Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Carta aberta sobre o FISL 2008, por Rogério Acquadro

“Li no BR-Linux um colega que reclamou da auto-propaganda que a Intel fez em uma de suas palestras. Me senti à vontade para comentar sobre erros que ocorreram durante o FISL 2008. Essa mesma carta foi encaminhada a Paulo Meirelles, um dos coordenadores do FISL 2008 e à Associação Softwarelivre.org. é “um breve desabafo de um participante [e palestrante] frustrado com um evento que tinha em grande consideração. É com muito pesar que afirmo: se a organização do FISL não tomar medidas drásticas e enérgicas na organização e gestão do evento, caminhamos para assistir o FISL ser transformado em uma Fenasoft do Software Livre.”

A íntegra está no link abaixo. Segue conjunto de trechos:

“Logo no primeiro dia, me deparo com uma imensa fila para credenciamento dos participantes Eram cerca de 6 atendentes para credenciar todos os participantes. O pior: dividiram, linearmente, as incrições dos participantes pelas letras iniciais de seus nomes. É claro que os inúmeros João(s) e Maria(s) ficaram horas na fila enquanto as poucas Zuleica(s) não. Palestrantes tinham uma fila a parte, mas com apenas uma atendente e grande tempo de espera. Percebendo a enorme confusão, a organização decidiu, literalmente aos berros, que não exigiria a credencial para participação no evento. Isso ajudou a esvaziar as filas. Caminhando um pouco pelo espaço do evento noto que, a poucos metros das cabines de credenciamento, em um piso inferior de rápido acesso por escadas rolantes, havia um balcão praticamente vazio, com mais do que o dobro de comprimento e de atendentes, para registrar inscrições de última hora. Essa foi a gota d’água. Ou seja, quem colabora com o evento, pagando antecipadamente, é penalizado com filas quilométricas. Quem vai de ultima hora (paga mais caro, é verdade), quase não pega fila! Que lógica absurda é essa??”

“Como havia levado meu laptop, não estava preocupado em disputar lugar nos pontos de acesso. Resolvi tentar acessar via wireless, uma vez que havia essa modalidade de acesso. Entretanto, para minha decepção, a rede estava completamente congestionada. Era absolutamente impossível conectar-se a uma antena. E mesmo que conseguisse, navegar era sofrível. Essa, aliás, considero uma falta gravíssima da organização do evento. Como é que, num evento de computação, com mais de 7.000 pessoas, não é possível acessar decentemente a Internet? A organização não esperava um volume tão grande de notebooks (faça-me rir)?? Era óbvio que o wireless e os pontos de acesso seriam insuficientes.”

“Ao iniciar, o palestrante apresentou-se como funcionário do UOL (sem nenhum problema, apesar do UOL ter sido um grande patrocinador do evento) e que iria falar sobre meios de pagamento pela Internet (título de sua palestra). Nem bem 5 minutos se passaram e sua apresentação descambou, descaradamente, para uma propaganda do Pagseguro, um Paypal nacionalizado pelo UOL. Não agüentei nem 15 minutos e me retirei. Se eu tivesse interesse em conhecer um produto do UOL, me dirigiria ao stand deles e conversaria com alguém. Não preciso de uma palestra para isso. Houveram outras palestras com essa característica: títulos que levam o público a acreditar que se trataria de uma palestra técnica quando, na verdade, era a venda de produtos de patrocinadores do evento.”

“Não tenho absolutamente nada contra que empresas participem do evento. Elas são necessárias pois, sem seu apoio, o evento seria economicamente inviável. Para isso existem os stands. Considero, no entanto, uma tremenda falta de respeito ocupar espaço de palestras para vendas de produtos de patrocinadores. Falta de respeito, inicialmente, com o público, que está lá para assistir palestras com conteúdo técnico. Em segundo lugar, falta de respeito com os proponentes que foram preteridos. Afinal, neste caso específico, o UOL “roubou” uma vaga de um potencial palestrante com conteúdo técnico.”

