Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Download da bíblia: aBíblia Software 1.2, em código aberto

A bíblia é uma compilação de obras que condensa fontes históricas da doutrina de uma série de religiões monoteístas populares.

“”A aBíblia Software é desenvolvida em C++ usando a biblioteca de classes Qt, afim de tornar-se um programa de fácil instalação e utilização. Desenvolvida para os sistemas Windows e Linux, a aBíblia Software reúne em um único programa ferramentas auxiliadoras do estudo bíblico como: Pesquisa, seleção de Principais Passagens, Anotações, Gerenciador de Estudos Bíblicos e outros. A aBíblia Software conta duas versões dos textos Bíblicos: J.F. Almeida Corrigida e Fiel (1994) e J.F. Almeida Atualizada (1967) que inclusive podem ser consultados ao mesmo tempo, opção perfeita para quem gosta de comparar diferentes versões dos textos.”

Esta nova versão além das características citadas no resumo acima, ganhou melhorias em seu gerenciamento de memória e algumas persistências de ações, como guardar o tamanho da tela utilizado, guardar o tamanho da fonte escolhida… Outra grande novidade é a possibilidade de escolher outros Capítulos/Livros na mesma janela de leitura. A aBíblia Software é desenvolvida e distribuída pela ComunidadeaBíblia.Net (http://www.comunidadeabiblia.net).”

Enviado por Luis César C. Vasquez (luisΘcomunidadeabiblia·net) – referência (comunidadeabiblia.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Varg (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 9:28 am

    Atenção: esta é uma obra de ficção. Não a interprete literalmente.

    Aviso de conteúdo: contém versos descrevendo ou defendendo suicídio, incesto, bestialidade, sadomasoquismo, atividades sexuais em contextos violentos, assassinatos, violência mórbida, uso de drogas ou álcool, homossexualidade, voyeurismo, vingança, corrupção de autoridades, desregramento, violação de direitos humanos e atrocidades.

    Aviso à exposição: a exposição ao conteúdo por períodos extensos ou durante os anos de formação de uma criança pode causar delírios, alucinações, capacidade de compreensão e raciocínio prejudicada e, em casos extremos, distúrbios patológicos, ódio, fanatismo e violência, incluindo fanatismo, assassinato e genocídio.

    Marcos Felisberto (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 9:39 am

    Não esqueçamos da pedofilia!

    Em muitos casos, seguidores dessa obra de ficção desenvolvem uma compulsão por usar saia comprida e falar bobagens ao povo da região nos domingos pela manhã. Além disso, desenvolvem desejos sexuais com crianças e adolescentes (principalmente do mesmo sexo que ele).
    Cuidado…

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 10:48 am

    Opa, vou baixar :-)
    Existe outra pessoa além de mim e do desenvolvedor que usam o aBiblia no Linux? :-P

    (e mais duas pessoas que nunca leram a Bíblia…)

    eu vou.

    abs.

    Varg (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:19 am

    Caro Lucas Timm, já li várias vezes e tudo o que escrevi no post anterior (e moderado) está contido neste livro que continua sendo o maior causador de desgraças de toda a humanidade.

    John Doe (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:24 am

    Excelentes as colocações do Varg e Marcos Felisberto. Não entendo o motivo que as pessoas moderam negativamente isso.

    Excelentes as colocações do Varg e Marcos Felisberto. Não entendo o motivo que as pessoas moderam negativamente isso.

    Creio que foram moderados porque estão tentando fazer um debate religioso. E aqui não é lugar para isso, a noticia é sobre o software, quem quiser debater sobre a bíblia que procure um site específico.

    João Marcus (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:34 am

    está contido neste livro que continua sendo o maior causador de desgraças de toda a humanidade.

    Engraçado, eu sempre achei que as pessoas é que foram as causadoras de desgraças. Agora eu sei que são livros andantes que fazem tudo isso. Esses livros criaram pernas e saíram fazendo maldades. E eu agora também sei que, em todos os lugares em que esses livros não criaram pernas, o paraíso se instalou. Morreram mais de cem milhões, mas isso não vem ao caso.

