Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Cezar Taurion: Forças Armadas, código aberto e cloud computing

Do blog do Cezar Taurion, da IBM:

Na semana passada estive em Brasilia participando do I Forum de Software Livre da Aeronáutica. Foi um evento muito legal, onde pude ver como as Forças Armadas estão investindo em Open Source. E meus parabéns à comissão organizadora, e ao major aviador Bernardo pelo belo resultado alcançado.

Como todo evento, as conversas de intervalo e cafézinho são muito instigantes e este evento não foi exceção. Uma das conversas foi sobre a sinergia entre cloud computing e Open Source. No meu entender, ambos tem uma relação simbiótica, onde cada um incrementa o crescimento do outro, e juntos tem o poder de provocar uma verdadeira disrupção na indústria de TI. Por que tenho esta opinião? Bem, Open Source está na base de alguns dos mais conhecidos exemplos de computação em nuvem como os do Google, salesforce e Amazon. Também é parte importante da oferta de cloud da IBM, o Blue Cloud. E é um movimento que se acelera, com softwares de cloud proprietários caminhando para Open Source como o Hadoop (originalmente parte do Google File System) e a Open Platform do Facebook.

Qual a conexão entre entre cloud e Open Source? Ambos alteram de forma fundamental a economia da indústria de TI, transformando o modelo de negócios de venda para serviços. É uma mudança significativa. Vamos, por exemplo, olhar o software. De maneira geral, no modelo tradicional o software é “comprado” por uma licença de uso. “Comprado” pois não há transferência de propriedade, mas o usuário obtém o direito de seu uso pelo pagamento de um fee. A licença governa os termos e condições deste uso. E estes termos e condições são determinados pelo provedor do software. O foco das licenças de uso tende a ser as obrigações dos usuários…Já serviços são governados por acordos de nível de serviços (SLA, service level agreement) que definem claramente as obrigações que o fornecedor destes serviços aceita prestar, em troca de pagamento de um fee. Ao contrário das licenças de software, o foco do SLA são as obrigações do fornecedor. (…) (via ibm.com)

Saiba mais (ibm.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    RODOLFO DE PAULA FERLIN GUALDA (usuário não registrado) em 10/12/2008 às 2:06 pm

    da hora!!

    RODOLFO DE PAULA FERLIN GUALDA (usuário não registrado) em 10/12/2008 às 2:09 pm

    humm

    Marcelo Ramalho (usuário não registrado) em 10/12/2008 às 6:22 pm

    Parabens as forças armadas e ao software livre com certeza… :)

    dk (usuário não registrado) em 11/12/2008 às 11:50 am

    Não li a noticia, somente o titulo. Mas quando se fala de computação em nuvem, acho uma coista tão vazia e irritante, talvez por eu ter um link de 200k via radio, que é unica forma “decente” de ter net na minha cidade.

Este post é antigo (2008-12-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.