Enviado por Rogério Acquadro – referência (pc2consultoria.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mas você foi no estande da UOL?
    Muita gente disse que lá tinha “o melhor conteúdo”. :P
    Mas esse PagSeguro é um Software Livre? Onde está o código-fonte? Se não é um Software Livre ou não é um caso de uso de Software Livre, então a coisa fica mesmo esquisita.
    Aliás, em muitas palestras de eventos de SL (inclusive no FISL) eu perguntava no final da palestra – E onde está o código-fonte? – ai vinham com – não, não, software livre nos olhos dos outros é refresco, nós apoiamos o software livre mas não gostamos de abrir o nosso. :P

    Adilson Oliveira (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 2:00 pm

    Para mim, o FISL, como evento a que se preste o nome, está morrendo e rápido.
    Desde o fiasco dos “palestrantes VIP x outros” em 2006 que havia me decidido a não mais palestrar neste evento. Este ano eu até mandei uma proposta sobre o Ubuntu Mobile and Embedded por solicitação da Canonical mas, para meu alívio, a esta não foi classificada, coisa que agora entendo lendo sobre o nível de palestras como esta da UOL descrita acima :)
    É uma pena…

    Tiago Cruz (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 2:15 pm

    O problema é que eles parecem preferir pessoas “famosas” do que pessoas que fazem algo útil ao SL… você viu algo sobre virtualização lá? Sendo que temos brasileiros que contribuem para o KVM/Xen/libvirt/virt-manager e etc que poderiam estar lá, mas acho que essa seleção foi meio furada…

    Luciano Giordani Bassani (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 2:27 pm

    Concordo que houve muitas coisas chatas no FISL. O esquema do credenciamento é assim desde que eles resolveram cobrar por isso. Este ano eu fiz minha inscrição na hora! hehehe

    Eu também assisti a palestra do PagSeguro, mas eu já sabia que era um produto comercial. Fui de curiosidade mesmo, até pq no horário não tinha nada mais interessante para participar.

    Mas sejamos justos. Tinha palestras muito boas. E nisso o FISL continua muito bem. Ótimo conteúdo (claro que tem algumas palestras péssimas, que eu também assisti, mas nada é perfeito).

    Mesmo assim, eu concordo contigo. Está na hora de profissionalizar a organização do Evento e deixar os voluntários para as tarefas mais interessantes.

    Hmmm… parece que eu não estava logado no comentário acima mas, continuando, concordo com o Tiago Cruz. Embora o esquema de escolha das palestras tenha sido mais aberto e diversificado, e esse ponto eu dou à organização, parece que os vícios continuam.
    Aliás o rolo dos “Palestrantes VIP” foi no FISL 6, de 2005 e não no de 2006.

    glommer (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 9:10 am

    Caro Tiago Cruz,

    O problema com essas pessoas da virtualização, é que eles são espiões, e estão aqui a mando do Bátema. Eu nào queria te dizer, mas a verdade é essa.

    Honestamente, acho que a decisão de abrir a avaliação das palestras foi um erro, e é responsável em grande parte pela queda do nível técnico do evento. Eu já havia dito isso pra algumas pessoas antes mesmo de ver a grade.

    Por outro lado, o FISL nunca vai ter o mesmo nível técnico de um evento focado, como por ex. a OLS, LK, ou LCA. E esses eventos, por outro lado, nunca vão ter a qualidade visual do FISL, que a volta pra PUC só fez aumentar.

    Ao Adilson: Também sofri esse lance dos “palestrantes VIP”, e fiquei bastante sentido. E sem entender quais os critérios, para dizer o mínimo. No fim das contas, o que até comentei com o Tiago Cruz lá no evento, minha conclusão é que o pessoal do FISL se interessa não por quem trabalha pelo software livre, mas por quem está no holofote, recebendo a atenção da mídia.

    Existe mais interesse em tirar fotos com o Maddog do que discutir problemas técnicos, na maioria das vezes. E na minha opinião, com umas loiraças daquelas nos stands, se o camarada vai tirar foto com o maddog… ele tem, digamos… sérios problemas ;-)

Este post é antigo (2008-04-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.