    Obviamente, eu estava sendo irônico. Só acho que esse “argumento” é tão ridículo que eu não sei como alguém acha um comentário desses valioso.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 11:49 am

    Varg, engraçado que todos vocês ateus, ao critiar a Bíblia, se expressam com raiva, rancor em suas palavras. O que a Bíblia os fez de errado? E esse argumentinho de “já li várias vezes” é coisa de usuário Windows que detestou o Ubuntu e saiu falando mal. Ambos, pelo nível dos comentários, não leram a Bíblia – mas só algumas passagens fora de seus respectivos contextos e que embatem com outras. Isso acontece com QUALQUER outro livro.

    Aí vem o risco. Quem lê cronologicamente, do Gênesis ao Apocalipse, não acha contradição, e geralmente se converte. Já vi ateus com argumentos bem melhores que os seus se converterem após fazerem isso.

    Fique com Deus,
    Lucas Timm.

    (e podem moderar negativamente, sei que isso está fora de contexto. Apenas defendo o meu criador).

    José Santos (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 12:39 pm

    Refrigério para todos:
    “Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos. Muitas são, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e os teus pensamentos para conosco; ninguém há que se possa comparar a ti; eu quisera anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar.” (Salmos 40:1-5)
    Extraído de e-Sword, software gratuito!

    @teus e @toas,

    difícil não é se dizer cristão, difícil é SER cristão.

    agora, ser hipócrita é diferente: faça o que digo MAS não faça o que eu faço.

    apesar de aqui não ser o lugar mais apropriado, é interessante mencionar o que Jesus disse:

    “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”
    Jo 8.32

    taí um conceito (milenar) de liberdade e ser livre muito bom, e aBíblia vem fazer jus a essas palavras de uma forma muito perspicaz, literalmente falando.

    saudações livres a todos, literalmente falando, se é que me entendem.

    ;o)

    Revoltado (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 1:31 pm

    A Bíblia causadora de desgraças? E o tal “manifesto comunista” escrito por um judeu pago pelos banqueiros internacionais? Esse não causou nenhuma desgraça porque é a própria desgraça!

    Bola (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 1:37 pm

    Puts… só faltava debate religioso aqui… posso falar de futebol então ?? Acho mais divertido… e política ? Vale ??

    Por favor, falemos de Linux, Software Livre, OpenSource… este é o tema do BR-Linux. Tem um monte de sites por aí onde se pode discutir sobre religião, futebol, política… alguém tem algum comentário sobre o aBiblia pra fazer ??

    Bola

    foobob (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 1:44 pm

    “A aBíblia Software é desenvolvida em C++ usando a biblioteca de classes Qt”

    Que heresia! Todos sabem que Deus escreveu os mandamentos em Lisp.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 1:59 pm

    Mas é que é assim. Geralmente, pessoas fanáticas não têm distinção de local apropriado nem de respeito ao próximo; Um dos exemplos disso foi exposto aqui: Num site sobre LINUX foi anunciado o lançamento de um software PARA LINUX que chegou em sua versão 1.2, nem é 0.01 “conclamando” ajuda da comunidade para prosseguir por que o programador tá sem tempo.

    Mas aí vem pessoas conforme estipulei e já puxam pra agressão gratuita simplesmente por não acreditarem no que diz a Bíblia. Ah, para gente… As guerras não são feitas por livros, mas sim por pessoas sem tolerância com o próximo. Se pela Bíblia a igreja católica fez horrores na idade média (e conforme está escrito no livro, essas pessoas terão o sangue de MUITA GENTE nas mãos – e responderão por isso), quem garante que sem ela os ateus não façam horrores com os cristãos nos anos futuros? Contraditório, não?

    É o mesmo caso das aulas de biologia onde sempre é ensinado a teoria de Charles Darwin, e sempre tem algum fanático pra partir tacando pedra no professor por que aquilo é demasiadamente furado (e de fato é): O professor é obrigado a esta situação, sendo que muitas vezes ele mesmo não acredita no evolucionismo por falta de provas? Jesus disse, “Dai a César o que é de César, a Deus o que é de Deus”. Tolerância e amor ao próximo acima de quase tudo.

