Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desktop 3D: Vídeos mostram o que vem por aí no Compiz

“A próxima versão estável do Compiz promete abanar mais ainda o mundo da desktop 3D. Vejamos o que vem por aí!”

Enviado por Paulo Dias (paulo·miguel·diasΘgmail·com) – referência (padoca.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Anon (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 10:28 am

    Que tosqueira, ainda bem que comprei um Mac. Na espera do Snow Leopard com suporte a http://en.wikipedia.org/wiki/OpenCL

    Espero que com o Xorg multipoint o pessoal do compiz passe a utilizar as possibilidades da tecnologia multi-toque para voltar a ser o fenômeno que já foi um dia, já que muitos dos efeitos que começaram a aparecer eram coisas muitas vezes inúteis.
    Só não inventem de redimensionar janelas ao estilo iPhone… hauahua

    O negocio ta bom mesmo conseguiram ate invejar usuarios de Mac

    Eu (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 10:57 am

    Nossa… mta inveja.. so q não esquece q no macbook consegue-se rodar tb Linux… :-)

    Compiz ta ficando igual circo.. cheio de piruetas q diverti.. e somente.

    Anon (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 11:09 am

    Quem são os palhaços?

    Diego (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 11:15 am

    Acretido que o compiz sejá só um compelmento para quem gosta de um desktop elegante, acho que a verdadeia evoluçao do ambiente grafico no linux deve vir atraves do XORG e dos ambientes como o KDE, GNOME, XFCE, E17, OPENBOX, etc….

    Sem querer faltar com respeito para quem usa o Compiz, mas…

    Eu pessoalmente não gostei nada de usar o Compiz quando experimentei. Comia recursos preciosos da minha máquina e desviava minha atenção do que eu realmente estava fazendo.

    Além disso, não vi nenhum recurso que realmente acrescentasse praticidade ao uso do desktop. Por isso, continuo divulgando e incentivando o uso dos modernos gerenciadores de janela com tiling e tabs para quem realmente busca a praticidade.

    thotypous,

    Existem vários recursos no compiz que podem agradar.
    Um deles é o Cubo, deixar uma aplicação no lado de cima e com um simples ctrl+alt+acima acessa-la, as janelas serem atraídas é uma outra para janelas soltas como o Gimp. Expose é muito pratico ao jogar aplicações num lado para o outro. Exibir area de trabalho é uma mão na roda quando o desktop ficar exprimido. Tem um plugin agrupar abas que pode juntar aplicações que estão dentro do contexto que voce está trabalhando numa única janela e até simulando o antigo SDI do msoffice.

    Ou seja, tem coisas lá que são legais, mas se voce não aprofundar neles nunca vai sentir falta porque parecem-lhe firulas sem sentido. Muitos usuarios vindos do windows não sabem usar um stay-on-top, shade, botao do meio do mouse para colar, desktop virtuais que já existem há anos nos gerenciadores atuais e comparativamente pelos mesmos moldes dos usuarios linux não conseguem enxergar avanços no compiz.

    Obviamente tem firula, mas voce liga e desliga o que convier.

    O compiz atual consome até 90MB de RAM, já ví outras aplicações consumirem bem mais do que isso.

    thotypous, pois o compiz serve exatamente para o contrário: por incrível que pareça ele alivia muito o processador certral da máquina, já que joga funções como mover janelas, etc. para o processador da placa de vídeo. Faça o teste. Habilite somente os efeitos básicos do compiz e veja que nas tarefas citadas acima o processador central será bem menos utilizado que numa situação sem compiz.
    Já se você é um gamer o compiz pode ser prejudicial, já que parte do processamento que deveria ser utilizado no aplicativo é consumido pelo X.

    Sou a favor do compiz, já que muitos de seus efeitos são bastante úteis, mas peixinhos não são a melhor forma de aumentar a produtividade. O legal é que você não precisará mais de um aquário! hauah

    Ah, e não uso o compiz, já que minha placa de vídeo não é lá das melhores… :-(

    Para quem faz apresentações aquele zoom de aproximação faz muito sentido, assim como escrever ou marcar na tela uma area com fogo ao ponto que quero chamar a atenção.

    Ate as firulas são interessantes porque podem prender mais a assistência a algum ponto exibido na tela.

    a (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 1:08 pm

    tem muita coisa realmente util no compiz. e as firulas nao sao nada mais do que brainstorms, sao uteis para acharem bugs e servir de inspiracao para futuras ideias praticas.

    tenchi e hamacker ja deram otimos exemplos pr`o compiz. eu acrescentaria o screenshot e o place windows

    a (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 1:14 pm

    ahhh, uma vez vi um plugin che se chamava dodge eu acho. ele fazia q determinada janela fugisse do mouse. parece bobagem, mas me seria util quando estou numa chamada com video e coloco o video sempre no topo, assim ele se desviaria do curso sempre q eu precisasse mexer em algo escondido por ele.

    lordtux (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 1:20 pm

    Compiz é igual carro, uns compram ferrari, apesar de nunca passarem dos 300 por hora, só porque é bonito, odeio usar um destop tosco, sem nenhum efeito, com o compiz, usar meu computador se torna muito mais prazeroso, fora que algumas tarefas ficam mais rápidas e muito mais mais produtivas, e agradam muito a vista.
    Também dá pra fazer muita inveja nos usuarios do Rwindows Pista! Hahahahahahha

    Muito obrigado a todos que falaram os diversos recursos do Compiz, mas eu já sabia a respeito da maioria deles quando o testei. (Se eu só tivesse ouvido falar das firulas, nem teria testado)

    O que eu quis dizer é que eu preferi a praticidade dos gerenciadores tiling com relação à do Compiz. Tem gosto pra tudo, e eu respeito, mas eu aconselho a todo mundo que usa Compiz experimentar um gerenciador tiling, pois amigos meus também experimentaram e preferiram.

    tenchi, eu não uso o computador pra jogar não, mas eu senti um impacto de performance, talvez devido à minha placa de vídeo ser Intel (que é meio fraquinha comparada às ATI e nvidia). Esse negócio de acelerar o movimento de janelas eu senti uma melhora grande quando eu experimentei o Xdirectfb, que bufferizava as janelas, mas não senti com o Compiz.

