Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Canonical confirma declaração da MSI sobre taxas de devolução de netbooks com Linux

A notícia publicada no final de semana, sobre a afirmação da MSI a respeito de a devolução de netbooks com Linux ser quatro vezes maior do que a de versões com XP, teve seus números colocados sob suspeita por muitas partes.

Mas a Canonical, que fornece sistemas operacionais para muitos equipamentos portáteis, agora vem também se manifestar confirmando os altos números – algo que precisa ser divulgado para estimular que os eventuais interessados façam algo a respeito, se desejarem.

Fico com a conclusão da cobertura do OSNews. Não importa o quanto o desktop com Linux seja bom: o fato de ele ser diferente do software dominante no mercado é o suficiente para provocar um grau considerável de rejeição de quem só quer mais do mesmo – que é a maior fatia dos mercados em geral. (via osnews.com)

Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Dércio (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 5:31 pm

    Prezados, gostaria registrar que o Mac OS enfrentou (e enfrenta) os mesmos problemas (ainda que minorados pela existência de IE e MS Office para Mac) e só conseguiu alguma penetração no mercado quando encontrou o “objeto de desejo” que motivou sua adoção – a forte integração com o ipod. No mundo dos desktops Linux ainda falta isso – um killer apps que funcione de modo excepcional em Linux. Acho que é uma questão de tempo. Um longo caminho já foi trilhado.

    E (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 5:36 pm

    Aí aparecem os abutres pró-MS e dizem:
    “Estão vendo? Estão devolvendo os PCs porque o usuário não gosta de Linux”.

    E os mesmos abutres sugerem: “Vamos ajudar as ‘empresas’ que fornecem software (portanto, a MS) que as pessoas não vão recusar.”

    Isso no 1o. mundo.

    Aí os governos do 3o mundo vão querer também conceder incentivos fiscais para ‘empresas’ do 1o. mundo (a MS), por causa dos “custos”.

    Tudo bem, no 1o. mundo pode ser relevante essa taxa de devolução.

    Mas aqui no 3o. mundo não é importante, principalmente se for comparada ao número de PCs que não foram devolvidos e ganharam Windows pirata.

    Fellype (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 5:38 pm

    Fatos são fatos. Não há como negá-los.
    Acredito que o Linux passará a ter maior aceitação por parte dos usuários dentro de uns 10 ou 15 anos, quando as crianças de hoje se tornarem consumidores. Já que muitos países com projetos educacionais utilizando computadores estão optando por Linux, tais crianças provavelmente estarão mais familiarizadas com o sistema.
    Já os macacos velhos…

    Suhanko (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 5:49 pm

    Não é bem assim. Ontem um colega trouxe o desktop que comprou com linux. O drive de DVD não lia nada, o teclado estava com mais de 1 segundo de delay com kurumin instalado.
    O kurumin estava bonitinho, mas a máquina toda emporcalhada. Se cai na mão de um “ténico”, a primeira coisa que ele faz é formatar e colocar rwinblows.
    Por fim,ele solicitou a troca da máquina por uma funcionando adequadamente e ficará com Linux mesmo.

    A falta de pessoas com a mínima competência para fazer uma instalação limpa é a principal causa da troca de sistemas IMHO.

    O problema é a rejeição cultural.

    Como já foi dito, daqui à algum tempo quando nossas crianças estiverem familiarizadas com Linux a aceitação será maior.

    Não adianta chorar o leite derramado é assim mesmo.

    Se a aceitação não é de 100%, pelo menos não é de 0% o que já é um começo.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 7:13 pm

    E ainda bem que Linux não é 100%, mania de achar que serve pra todo mundo.

    cardoso (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 7:36 pm

    Dércio, o iPod foi killer-app pro Mac. AONDE? O Mac foi lançado em 1984, já saiu com a percepção geral de que era superior a tudo que existia no mercado. Bill Gates que o diga.

    O iPod foi lançado em 2001. A versão Windows do iTunes saiu com um ano de vida do produto.

    Você quer dizer que Steve Jobs ficou DEZESSETE ANOS dizendo que “YEAR(NOW)+1 será o Ano do Mac”?

    O que o Linux precisa é gerar uma experiência para o usuário tão bem-resolvida e “simplesmente funciona” quanto o OSX.

    Até porque convenhamos, se fosse por estranheza ao Windows os Macs teriam taxa de devolução altíssima também.

    Troll (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 8:46 pm

    ninguém devolve maquinas windows pq ja estão acostumados com os bugs do mesmo.
    Os problemas do windows ja veem de longa data que os usuários nem mais reclamam, afinal sempre foi assim.

