EmanuelSan em 19/08/2008 às 11:34 am

À notícia não é nova:

Casas Bahia dedica-se ao Linux

Mas é bom saber que o projeto vingou e continua firme e forte.

ricardomoc em 19/08/2008 às 12:05 pm

Porém, não procure por máquinas com Linux para comprar nas Casas Bahia. Tipo: “faça o que eu mando mas não faça o que eu faço”. Pelo menos foi o que pude verificar pessoalmente.

Alex Siqueira (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 12:05 pm

Queridos,

As Casas Bahia foi uma das pioneiras a migrar totalmente para Linux por volta de 2002, senão me engano, na época da Conectiva ainda…

Uma referência abaixo:
http://www.softwarelivre.org/forum2004/news/583

Abraço,
Alex

Gustavo Melo (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 12:12 pm

As casas bahia é o maior case de Linux da NOVELL. É um case MUNDIAL deles.

Tanto que a NOVELL produziu um video-case :

http://cdn.novell.com/cached/video/bs_07/Casas_Bahia_vcd.OGG

http://cdn.novell.com/cached/video/bs_07/Casas_Bahia_vcd.mpg

É a melhor propaganda de Linux que é eu já ví. Basta apresentar esse vídeo pro cliente que vc convence ele na hora.

Fernando (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 12:41 pm

Opa

to com o nosso amigo ai Gustavo Melo, a casas bahia tem uma equipe enorme para sustentar isso.

http://www.youtube.com/watch?v=9VyxVVdlzpQ

Backspace (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 1:57 pm

A rede de supermercados Angeloni aqui de SC também usa…Fedora , pelo menos na loja que frequento…

Lucas Timm (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 2:43 pm

Então as noticias veiculadas aqui – até agora – de que as Casas Bahia vinham migrando ou apoiando o SL não são apenas jogadas de marketing :)

Brilhante exemplo de apoio ao software livre: Terminais burros/semi burros com Linux acessando um sistema mainframe, tão proprietário quanto qualquer coisa da Microsoft.

No caso acima, o Linux foi utilizado por superioridade tecnológica, mas poderia ser qualquer coisa: De MS-DOS a FreeBSD, bastaria um emulador de terminal IBM 3270…

:-)

José Augusto (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 2:55 pm

Tudo bem que é o SUSE, não o OpenSuse rodando no mainframe, mas isto vai um pouco além de “Terminais burros/semi burros com Linux acessando um sistema mainframe, tão proprietário quanto qualquer coisa da Microsoft.”, né? :-)

Gustavo Melo (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 3:00 pm

A Ideologia usada neste case é irrelevante, neste caso o que importa é que uma tecnologia foi capaz de entregar um serviço de alta qualidade que interfere positivamente direto no negócio/core business do cliente e o cliente está satisfeito com o que a tecnologia foi capaz de agregar em eficiência, confiabilidade e performance ao seu negócio gerando um diferencial competitivo pois tornou a T.I deles realmente ajustada ao negócio.

Tenho certeza que devem existem cases parecidos com a Microsoft, Sun, o que for, mas neste caso foi com Linux e cada vez mais “as casas bahia do mercado” passam a usar Linux e ver no Linux uma alternativa que entrega diferencial competitivo ao seu negócio. E é isso que é importante, fazer com que o Linux seja percebido pelo mercado como uma alternativa que entrega diferencial ao negócio.

Não é a toa que temos as Lojas Renner, Lojas Colombo, e a Bolsa de Chicago operando em Linux tambem. Empresa de capital aberto, que operam em bolsa, sujeita a todo tipo de regras e boas práticas investindo em Linux.

Lucas Timm (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 3:07 pm

Os servidores das lojas são SuSE com LTSP. Os Mainframes são z/OS.

Lucas Timm (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 3:10 pm

Gustavo Melo, a questão é justamente essa: Linux. Para as Casas Bahia (e várias outras empresas que usam o sistema com louvor e sucesso), não é “investir no software livre”. É usar Linux por que é melhor e mais barato.

Mas infelizmente a comunidade não percebe ou aceita isso. ;-)

Cristiam (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 3:13 pm

Olá Pessoal!

Certo dia pude notar que nos caixas do Supermercado Extra/Santos é utilizado um sistema Linux. Como estava um pouco distante da tela, quando esta foi reiniciada, não deu pra ver qual distrubuição era. Mas com certeza, era Linux.

Lucas Timm (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 3:14 pm

Carrefour também nos terminais de Caixa, baseado no Gentoo. E Windows XP/Vista nos desktops dos escritórios.

dupotter em 19/08/2008 às 4:12 pm

Gustavo Melo, a questão é justamente essa: Linux. Para as Casas Bahia (e várias outras empresas que usam o sistema com louvor e sucesso), não é “investir no software livre”. É usar Linux por que é melhor e mais barato.

