alkalay (usuário não registrado) em 26/02/2008 às 11:51 am

    Legal, o artigo analisou os aspectos de hardware dos aparelhos.

    Mas eu acho que há aspectos de software superimportantes a serem considerados, pq afinal o que mais vai dar produtividade num smartphone é o software de PIM e não exatamente o hardware.

    Por exemplo, eu acho a vida complicada ter um gerenciador de PIM que não suporta categorias. Ou seja, PIMs onde vc pode criar TODOs, contatos, agendamentos etc sem poder categoriza-los como “Trabalho”, “Pessoal”, “fazer em casa”, “fazer no shopping”, “Amigos” etc, facilita muito a vida.

    Neste quesito, acho que os baseados em Windows Mobile estão na frente. O suporte a categorias e tags é total.

    É importante também ter capacidade de sincronização flexivel com diversos serviços como ScheduleWorld, Google Calendar, etc.

    Neste quesito, os da Nokia ou todos os Symbian que suportam SyncML saem na frente.

    Carlos Gomes (usuário não registrado) em 26/02/2008 às 2:12 pm

    Eu estou mais interessado no custo benefício.
    Lógico que com software livre o equipamento como um todo é mais barato, então qual máquina com este tipo de software tem o melhor custo-beneficio.

    hamacker, obrigado pela dica sobre o A1200i, já corrigi.
    A questão da câmera realmente é complexa, eu também acho que camera não é essencial, mas a maioria das pessoas que questionei disseram que este era um ítem fundamental. Realmente o valor 5MP está muito alto, um smartphone com 3MP já é suficiente.

    Avi, como foi dito no início do texto, o foco do tutorial é avaliar o hardware somente. Cada usuário deverá analisar e escolher o SO que lhe agrada.

    Ironicamente o melhor sistema operacional para quem pensa em instalar o Linux no aparelhinho é o Windows Mobile, pois poderá utilizar o GNU/HaRET para inicializar o Linux. Já smartphones com Symbian o processo é mais trabalhoso, teria-se que achar alguma falha no SO, mas não é impossível como prova o Linux no Siemens SX1.

Este post é antigo (2008-02-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.