    Dorival (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 8:59 pm

    Aprendi uma coisa nessa minha estrada de revenda de informática, o Linux deve ser estimulado a adoção, mostrando suas vantagens sobre o sistema “falho” dominante. Tentar empurrar o mesmo, com objetivo de se conseguir vender algo mais barato só vai dar nisso que está acontecendo.

    Tenho no meu show room na empresa, só PC com Linux, rodando o FC9 com todos recursos do beryl e toda parte de mmidia ajustada, isso ligado a um HomeTheater, a meninada chega na máquina e pergunta ? é o VISTA, ai lhe informamos que é algo muito melhor !!!

    Sei lá, forçar o linux não dá resultado !!! Isso é claro em Desktop, servidor já é outra história !!!

    Philippe (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 9:20 pm

    Acredito que existem 2 grandes problemas:
    1) Máquinas mal configuradas: Ouvimos isso de praticamente todo usuário que escreve um feedback aqui “tive que instalar Ubuntu”, “troquei por OpenSuse”, “formatei a distro desconhecida e bugada e coloquei o Fedora”.
    2) As distros vêm com muitos programas ruins, mal acabados, e poucos programas ótimos (como o OpenOffice, Firefox). Não temos um bom programa de tocar audio, mas muitos meia boca, o mesmo acontece com programas para scanner, gravador de cd (k3b é muito bom, mas…), edição de video.
    Acredito que com a popularização do Linux muitas destas necessidades serão supridas por programas proprietarios (já temos Skype, falta Y! Msgr, MSN (esse vai demorar), etc

    “prendi uma coisa nessa minha estrada de revenda de informática, o Linux deve ser estimulado a adoção, mostrando suas vantagens sobre o sistema “falho” dominante.”

    Concordo, mas aí pecam as distribuições e os fornecedores que não treinam os vendedores na ponta pra conhecerem o produto que estão vendendo. Não tem evangelizadores que mostram a vantagem. Puxa, só de não ter de preocupar com vírus e spyware já é uma bruta vantagem! Tem os efeitos gráficos fantásticos e bem mais leves que o Vista! Tem ótimas ferramentas, embora não sejam tão populares quanto as do Windows, se a pessoa tiver conhecimento, consegue trabalhar normalmente!!

    Outra coisa que falta, é conseguir atrair as empresas que desenvolvem softwares para a plataforma Windows que tem grande aceitação para portarem pro Linux! Ou então conseguir que as ferramentas pra Linux tenham versão pra Windows que rodem bem pro cara ficar mais familiarizado!

    Pessoal, lembrem-se que o objetivo do Linux NÃO É de dominar o mundo! Essa filosofia é da Microsoft.

    Estamos aqui para ser uma alternativa… Só isso.
    Quem quiser utilizar, sinta-se a vontade, pois estamos de braços abertos para recebe-los!

    E não adianta querer enfiar goela abaixo um sistema operacional totalmente diferente do que o usuário está acostumado a utilizar durante 20 anos.

    Um exemplo: Eu tenho um DVD do OpenSolaris aqui. Dei o boot (no modo live-dvd) e ele reconheceu todo o hardware, a não ser a placa de rede (Marvell Yukon). Eu só não instalei ele definitivamente porque estou sem paciência para fazer a placa de rede funcionar (e isso é simples de fazer).

    Agora vocês acham fácil, um usuário de 30 anos de idade (com 15 anos de experiência com Windows) migrar de Windows para Linux?
    Isso NUNCA irá acontecer.

    É prático e cômodo parmanecer do jeito que está.

    E não é nada prático e/ou fácil estudar um novo sistema operacional para poder utiliza-lo, ainda mais um usuário com 15 anos de experiência somente em Windows.

    Quem utiliza Linux, OpenSolaris, OpenBSD? Geeks, como nós!

    Usuários NUNCA irão utilizar esses sistemas operacionais por pura e espontânea vontade.

    Se o usuário sente-se a vontade com o Windows, ótimo para ele.

    Eu, por exemplo, sinto-me muito bem com o meu Debian.

    Att,
    Renato

    Paulo Diovani (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 12:12 am

    Particularmente, acho que a demanda do GNU/Linux está muito bem como está atualmente.
    Quem se interessa, seja por aprender a usar um SO diferente, para trabalhar com servidores, ou por ser livre, instala e aprende o precisa em pouco tempo.

    Esperar que o Linux substitua o Windows completamente nas casas dos usuários é utopia.

