tsc (usuário não registrado) em 14/03/2008 às 3:36 pm

broffice é uma excelente ferramenta, a unica coisa que eu acho que deveria ser estudado, seria a questão da usabilidade.
A questão de nomes, deveria ser mais simples e coisas do tipo.
Fora isso, é a velha briga de compatibilidade com os .doc.

banjo em 14/03/2008 às 4:06 pm

“Inicialmente não foi fácil fazer as pessoas se acostumarem a usar uma coisa que nunca tiveram contato.”

É. As pessoas nunca tiveram contato com planilhas ou formatadores de texto. Interfaces gráficas com usuário, então… nem se fala!

O poder de um nome, não? Windows, Word, Excel, Photoshop…

E não me venham falar em usabilidade. Usabilidade pra usuário molenga significa: “X funcionar igualzinho a Y, falhas e tudo mais”

Thiago Luiz Torquato (usuário não registrado) em 14/03/2008 às 4:24 pm

Não é tudo igualzinho não. Vai usar a autosoma para você ver, só para ficarmos em um exemplo… O que ele quis dizer de algo que nunca tiveram contato foi o próprio pacote, porque sabemos como são a maioria dos usuários: mudou um ícone de lugar já era… E tem a questão do nome que você citou, porque o usuário intoxicado pela microsoft treme quando escuta algo como linux, software livre, openoffice…

henry (usuário não registrado) em 14/03/2008 às 4:27 pm

Eu até entendo, aqui acontece a mesma coisa. Setores de faturamento e financeiro usam macros e fórmulas em planilhas que eles mesmos escreveram e desenvolveram e aperfeiçoaram a vários anos atrás, e elas funcionam perfeitamente e quando importadas / abertas no OO, elas simplesmente não funcionam em alguns casos de funções mto específicas, e o resultado são arquivos com cerca de 50 planilhas todas interligadas que não funcionam. O custo de reparar isto é mto alto em um momento. E planilhas trocadas com outros financeiros/comerciais também não irão funcionar a contento. Não adianta dizer que é só alguém ir lá e refazer, é muito mais fácil falar do que ir lá e fazer.
Eu não sou do financeiro, mas tenho uma bronca com o OO. A concorrência tem um facilitador em arquivos de apresentação, que facilmente envia somente o texto presente para um arquivo de texto, e somente com um clique de mouse.
São pequenos detalhes que as vezes podem fazer uma opiniao negativa ou positiva. Eu por ex, amo o editor de formulas do Writer, e abominio a mesma ferramenta do Ms-Office-qualquer-versão.

Thiago Luiz Torquato (usuário não registrado) em 14/03/2008 às 6:12 pm

Disse tudo, henry!A Microsoft parece que vai liberar ou já liberou vários fonts das versões antigas do office, então os desenvolvedores do BrOffice terão uma oportunidade de ouro de melhorar substancialmente o produto… Abraço.

Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 14/03/2008 às 8:08 pm

Thiago,

Será que vai ser mesmo uma oportunidade de ouro? Pelo que foi divulgado na mídia e aqui mesmo no BR-linux, isso ta mais pra armadilha do que ajuda.

O OO.org tem muito em que melhorar, mas pessoalmente não acho que a melhoria deva ser totalmente baseada em cima do MS Office, também tempos que levar em consideração que ele é relativamente uma criança perto do Sr. MS Office em termos de desenvolvimento, me lembro da primeira vez que executei o OO.org, no meu velho K6 II com 128 mb (maquina boa na época) demorou quase 4 minutos pra levantar. :)

Henry,

O pessoal que trabalha com ERP’s costuma dizer que, em empresa que tem muitas planilhas, ou não tem um ERP ou o ERP não funciona devidamente.

Thiago Luiz Torquato (usuário não registrado) em 14/03/2008 às 9:19 pm

Cláudio, não é questão basear as melhorias apenas no MS Office, mas em aumento de compatibilidade… Quanto ao ERP, micro e pequenas empresas, em sua maioria, mal sabem o que é um… Abraço.

acefalo em 14/03/2008 às 9:59 pm

Usuários avançados do MS Office são mesmo gente difícil de ganhar.

Quanto aos outros, um rápido treinamento dado pelo pessoal responsável pela migração pode ser decisivo.

Para o treinamento, identificar os recursos que seriam úteis aos usuários e que eles provavelmente não conheçam e apresentar como recursos do openoffice. Não esquecer de NÃO mencionar que o MS-Office dispõe dos mesmos recursos.

Ensinar “truques” que aumentem a produtividade e reduzam o esforço.

A maioria de usuários que eu conheço simplesmente desconhece recursos simples do MS-Office (principalmente no excel) que lhe poupariam nuito trabalho inútil.

Manoel Pinho em 15/03/2008 às 8:35 am

Quando os chatos vêm reclamar para mim que o linux ou o BrOffice são “muito diferentes” do que eles estavam acostumados e que geralmente ainda usam em casa (versões piratex), eu pergunto logo se já viram o windows vista e o MS Office 2007. Aquilo sim é muito mais diferente. Geralmente esses chatos são aqueles que se mudar o wallpaper e tirar os atalhos do desktop o cara fica perdido.

Uma tática legal seria jogar na máquina um dual boot entre Vista/MS Office 2007 versões de avaliação (que tornam até um Core 2 Duo num K6) e Linux/BrOffice na máquina do chato por algum tempo e ver qual ele optaria. E se o cara for masoquista e optar pela “solução MS” você mostra o preço e diz que vai descontar do salário dele. Fale também que o padrão da empresa é ODF, que portanto ele vai ter que usar o tal programa de conversão ODT/OpenXML da M$ e que se algum docmento ficar com formatação errada ele vai ter que fazer tudo de novo…

Essa tática de descontar do salário do funcionário chato os valores das licenças do Windows e do MS Office é boa :-) Engraçado que todo mundo não tem pena de gastar dinheiro público ou do patrão para comprar essas coisas mas se for dinheiro dele eles para de reclamar num instante.

Alexandre (usuário não registrado) em 15/03/2008 às 1:32 pm

Não sou contra o BrOFFICE nem nada, mas infelizmente ele a inda está muito imaturo perto do Office da Microsoft, uso linux pois acho o windows mais imaturo que o linux, mas o office da microsoft dá um banho no BrOffice, Openoffice.org etc. Eu prefiro pagar para ter um software que funcione e atenda minhas necessitades do que ter um gratuito que não consegue realizar todas as funções que preciso.