Mas infelizmente a comunidade não percebe ou aceita isso. ;-) by Lucas Timm

———————————-
Cara, o que há de errado nisso? E pq a comunidade não pode aceitar isso? Só por Deus e um caminhão de anjos… Não há nada de errado em utilizar soluções livres visando a eficiência e a redução de custos, aliás, esta é uma atitude que todas as empresas tomam, o que difere é que algumas usam tecnologias livres e outras proprietárias, uma empresa não é obrigada a contribuir com a comunidade, mas só pelo fato dela utilizar alguma solução livre, ela já estará contribuindo, seja pagando a equipe que manterá o sistema, seja fornecendo capacitação para sua equipe existente.

Tem gente que vive dentro de uma bolha e esquece que o que faz o mundo girar (e sempre fará) é dinheiro. Se posso gastar menos usando linux, ótimo, se posso usar linux por compartilhar da filosofia do software livre, opção minha, mas com certeza o cara do terno e gravata pouco se importa se o código é livre ou não e no final, isso pouco importa, afinal, o importante é ver o crescimento do linux.

Bronze (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 4:38 pm

dupotter é isso ai apoiado!

Lucas Timm

Brilhante exemplo de apoio ao software livre: Terminais burros/semi burros com Linux acessando um sistema mainframe, tão proprietário quanto qualquer coisa da Microsoft.

Não sei quem é pior Lucas Timm ou Stallman “tem que ser tudo livre”, aff parece um garotinho free****

André Machado em 19/08/2008 às 4:51 pm

em gente que vive dentro de uma bolha e esquece que o que faz o mundo girar (e sempre fará) é dinheiro.

Concordo inteiramente com você. E digo mais: pessoas como o Timm não merecem os nossos créditos.

Vou dar um exemplo: meu irmão, há alguns dias, precisava imprimir um cartaz que ele fez em uma gráfica. O dono, ou atendente, perguntou no que ele tinha feito o cartaz. Meu irmão, que NÃO é usuário de software livre, disse que havia feito-o no PowerPoint, e o cara disse: “Aqui nós só trabalhamos com Corel”.

E essa é a verdade, felizmente para uns, infelizmente para outros. Mesmo que alguém façaum trabalho no Inkscape, a indústria usa Corel e não vai mudar por sua causa. Mesmo que você faça uma planta no QCad, a indústria exige AutoCAD e você tem que aceitar isso.

Bem, mas o que esse comentário tem a ver com as casas Bahia? Bem, em 2003 eu comprei uma Info que mostrava a migração deles em uma matéria sobre inux. É óbvio que eles não mudaram para apoiar o software livre mas, sim, porque o Linux foi uma opção melhor e mais viável do que eles tinham no momento. Se eles apoiassem, de fato, o software livre, estariam vendendo computadores com o sistema livre em suas lojas.

Talvez, nos Estados Unidos, pessoas como o Stallman possam se dar ao luxo de dizer: “Eu uso apenas softwares livres!” e recusar-se a rodar tudo que é proprietário; mas aqui, no Brasil, a história é diferente: a menos que você trabalhe com desenvolvimento de sistemas livres, você é obrigado a usar Windows para desempenhar a maioria das atividades profissionais existentes.

Quem está nessa “bolha”, como o dupotter falou, certamente são, em sua maioria, adolescentes que estão saindo do colégio, vivem às custas dos pais e curtem iuvir NX Zero e usar tudo que é diferente para ser do contra. Basta eles entrarem no mercado de trabalho para verem que a história não é bem assim…

laurocesar em 19/08/2008 às 5:15 pm

Mesmo que você faça uma planta no QCad, a indústria exige AutoCAD e você tem que aceitar isso.

Bem… na verdade a indústria não exige AutoCAD, embora exija dwg ou pelo menos dxf. Quem exige AutoCAD geralmente profissionais autônomos que usam uma versão pirata do referido programa. Seria muito bom termos um software de CAD que fosse similar ao AutoCAD tanto em recursos quanto em interface/usabilidade. Ah e que salve pelo menos em dxf.

Um abraço.

André Machado em 19/08/2008 às 5:39 pm

Bem, eu já usei WorkCAD, que não é livre, mas é nacional. No entanto, nem chega aos pés do referido programa, que tem mais e melhores recursos. O grande problema é que certos usuários só sabem ficar reclamando e na hora de meter a mão no código…

Renan (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 5:43 pm

Como se todo mundo fosse geek e soubesse programar, né? :)

André Machado em 19/08/2008 às 5:44 pm

Você falou isso porque se identificou com o comentário anterior?