    E por favor, ateus, assim como eu li “A origem das espécies” e não encontrei contradição no livro (também não encontrei provas suficientes do que foi exposto, leia-se provas fósseis), leiam a Bíblia antes de falar qualquer outra coisa. E pensem duas vezes antes de sair agredindo gratuitamente aqueles que crêem e são felizes nos braços do pai.

    Encerro minha participação por aqui.

    tadeu (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 2:24 pm

    Baixei a versão .deb e instalei no Ubuntu.

    A dependência libqt4 foi instalada automaticamente pelo GDebi, portanto não tive problema nenhum.

    No site diz-se que é necessário configurar a resolução, o que seria feito em Opções -> Mudar Resolução. O gozado é que a opção “Opções” não está disponível. Será que o texto está defasado ou o pacote que baixei tem problema? De qualquer forma, deu tudo certo porque minha resolução já está ok.

    Achei um belo trabalho, muito bem organizado e apresentado. Ficam faltando ilustrações, do tipo pinturas renascentistas e medievais, mas talvez isso eleve muito os custos, além de ter-se que lidar com todos esses problemas de licenças. Mesmo assim, fica aqui a sugestão.

    tadeu (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 2:27 pm

    Opa, desculpem a bobagem que falei no post anterior. É claro que há “Opções” no programa. Eu é que estava procurando no lugar errado.

    Saúde

    judas (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 2:40 pm

    Deus é um similar do Coelhindo da Páscoa / Papai Noel / Fada do Dente, só que para Adultos.

    judas (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 2:46 pm

    Links altamente motivacionais:

    http://img403.imageshack.us/img403/9234/occamsrazorbu0.jpg

    http://friendlyatheist.com/wp-content/uploads/2007/11/automotivator6.jpg

    judas (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 2:57 pm

    Mais um:

    http://i203.photobucket.com/albums/aa74/harrowlawl/sciencevsreligion.jpg

    judas (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 2:58 pm

    Quadrinhos!

    http://cectic.com/

    André Machado (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 3:08 pm

    Gostaria de agradecer profundamente aos notáveis ateus, agnósticos e afins que, no todo de todo seu conhecimento empírico guiado pela lógica e pelo método científico não perceberam que esse artigo trata de um lançamento de um novo software livre e aproveitaram o espaço cedido pelo mesmo para criticar o livro sagrado de uma religião que não é a sua, de forma igual aos crentes que aproveitam para pregar a Palavra do seu Deus em todos os momentos e oportunidades que encontram, principalmente as menos próprias e adequadas. É de ateus assim que a gente precisa! Obrigado, e que o Deus que não existe leve suas almas vazias para o Paraíso que não há!

    Eu sou Ateu, mas respeito quem é católico, quem é crente, quem é budista, quem é de candoblé, quem é mulçumano, etc. Acho que isso é uma coisa que cada um tem que ter sua opinião e não tentar impor para o próximo.

    E acho que essa discussão religiosa aqui já deu, quem quiser que vá procurar um fórum específico.

    Senão daqui a pouco o Augusto coloca uma notícia sobre software para as urnas eletrônicas são feito em código livre, e todo mundo vai discutir que o candidato A é melhor, o B é corrupto e assim por diante.

    Conan (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 3:27 pm

    Alguem consegue realmente acreditar que o Jésa nasceu de uma virgem? Isso é história de corno!
    E aquela história de um outro Zé Maluco que fez o mar se abrir. Quem escreveu isso devia estar chapado.

    deus, diabo, zé pilintra, saci perere? Eu prefiro acredirar em Crom! Meu deus é Crom (Conan, o Bárbaro)!

