Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Entrevista em português com Jim Zemlin, da Linux Foundation

O IDGNow publicou uma entrevista longa (6 páginas) em português com Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation. Fora a escolha do título, é um texto bem interessante, falando sobre aspectos legais, SCO, GPLv3 no Linux, as aparentes mudanças de estratégia na Microsoft, o Solaris e muito mais.

Selecionei algumas perguntas para compartilhar com vocês, e a resposta que mais gostei foi a que define (talvez de forma utópica) como poderia ser uma colaboração bem-sucedida com a Microsoft, na opinião de Zemlin.

Qual o papel da Linux Foundation?
Jim Zemlin: Obviamente somos a casa de Linus Torvalds [criador do Linux]. Focamos em três áreas principais da plataforma. A primeira área é promover o Linux como solução tecnológica, em computação embutida, móvel, servidores e desktops. Nós respondemos pela competição de mercado em nome da plataforma, portanto quando os concorrentes estão espalhando medo, incerteza, e dúvida sobre o código aberto, ou se há uma falta geral de entendimento das práticas de licenças de código aberto ou práticas de governo, nossa organização desempenha o papel de educar a indústria e os usuários finais sobre esses assuntos.

Nós protegemos a plataforma ao permitir que pessoas como Linus Torvalds trabalhem como membros da fundação para que possam ser atores neutros em projetos de colaboração em massa, como o Linux. Nós gerenciamos a marca registrada Linux. Nós temos um fundo de defesa legal para a plataforma. Nós trabalhamos com o Escritório de Patentes e Marcas Registradas e em assuntos de qualidade de patentes. E, finalmente, trabalhamos para padronizar a plataforma Linux.

Por que você acha que a Microsoft anunciou que abriria as documentações?
Acho que eles o fizeram por causa dos órgãos reguladores, acho que fizeram porque metade da companhia percebe que o mundo está indo para outro modelo e que eles precisam fazer isso para competir.

Aparentemente, a Microsoft vai se encontrar com a Fundação Eclipse na próxima semana. Há alguma colaboração entre a Microsoft e a Fundação Linux?
Não no momento, mas adoraríamos fazê-lo.

O que vocês gostariam de ver?
Um lugar onde os desenvolvedores podem vir trabalhar em fazer com que o Linux tenha uma interoperabilidade mais efetiva com produtos da Microsoft. E olhamos para isto com uma visão mais código aberto, que não está presa a nenhum contrato específico, como um processo aberto em que qualquer um da comunidade possa participar.

Continuamos a ouvir que, exceto pelos Estados Unidos e alguns outros lugares, a maior parte do acesso à internet será feita por dispositivos móveis.
Sim. Deixe-me falar sobre o Linux neste mercado. Estamos vendo a emergência de várias plataformas baseadas em Linux. O Google tem uma plataforma chamada Android. É uma plataforma baseada em Linux e eles estão preparando um kit de desenvolvimento de software (SDK) e trabalhando com fabricantes de aparelhos e operadoras de telecomunicações para garantir a adoção no mercado. Há um segundo grupo, a LiMo Foundation, que reúne fabricantes como Samsung, LG, Motorola, e outros, na criação de uma plataforma referência em Linux para seus dispositivos. Há ainda uma organização chamada OpenMoko, que está criando um aparelho completamente open-source.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Plataformas móveis e embutidas são o futuro, realmente. Alguém já disse que tecnologias realmente bem-sucedidas são aquelas que desaparecem e você só pensa nelas quando faltam — como quando falta luz. Eventualmente, poder computacional e conectividade serão assim também.

    O velho lance de sentar em frente a um monitor e teclado está com os dias contados. Exceto talvez para quem desenvolve software, que não vai ficar escrevendo em teclados minúsculos ou falando alto linhas-de-código…

Este post é antigo (2008-03-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.