Douglas(cronnosli) (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 8:21 pm

Gente, justamente por fazer tudo livre, melhor, com implanttação mais barato é que deve ser utilizado por todos….

Não entendo o que se passa na cabeça de alguns, vamos tornar o linux e o SL algo exclusivo para pessoas com conhecimento tecnico suficiente? não parece o meio de propagação conhecido pela Grande MS, que mantem seu SW ruim, para poder continuar vendendo atualização?

Pô deixe o que é livre ser livre!

André Machado em 19/08/2008 às 8:43 pm

Douglas(cronnosli)

Essa é justamente a grande contradição pregada pelos “heavy users” do software livre:

* De um lado, eles sonham com um mundo perfeito, onde todos usem softwares livres e possam partilhar seu conhecimento, sem as implicações trazidas pelos programas proprietários;

* Mas, de outro, quando um novo usuário aparece em um fórum ou comunidade com uma dúvida banal, esses mesmos usuários respondem com xingamentos do tipo “seu noob!”, “lammer!” “volta pro Windows que você ganha mais!”.

É claro que deve-se ressaltar que há os usuários dispostos a auxiliar e responder as dúvidas dos novos usuários, mas a contradição está no fato que, para que possa-se atingir um mundo onde todos usem softwares livres, é necessário que cada vez mais pessoas comecem a usar softwares livres, entretanto, a maioria dos “heavy users” argumenta que, se mais pessoas usarem o sistema GNU/Linux, o mesmo perderá sua qualidade e os novos usuários serão “portas”. Um exemplo vivo disso é a distribuição Ubuntu, que conseguiu em pouco tempo atrair um número nunca antes atingido por outra distribuição e é severamente criticada pelos usuários mais “geeks” que a criticam, muitas vezes, usando falácias lógicas e argumentos infundados.

Por isso, o mundo sonhado por Stallman é apenas utópico: os próprios usuários não permitem que o sistema cresça e se expanda. Dizem que Linux não é pra todo mundo. Talvez estejam certos, mas impedem novas pessoas possam descobrir se o sistema é para eles.

MaxRaven (usuário não registrado) em 19/08/2008 às 11:59 pm

Só sei de uma coisa, tem muita gente precisando reler os comentários. Longe de mim querer defender alguem, não recebi procuração para isso, mas releiam os comentários e vão ver que tudo que estão afirmando é justamente o que ele afirma, neste caso, as Casas Bahia está pouco se lixando se é livre, free, gratis, etc.., ela só pensou numa coisa, era o melhor para ela e pronto.

E, realmente, tem muita gente que não gosta de que se adote SL apenas por ser bom, querem que adote por ser livre, de minha parte continuarei a usar por ser bom.

EmanuelSan em 20/08/2008 às 10:01 am

MaxRaven, não importa se o SL não está sendo adotado por ser livre, isso é irrelevante para mim. Eu por exemplo já verifiquei várias coisas nos fontes que me ajudaram a resolver problemas, já fiz alterações em um patch que várias pessoas usaram, já apontei um ponto de melhoria num projeto grande como o Samba, foi só o desenvolvedor que resolveu num instante.

Para mim é importante promover o SL e ajudá-lo a manter-se livre dentro da sua filosofia. Essa cruzada do Lucas Timm para convencer a “comunidade” de que a filosofia não vale nada, é sem noção, é um tiro no pé, ruim para ele e para nós que gostamos, promovemos e, pq não, ganhamos dinheiro com SL, com mais empresas adotando-o, mais suporte dos fabricantes de hardware, mais trabalho para gente.

EmanuelSan em 20/08/2008 às 12:08 pm

E André Machado, alguns pais às vezes se irritam com tanta pergunta dos filhos pequenos, porquê vc acha que alguém que participa de uma lista na internet deve ter obrigação de atender bem aos iniciantes? Acho que a pessoa deve ajudar se quiser. Quando participava de lista de discursão gostava das pessoas que pesquisam nos históricos antes de fazer perguntas, só quem não gosta disso são os próprios iniciantes.

Mas se o cara não entende e já entra querendo saber tudo de “mão beijada” deve ralar um pouco pois senão não valoriza o que aprendeu e nem consegue reter o conhecimento.

Fernando Gieseler (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 1:58 pm

As Casas Bahia usam SuSE em Mainframe (Linux for s390). Este roda DB2, WAS, Tomcat, Apache, e-mail, e/ou qualquer outra aplicação de Linux normal (i386).