Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como aumentar a duração da bateria do seu notebook

O Phoronix descreve vários passos para aumentar a duração da bateria de notebooks com Linux, usando ferramentas do ambiente padrão ou utilitários externos como o Powertop, da Intel.

Além de dicas manjadas como a redução do brilho da tela, há outras menos comuns, como ativar o USB auto-suspend ou o modo de economia de energia da rede sem fio, entre vários outros.

Saiba mais (phoronix.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 6/03/2008 às 7:50 am

    Outra opção para a bateria durar mais é remover o Linux, que não sabe economizar e instalar o WIndows, que é ruinzinho em economia de energia, mas pelo menos não complica tanto quanto o Linux.

    zer0c00l , conheçe o lesswatts, Linux esta indo pelo caminho certo na redução do consumo de energia, ja o windows pelo que eu saiba o vista não e nada econômico, gastando muito mais energia que seu antecessor o xp.

    Silvio (usuário não registrado) em 6/03/2008 às 11:09 am

    Infelizmente tenho que concordar, o Linux ainda engatinha na questão de economia de energia em notebooks, ACPI, gerenciamento da energia em geral. Tenho um notebook Itautec que as fans só trabalham no máximo, já tentei de tudo e não consegui alterar, o windows faz isso automaticamente.

    “Tenho um notebook Itautec que as fans só trabalham no máximo, já tentei de tudo e não consegui alterar, o windows faz isso automaticamente.”

    Não é o windows que faz isso mas sim os driver que o fabricante forneceu…no caso da itautec não vou nem falar nada o suporte para Linux é uma bo***!

    zer0c00l (usuário não registrado) em 9/03/2008 às 4:31 pm

    Então tiaggs, quanto tempo dura a bateria do teu note com Linux? 3h, 4h?

    zerocool,

    No Windows, meu note tem duração de 2.5 horas aproximadamente, wireless ligado, brilho da tela no máximo, no modo Portátil onde teoricamente só deve acelerar o processador quando necessário..

    No Ubuntu, meu note tem duração de 2.5 horas aproximadamente, wireless ligado, brilho da tela no máximo, no modo On Demand onde teoricamente só deve acelerar o processador quando necessário..

    Responde tua pergunta? Pra mim ambos os sistemas tem um bom gerenciamento de energia..

    Detalhe que a duração é igual, mas no Ubuntu tenho o Compiz ativado sempre.. no Windows é só abrir qualquer aplicação OpenGL (até o Picasa) que os fans entram a toda, e a bateria se vai em uma hora e meia.. Prefiro assistir DVDs no Linux porque pelo Windows a bateria SEMPRE acaba antes do filme.. no Linux dá certinho pra ver um filme e tirar o DVD do drive antes de acabar. Experiência própria, repetida ao longo de quase cinco anos.

    [ ]‘s

Este post é antigo (2008-03-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.