    JeffersonX (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 1:46 pm

    Há vários recursos interessantes e úteis no Compiz Fusion. As janelas em tab, modo cubo, muro, preview, puxar as janelas como cortina pra ver se a janela de trás acabou de executar uma determinada tarefa, miniaturas de janelas ao invés de usar o Alt Tab, preview em tempo real de um filme no Alt Tab, etc… Isso sim pode ser usado no dia-a-dia como ferramentas úteis.

    Agora fico muito chateado com o rumo que as coisas estão tomando de apenas firulas visuais. O que acrescenta de funcionalidade um monte de barata correndo na tela? Que graça tem uma área de trabalho nevando ou com folhas caindo? O que tem de útil numa área de trabalho redonda, cheia de água, com peixes nadando e algas? Acho que se continuar assim, as coisas não vão progredir.

    Por exemplo, havia um plugin, chamado DBUS que realmente achava útil. Com um script simples que qualquer um baixa da internet e configura no Pidgin para que, quando receber mensagens, exibe o efeito de água em cima do ícone da barra de notificação. Isso vejo como utilidade para chamar atenção do usuário, por exemplo para atualizações de segurança disponíveis, notificações para alguma mensagem de alerta, etc.

    Ao menos alguma coisa útil irá sair nesse novo Compiz que é o Dock. Isso acho legal, pois já tenho o preview em tempo real das janelas e encontro mais rápido o que procuro.

    Vamos ver que rumo o Compiz Fusion irá tomar…

    cristo (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 3:43 pm

    Sobre as baratas e a neve até que explicação, no caso sua tela nunca muito tempo estática, de forma que assim poderia desabilitar o fator descançar tela, já que caso a tela passe mais de 15 minutos de imagem estica, poderia ocasionar problemas.

    em parte concordo com thotypous, mas sinceramente o compiz fusion ta mais para um projeto prototipo que para um projeto real, pois realmente nem dar para usar por muito tempo o compiz fusion, mas os projetos derivados das idéias do compiz, sim estes serão promissores, enquanto o velho compiz será o que sempre foi: uma plataforma de novas idéias.

    a (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 4:25 pm

    “Sobre as baratas e a neve até que explicação, no caso sua tela nunca muito tempo estática, de forma que assim poderia desabilitar o fator descançar tela, já que caso a tela passe mais de 15 minutos de imagem estica, poderia ocasionar problemas.”

    eu acho q isso nao é mais problema nos monitores modernos, eu sou a favor do “desligue seu monitor, economize energia e nao use protetor de tela!”

    cristo (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 5:41 pm

    concordo

    Pegando o gancho do protetor de tela, alguém sabe de um que seja transparente? Ou seja, permite que tudo que esteja na tela fique disponível para quem quiser ver, mas se alguem mexer no mouse ou teclado ele pede a senha para destravar, ou seja, é um protetor de tela … só que não faz nada, é … transparente. É para usar numa monitoração.

    Seria um plus se também houvesse uma maneira de alternar entre áreas de trabalho periodicamente, assim eu poderia colocar mais coisas sendo monitoradas, no lugar de espremer tudo numa tela só.

    Ou quem sabe fazer a maneira compiz… minimizaria todas as aplicações usando o alternador de tarefas, trocando periodicamente de aplicação automaticamente, ou minimizando/maximizando cada programa… por aí vai.

    Puxa! Já estou viajando de+, né? mas isso não deixa de fugir ao assunto… Têm o pessoal da criatividade que vive fazendo coisas e mais coisas e existe o pessoal que têm que resolver problemas do dia a dia, acho que os primeiros não devem se preocupar se o que criam vai ser útil ou não, eles já têm o problema de implementar aquilo que pensam, já um limitador tremendo.

    Os segundos é que precisam correr atrás e tentar utilizar os produtos gerados no dia a dia para resolver os problemas.

    foobob (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 6:58 pm

    Concordo com a.

    Se é eye-candy que eles querem, bem que poderiam implementar a trasparência com gaussian blur das barras de título das janelas do Vista. Goste ou não, e inútil ou não, é um visual…

    Eduardi (usuário não registrado) em 12/06/2008 às 10:08 am

    acho o compiz util d+, no começo tirei ele, mas depois percebi que para que utilizar o teclado para mudar a janela, ou até mesmo uma das coisas que sempre utilizo mudar da última área de trabalho para a primeira, no metacity não tem essa opção, antes do compiz eu utilizava o kwin para gerenciar as janelas no gnome
    tenho uma radeon 9550 e roda normalmente, se eu colocase um Windows Vista da vida, meu pc nem sairia do lugar com os efeitos dele, fora que ninguem merece responder várias confirmações para mudar a extensão de um arquivo, jah usei looking glass, porém ele parou no tempo =/
    acho q o compiz supri o que falta em cada gerenciador de janelas, pq jah usei vários ambientes kde, icewm, gnome, xfce entre outros
    no final fiquei com gnome + compiz, uma das funcionalidades que acho útil porém não está 100% é o FreeWindows

Este post é antigo (2008-06-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.