Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Dica: O básico para o Debian Lenny no desktop

“O Debian é uma distribuição Linux das mais estáveis, robustas e testadas. Que tal tudo isso no desktop? Nesta dica, apresentaremos alguns avanços do Debian Lenny nesse sentido, além de dar várias dicas que deixarão seu Debian “liso” e confortável para um desktop.”

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br) – referência (guiadohardware.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    .deb (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 3:12 pm

    Aguardo os próximos artigos. Eles ajudam a por o Debian nos “trilhos” do desktop.
    Atualmente usu Ubuntu, mas não sei se é só comigo isso: tinha um hardware modesto e o Ubuntu apresentava instabilidades. Comprei um hardware novinho ,poderoso e compatível com linux e o Ubuntu apresenta instabilidades também! (falo de travadas que não permitem ctrl+alt+backspace , firefox fechando aparentemente sem motivos, além de lentidão…)
    Espero em breve testar o Debian com propósito de uso em desktop. É uma pena não existir uma distro Debian pronta para uso desktop.(Debian BR CDD está estacionado)

    Ricardo (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 3:36 pm

    Debian pra Desktop? Há sim, Ubuntu! heheheh

    Rubens Matos (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 3:53 pm

    Nao entendo porque dizem que nao ha distro Debian pronta pra Desktop. eu uso Debian Lenny (testing) em 2 desktops ha pelo menos 2 anos e so tenho elogios a estabilidade do sistema. A versao testing consegue aliar estabilidade a atualizacao de pacotes na medida certa.

    Eduardo (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 4:05 pm

    eu também uso debian no desktop a tempos, no serviço por exemplo ja uso a mais de 3 anos, em casa eu nao usava pq a maquina nao era minha, mas há 1 ano e meio comprei uma pra mim e desde lá só uso debian, agora o lenny, mas antes usava o etch, pode até ser um pouquinho mais complicado para configurar algumas coisinhas, mas nada que uma pesquisa básica nao resolva… e sempre lembro as pessoas, instalar o debian é mais facil q instalar windows, principalmente o hardware

    Não existe distribuição perfeita, mas o Debian é muito bom, também no Desktop. Não tem muito o que inventar, basta saber o que está fazendo. Com o debian-multimedia, todos os codecs estão à disposição. Nunca tive problema algum com ele.

    Usei o debian no desktop por vários anos e sempre foi muito bom. Mudei para o Ubntu por uma mera curiosidade e acabei continuando com esta, mas o Debian sempre foi muito bom. E como disse o colega anteriormente a versão testing é estável e atualizada o suficiente para tal tarefa.

    Também uso Debian tanto em casa (Etch) como no trabalho (Lenny). Certamente, o Debian não vem “de fábrica” com as mesmas firulas, no bom sentido da palavra, do Ubuntu. Mas, é muito estável, inclusive o Lenny, e tem tudo que um bom desktop precisa. É um pouco cru, é verdade, mas bem personalizável.

    Vinícius Vieira Marques (usuário não registrado) em 21/11/2008 às 10:25 am

    @Rubens Matos:

    Comentário perfeito!

    Desde que conheci o Debian o uso em meu desktop e notebook e, não sei como é possível, consigo me maravilhar mais e mais com este sistema a, cada dia.

    A versão testing é excelente mesmo, tem algo que as outras distros talvez não consigam alcançar (pelo menos não com a perfeição do Debian): Um primoroso balanço entre pacotes atuais x estabilidade.

    Abraços!

    Ricardo Esdra (usuário não registrado) em 23/11/2008 às 10:35 am

    Olha cada vez vejo por ai pessoas que reistem ao ter Debian em seu Desktop, não entendo por que este pré-conceito, eu utilizava kurumin, mandriva, slackware e a te ubuntu, depois eu resolvi conhecer o debian, na época eu utilizei o etch, mas ai eu resolvi testar o lenny, isto logo após o lançamento do etch como estável, pois ja usava o etch como testing, depois disso resolvi deixar direto como testing nos repositórios, pois não vi problemas tão grave em utilizar a versão testing em um “Desktop”, ja não digo o mesmo para servidores.
    e ele se saiu melhor do que as outras distros testadas antes na minha opinião por sua estabilidade e leveza.

Este post é antigo (2008-11-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.