    Samuel (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 4:15 pm

    Muito útil o software, principalmente para quem precisa, por exemplo, usar citações bíblicas frequentemente. onbrigado pelo esforço.
    Àqueles que criticam a existência de Deus, tenho que concordar que a religião realmente faz mal ao homem. Mas quem disse que precisamos de religião, quando podemos ter uma experiência individual com Deus, já que a Bíblia é livre justamente para isso?
    Quem já teve experiência real sabe como Deus é bom e misericordioso, e não esse Deus que só castiga como muitos pensam.
    E as atrocidades do homem, só são cometidas quando está distante de Deus (mesmo dizendo está perto, não é Deus que se afasta de nós, mas nós que nos afastamos Dele).
    Acredite quem quiser, ou quem encontrar com Ele. Eu já tenho minha experiência, e não porque alguém me forçou a isso. E vocês?

    jotaB (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 4:55 pm

    Jesus,

    Se você não acredita em Deus etc, por que perde seu tempo lendo essas notícias e depois fica vociferando aqui?

    Acho que o importante aqui é discutir o produto, não quem tem razão, mesmo porque religião é uma questão de fé, não de fatos.

    Valdomiro (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 5:19 pm

    Tenho usado muito o aBiblia, juntamente com o Bible time. Parabéns a equipe da comunidade aBiblia.

    Fiquem com Deus.

    foobob (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 5:25 pm

    @lucas timm:
    “É o mesmo caso das aulas de biologia onde sempre é ensinado a teoria de Charles Darwin,”

    Bom, acho que é apropriado para uma aula de biologia, não?

    ” e sempre tem algum fanático pra partir tacando pedra no professor por que aquilo é demasiadamente furado”

    Furado ou não, é a teoria mais sólida para explicar a diversidade e semelhanças entre os diferentes organismos vivos. Uma vez que alguém surja com uma teoria mais sólida, podemos esquecer de Darwin como esquecemos que o mundo era plano.

    É claro, tudo fica mais fácil se vc simplesmente acreditar que Deus gesticulou com as mãos e *puff!* seres aparecem do nada. Mas isso não é ciência, não explica como Deus o fez. Se simplesmente aceitarmos as coisas como são, sem tentar buscar explicações, somos meros animais, um rebanho sem confortos tecnológicos e sem perspectivas exceto se reproduzir e pastar com cara de boçal.

    Já que já fomos expulsos do Jardim do Éden mesmo por causa do evento da maçã, vamos pelo menos aproveitar a dádiva que essa fruta nos deu: a inteligência. Somos seres instigativos e curiosos. Viver com a cabeça no buraco não dá.

    “Disse Jesus: se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”

    casou bem esse tal de Software Livre com aBiblia, não casou?

    ;op

    quem sabe o Stallmann se inspirou em Jesus não só na barba e cabelo comprido, mas tb nas idéias, hem?

    ;o)

    sds verdadeiramente livres, se é que me entendem.

    :o)

    ceti (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 7:25 pm

    No fundo, o que deve atormentar um ateu é o seguinte: e se os cristãos estiverem certos, isto é, e se houver mesmo vida após a morte? Porque um ateu não sabe se há ou não: ele apenas ACREDITA que não há. Quer dizer, é uma crença como qualquer outra, sem prova, um São Tomé às avessas, uma não-fé.

    Sintam o drama:
    1 – se os cristãos estiverem errados e não existir nada depois da morte: bem, sem problemas, eles simplesmente estarão dormindo um sono eterno, só que sem sonhos. Jamais saberão que estavam errados todo esse tempo;
    2 – se o ateus estiverem errados: eles terão de prestar contas de todas as blasfêmias, todo o mal, tudo o que é considerado pecado etc, além de terem de passar a eternidade em companhia de suas consciências, atormentados por todos seus atos e se amaldiçoando por não terem feito as coisas de maneira diferente.

    André Machado (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 8:53 pm

    quem sabe o Stallmann se inspirou em Jesus não só na barba e cabelo comprido, mas tb nas idéias, hem?

    Acho difífil pois, em seu próprio web site, Richard Stallman declara-se ateu:

    I’m a single atheist white man, 54, reputedly intelligent, with unusual interests in politics, science, music and dance.

    http://www.stallman.org/extra/personal.html

    É claro, tudo fica mais fácil se vc simplesmente acreditar que Deus gesticulou com as mãos e *puff!* seres aparecem do nada. Mas isso não é ciência, não explica como Deus o fez.

