Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Download do Fedora 9 – Sulphur – versão final

“O Fedora 9, codinome Sulphur foi oficialmente lançado hoje! O download está disponível via BitTorrent ou download direto através dos espelhos. Para baixar o Fedora 9 acesse: http://www.projetofedora.org/portal/download

Algumas novidades incorporadas no Fedora 9: * Xorg 1.5 * FreeIPA * Melhorias no NetworkManager * KDE4 * Gnome 2.22 * Live persistence * Novo GDM * Preupgrade * Redimencionamento de partições via anaconda * Upstart * Firefox 3”

Enviado por Rodrigo Padula (rodrigopadulaΘprojetofedora·org) – referência (projetofedora.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Maravilha! Estou usando a versão de testes desde quando saiu e está excelente. Uso tanto em desktop como no notebook e não tive problemas.
    Chegando em casa atualizarei para a versão final.

    Neto (usuário não registrado) em 13/05/2008 às 4:22 pm

    Ao invés de baixar rola de fazer o upgrade tb….

    http://fedoraproject.org/wiki/YumUpgradeFaq

    Estou baixando via JIGDO (muito rápido).
    A versão PREVIEW não funcionou comigo. O X simplesmente estava quebrado e o Kernel dava panic imediatamente ao plugar algo no Firewire.

    Espero que agora na versão final esteja tudo 100%.

    Dorival (usuário não registrado) em 13/05/2008 às 4:57 pm

    Download terminado. Tenho 3 PCs instaldos com o Beta e estava tudo quase 100%. Agora a final deve matar a pau !!!

    Micros do showroom da minha loja amanhã rodando Fedora 9 !!!

    Sergio J Dias (usuário não registrado) em 13/05/2008 às 5:58 pm

    Pra quem não testou e já tem o Fedora 8 pré-instalado aconselho a usar o programa Preupgrade, que faz a atualização online, funciona que é uma beleza. Basta seguir os passos propostos no link: http://fedoraproject.org/wiki/Features/PreUpgrade sair e passear um pouco, e depois comemorar.

    LRicardo (usuário não registrado) em 13/05/2008 às 6:15 pm

    Não consigo nem rodar o livecd, aparecendo a mensagem dont find /dev/root. O Fedora não tem suporte a SATA?

    O Fedora tem suporte a SATA sim.

    Sergio (usuário não registrado) em 13/05/2008 às 6:32 pm

    O fedora é uma excelente distribuição (exceto pelo extremamento lento yum).

    Marcos (usuário não registrado) em 13/05/2008 às 6:35 pm

    É verdade, comparando com o apt, o yum é uma tartaruga!

    Sergio (usuário não registrado) em 13/05/2008 às 7:32 pm

    O fedora é uma excelente distribuição (exceto pelo extremamente lento yum).

    Ivan Q. (usuário não registrado) em 13/05/2008 às 8:19 pm

    O yum não é lento. O que acontece, é que diferente do apt-get, toda vez que você faz uma operação, o yum verifica automaticamente por atualizações, sempre te entregando as versões mais novas dos pacotes. Se você quiser que utilize somente o cache coloque a opção -C. Não é necessário fazer a rotina “apt-get update; apt-get upgrade”. Vale salientar que o yum é feito em python, que geralmente é mais lento que a linguagem C. Mas fazendo em python é mais fácil de manter e adicionar novos recursos, e o yum a cada release do Fedora está cada vez mais rápido. Outro recurso muito útil do yum é que seus repositórios utilizam uma lista de mirros, então se um mirror falhar, o yum automaticamente muda para outro mirror e continua o download.

    Também já estou baixando (via torrent, para não congestionar os servidores ou correr o risco do arquivo vir corrompido). Mesmo com a opção -C o yum me parece mais lento que o apt, mas concordo que a velocidade dele vem aumentando.

    O Fedora 8 está rodando tão bem por aqui que até pensei em ficar com ele mesmo,mas tem umas coisinhas no Fedora 9 que são interessantes para mim, como o relógio internacional e… e…

    Ah, sejamos francos, eu não consigo conter a empolgação de instalar uma versão nova da minha distro favorita :-)

    Até comecei um blog sobre o Fedora:
    http://eufedorotufedoraselefedora.wordpress.com/

    Uma das únicas coisas que me chateiam no Fedora é um bug chato que o acompanha a gerações (acho que desde o FC4), que é não imprimir texto quando uso a opção imprimir somente a seleção. E olha que este bug está mais do que comentado no bugzila e os desenvolvedores parecem não dar muito atenção a ele, pois no FF3 do Fedora 9 que tenho instalado em casa ele ainda permanece firme e forte.

    Um abraço.

    RJP (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 7:28 pm

    Sou so eu, ou outros tiveram problemas com o download? Digo, desci a ISO do DVD via torrent, e o SHA1SUM nao bate. Desci via jigdo, e tambem nao bate! Desisti de atualizar usando a ISO (e correr o risco), e desci a tralha toda via preupgrade – que deu pau. Final das contas, sai metendo bronca com yum “na unha”.

    Nao sei, talvez seja porque o meu Fedora tenha sido mais gambiarrado do que o normal, mas… Eu nao entendi nada, quanto as ISOs. Alguem mais teve problema?

    Samuel (usuário não registrado) em 20/05/2008 às 12:56 pm

    Instalei a nova versão do Fedora e achei fantástico. Baixei a iso em DVD e instalou sem nenhum problema. Inclusive o compiz está funcionando na minha placa ATI x1200 sem nenhum configuração adicional.
    O único problema que estou tendo é com o gerenciador de pacotes. O gráfico (packagekit) é ridículo perto do synaptic. Recomendo usar so a versão por terminal (yum).

Este post é antigo (2008-05-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.