    Mac OS X não faz sucesso aqui porque não dá pra piratear. E Linux, arrisco dizer, que é por ter muitas opções… O usuário não quer escolher entre KDE, Gnome, Xfce, Fluxbox, E ou o raio que o parta… Usuário não quer opções, só quer usar o que todo mundo usa, e que funcione.

    E ser livre de vírus é uma vantagem temporária, afinal, qual é o hacker que iria criar um vírus para atacar menos de 1% dos PCs do mundo? E até Windows seria livre de vírus se os usuários utilizassem uma conta limitada para uso cotidiano, e uma admin apenas para instalações. Aliás, o Ubuntu com seu sudo-faz-tudo por aí é uma porta aberta para código mal-intencionado.

    Uma coisa que me decepciona sobre Linux é a quantidade de Distros existentes… Porque diabos lançam uma distro nova por semana? Será que esse pessoal não entende que isso só dificulta as escolhas dos usuários? Além de fazer surgir várias distros meia-bocas quando poderia ter uma boa.

    Job (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 12:23 am

    Todo dia um novo usuário que nunca uso pc começa a usar Linux,
    todo dia, um velho usuário Windows, pega o Office 2007 bugado e que é muito diferente do Office 20003 e não reclama.

    As pessoas gostam de ser rebanho. Em algumas culturas existem um pouco mais de disposição.

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 1:33 am

    E a proporção? Quantas máquinas vão com o Windows e quantas vão com o Linux? Se 9 saem com Linux e 1 com Windows, a proporção na devolução está muito boa… &;-D

    Ei, muita gente está misturando as coisas nos comentários…
    Estamos falando de netbooks, com Linuxes perfeitamente instalados e configurados ao hardware, é pegar e usar. Nenhum problema de distros porcas ou mal configuradas aqui.
    E ninguém compra um netbook para ser sua primeira máquina, essencialmente eles são para quem já trabalha com computadores. Obviamente, muita gente compra sem nunca ter ouvido falar em Linux, talvez alguns achando que no máximo isso seja uma “outra marca de Windows” mas que deve funcionar do mesmo jeito. Claro que funciona do mesmo jeito, faz todas as mesmas coisas (ainda mais levando em conta os fins de um netbook), mas essas pessoas querem simplesmente continuar usando os mesmos programas que já usavam (e sinceramente nem dá para criticá-las por isso), e das mesmas maneiras que aprenderam antes.
    As máquinas são devolvidas não porque o Linux é ruim ou não possa atender às necessidades desses usuários, mas porque os usuários não queriam nem querem usar outra coisa que não Windows, e muitos certamente nem sabiam que “o Windows” que vinha instalado “não era bem igual ao Windows”, ou que não rodava “Wôrdi” e MSN!

    Já comparar com Mac é outra história completamente diferente.
    O verdadeiro “killer-app” do Mac é a exclusividade, no sentido mais literal. Daí pode ser tudo diferente e não rodar nada conhecido, mas o que importa é que Mac não é coisa para qualquer pé-de-chinelo. A bagaça não precisaria nem funcionar direito, mas se custa caro é porque é coisa da boa, ou pelo menos tem um enorme charme de usar…
    Quem compra um Mac, compra com todo o prazer de comprar e de se dispor a aprender algo novo, acho que ninguém pode duvidar disso…

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 1:56 am

    Isso que dar querer vender o GNU/Linux como um “Windows genérico”. Querem clientes/usuários fiéis e multiplicadores? Ensinem a eles a respeito da liberdade e altruísmo. De quebra muitos deles se juntarão à comunidade como reais colaboradores.

    jrstravino (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 2:01 am

    Cardoso,
    Discordo, quem compra um MAC sabe muito bem o que esta comprando, é um produto caro, de altissima qualidade, não tem como ter alta taxa de devolução com um produto para um perfil de consumidor que a Apple tem.
    Muito diferente de quem compra um subnotebook apenas pelo preço baixo e depois se assusta ao ligar o treco e ver que tem um sistema que ele não sabe usar.A devolução destes produtos é inevitável mesmo que viessem com uma macosx86 instalado seria devolvido…o consumidor é de outro nivel…

    Não adianta, Mac e Linux é para nichos e publicos diferentes, os 95% restantes vão querer usar o windows, é o que eles sabem usar independente da qualidade do sistema…

    foobob (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 2:04 am

    Cada um tem seu nicho de mercado:
    Linux: nerds, geeks e stallmanistas
    Mac: designers, emos e omos
    Windows: povão e maria-vai-com-as-outras

    Mas me apresso a dizer que Linux nunca vai ter um killer app exclusivo: fontes abertas significa ports para plataformas que o desenvolvedor original nem sonhava, inclusive talvez contra seus princípios éticos/morais/religiosos/frescurais.