    Exatamente, e há um motivo para isso: se você analisar os livros da mitologia grega, romana, os vedas e outros livros sagrados, verá a história dos deuses, como surgiu e o que fizeram Zeus, Hércules, atena, entre outros.

    Por quê? Porque esses livros contam a história dos deuses.

    Ao contrário desses livros, a Bíblia conta a história do HOMEM, por isso ela começa dizendo que, no princípio, Deus criou o Céu (espaço) e a Terra (planeta), porque isso é o começo da história do HOMEM. Em nenhum lugar da Bíblia está escrito algo como: de onde Deus veio? como Ele surgiu? O que estava fazendo antes de criar o Universo? Por que decidiu criá-lo? A Bíblia não tem essas respostas pois isso não é importante para a história do HOMEM.

    Agora, uma das maiores reclamações dos ateus é que seria impossível a Terra ter sido feita em 6 dias. Tudo bem, mas em nenhum lugar na Bíblia está escrito que esses dias tinham 24 horas. Além do mais, se fizermos uma análise profunda desse relato, notaremos várias semelhanças com a teoria da Evolução, donde poderemos concluir que o relato da Criação nada mais é do que uma metáfora para o processo evolutivo. Ademais, ao sofrer uma evolução, um ser ganha novas características e habilidades; logo, podemos concluir que toda evolução é, de certa forma, uma criação.

    Os ateus clamam não possuir fé, mas quando um cientista tem uma teoria, ele é movido pela fé, nesse caso, uma fé científica; o cientista irá, então, através de experimentos, comprovar ou desmentir a sua fé naquilo que acredita para, então, formular hipóteses para explicar o que está acontecendo. Ter fé é uma característica inerente ao ser humano.

    Um grande exemplo é o famoso LHC, através do qual cientistas poderão descobrir o tal Bóson de Higgs e explicar a criação do Universo sem a necessidade da existência de um Deus. Muitos ateus sabem das implicações dessa descoberta e desejam ardentemente que o Bóson seja encontrado.

    Assim, mesmo que, por orgulho, não admitam, os ateus têm fé na existência do Bóson de Higgs da mesma forma que os crentes têm fé na existência de seu Deus.

    @André

    vero, Stallman não poderia ser cristão… por outras coisas q advoga e se comporta (segundo alguns relatos, inclusive um q saiu aqui mesmo no Br_linux: “O dia que Stallman ficou em minha casa” – e o cachorro comeu a zorba dele, além de dizer, salvo engano, que ele tomou banho com um balde… imagino a cena… cômico, para não dizer trágico… êh cachorro pinel… rs

    e, IMHO, julgo q o cristianismo não fica mais pobre por isso, embora o fato de ele ser ateu não mudar em nada o que penso acerca dele.

    bom, quem sabe Jesus foi crucificado tb pq queria “abrir o sistema religioso” da época a todos, tirando o monopólio (ou propriedade, se preferirem) religioso das mãos dos fariseus?

    é… ser livre não é fácil mesmo… e faz tempo q não é fácil…

    :o)

    Marcus jabber (usuário não registrado) em 27/09/2008 às 12:49 am

    Instalei o software na versão anterior acessa, via pacote rpm, e meu sistema quebrou, mais especificamente o PAM. Alguém ja teve algum problema parecido com o pacote rpm da versao anterior?
    Eu tive esse problema no mandriva rc1 e fedora 9.

    Abs!

    Marcus jabber (usuário não registrado) em 27/09/2008 às 12:50 am

    Perdao,e screvi errado acima. Segue a correcao.

    Instalei o software numa versão anterior a essa, via pacote rpm, e meu sistema quebrou, mais especificamente o PAM. Alguém ja teve algum problema parecido com o pacote rpm da versao anterior?
    Eu tive esse problema no mandriva rc1 e fedora 9.

    Abs!

Este post é antigo (2008-09-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.