    @foobob

    Faltou uma possibilidade importante:

    Linux: nerds, geeks e stallmanistas e quem não aprendeu a usar outro SO antes
    Mac: designers, emos e omos
    Windows: povão e maria-vai-com-as-outras

    Lewis (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 4:14 am

    Cardoso disse: O que o Linux precisa é gerar uma experiência para o usuário tão bem-resolvida e “simplesmente funciona” quanto o OSX.

    Concordo plenamente!

    Acredito que daqui uns meses ou anos teremos uma forma de setar no primeiro login de um usuario uma interface “Televisão” igual do MAC, onde ou voce aumenta o som, ou troca de canal!

    Ou abre o browser, ou abre um Multimedia Center, ou abre o IM/VOIP/WEBCAMCONFERENCIA

    Tudo GPL com kernel do Linux, ou melhor, um GNU/Linux.

    E tudo com botoes bonitos e grandes, numa barrinha fixa ou icones na tela. Pode até ser usado algo como no Xandros do Eeepc, opa, já existe!

    a (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 5:14 am

    quem lê os manuais de um aparelho de DVD? eu! mas a maioria das pessoas não vao além do play, pause, stop.

    kd o msn? kd o menu iniciar? pq essa barra ta la em cima? vou baixar o msn e instalar…. essa coisa não presta!!!!!!

    a popularização do linux passa pelas escolas e universidades antes de chegar no shoppingcenter

    “Quem utiliza Linux, OpenSolaris, OpenBSD? Geeks, como nós!

    Usuários NUNCA irão utilizar esses sistemas operacionais por pura e espontânea vontade.”

    Essa não é a opinião da Canonical, Mandriva e Kurumin entre outras. A idéia deles é abrir novos mercados e o que está acontecendo agora é analisar o motivo do fracasso pra ver onde errou e corrigir o rumo.

    alex (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 10:03 am

    Um usuário de 30 anos e 15 de uso do windows muda?
    Sim, muda, eu tenho 41 e uso linux há quase 3 anos, por gostar da filosofia do SL.

    Acho que a principal questão aqui é realmente o hábito (mau)de estar acostumado a usar ms e a falta do msn.

    A questão dos royalts lá nos EUA não existe, diferentemente daqui.

    São mundos diferentes.

    Outra coisa é como já foi dito, a criança ser apresentada primeiro ao linux e depois ao outro. Esses provavelmente não devolveriam.

    Jorge (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 10:09 am

    Êpa, pera aí! “Quem utiliza Linux, OpenSolaris, OpenBSD? Geeks, como nós!”…

    Olha, não sou Geek e utilizo Linux há mais de 3 anos!!! Nada contra os Geeks, muito pelo contrário, mas existem muitos usuários como eu que simplesmente enxergaram que além do Windows existe vida mais inteligente e acessível a todos. Hoje com Ubuntu, Mandriva, Fedora etc…, essa transição é quase indolor.

    Abraços

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 10:36 am

    “Olha, não sou Geek e utilizo Linux há mais de 3 anos!!! Nada contra os Geeks, muito pelo contrário, mas existem muitos usuários como eu que simplesmente enxergaram que além do Windows existe vida mais inteligente e acessível a todos. Hoje com Ubuntu, Mandriva, Fedora etc…, essa transição é quase indolor.”

    Olhem aí, o “elo perdido”! &;-D

    E (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 11:51 am

    O estranho dessa história é justamente a devolução.

    Não é avisado que o sistema não é Windows? Não há uma descrição do produto na loja ou no site?

    Isso também é culpa do fabricante do hardware que põe uma etiqueta com o símbolo do Windows. Isso é propaganda enganosa.

    Lá onde foi feita a pesquisa não existe direito do consumidor? Quem compra um produto pensando que é outro tem o direito de devolver.

    Mas também há culpa da massa, que não sabe o que é sistema operacional nem software.

    Os leigos pensam que o hardware funciona por si só, e por isso compram o notebook/PC pensando que vai ter sempre as “funções” que eles viram na máquina do vizinho.

    E (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 11:54 am

    Onde foi dito:

    Lá onde foi feita a pesquisa não existe direito do consumidor? Quem compra um produto pensando que é outro tem o direito de devolver.

    Entendam:

    Lá onde foi feita a pesquisa não existe direito do consumidor? O consumidor tem o direito de se informar.

    E (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 11:57 am

    Outro problema para o direito do consumidor: teclados com a logomarca da Microsoft.

    Isso sugere que o sistema é Microsoft.

    PS:

    O consumidor tem o direito de se informar… sobre o que está comprando.

    Mas deveria ter o dever de se informar sobre o mercado de software.

    ricardOS (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 2:14 pm

    Concordo com o Dorival:
    “ñ adianta empurrar o Linux o usuário tem de querer, desejar” (em minhas palavras)

    É por isso que ñ se devolvem o MAC, pelo menos atualmente, porque é objeto de desejo, é reconhecido em suas qualidades ao lidar com vídeos, etc. E quem adquire o MAC quer o MAC e ñ o encara como substituto quebra-galho do Windows.

    O Linux tem qualidades importântes sobre o Windows:
    1-é mais estável
    2-é mais rápido, eficiente
    3-é mais versátil
    4-é mais seguro (ñ só pela falta de virus, mas por sua estrutura melhor elaborada, tanto é que no último concurso de invasão de redes, até onde eu me lembro, só o MAC e o Windows foram invadidos e o Linux ficou intacto)
    5-e ainda outras vantagens…
    A usuabilidade do Linux eh boa, mas ainda tem alguns problemas com relação a alguns hardweres que ñ são suportados. Mas mesmo que a questão dos hardwere’s ñ suportados fosse idêntica do Windows, o usuário ainda ñ vai ter um grande interesse em usar Linux, exemplo:

    1)custo????
    Aqui no Brasil, o povo, corrupto por natureza, ñ vai pagar as licenças do Windows mesmo, então este ñ le custa nada, e raramente vão ser incomodados por isso.
    E lá fora, no primeiro mundo, eles tem dinheiro para pagar essas licenças.

    2)As atuais vantagens?????
    As vantagens citadas acima ñ os interessa para os motivarem a usar o Linux, pois acham que se aplica só a servidores ou até as desconhecem.

    Entao quando vão sentirem-se motivados a usarem o Linux:

    Simples. Quando o Linux oferecer algo a mais, mas algo que seja do desejo deles, tipo:

    1)Sucesso do Firefox sobre o Internet Explorer.

    O que motivou muitos a instalar e se adaptar a algo novo como o Firefox, que era igualmente gratuito?
    Foi seus atributos de facilidade: as abas, plugins,…,eficiência, coisas que o Internet Explore ñ oferecia, pois tava parado no tempo porque ñ tinha concorrentes até então.

    Um amigo meu me disse com respeito ao motivo de ele ter começado a usar o Firefox (usuário Windows):
    “Eu tentei a manhã inteira ver o resultado da minha prova na faculdade, mas o Internet Explore ficava ali parado, travado…, então, louco de raiva contra aquela droga eu instalei o Firefox e na primeira tentativa ao usa-lo vi o resultado de minha prova.”

    2) Eu pude atestar pessoalmente como os efeitos 3D, cubos, transparência… fizeram sucesso entre vários usuários Windows (Eles ñ podiam,até então, ter nada igual no Windows deles, e mesmo hj ñ tem no mesmo nível, seja no requisito hardwere ou execução). Nunca antes vieram me perguntar sobre o Linux, foi só nessa ocasião que eles tiveram algo a mais,que lhes causaram interesse.

    Conclusão:

    Não adianta o Sistema Operacional (SO) ser superior, o usuário comum só vai ter motivação, desejo, em trocar de SO quando os programas que lhe oferecerem em conjunto com este SO for algo que ele ñ tem no SO atual, for algo superior, e ñ iguais ao que ele já usam e com o desconforto de uma nova adaptção ao programa.

    Nota:____A superação do Linux (no requesito qualidade, abrangência, usuabilidade de seus programas) estão aumentando progressivamente, ano a ano sem parar. A 4 anos atrás todos me perguntavam; “Para que perder tempo com essa coisa ai?”.Hoje o papo é outro; “Esse tal de Linux também…” Acredito q daqui 5 anos muitos talvez digam; “Vc também usa Linux?”

    a (usuário não registrado) em 9/10/2008 às 2:27 pm

    vc compra um sapato, ta apertado? vai la e troca. ta la o numero, vc comprou de bobo, mas vc pode trocar. o povo quis testar o linux, alguns nao gostaram e devolveram. o segredo ‘e aprender com os erros e entender pq elas estao retornando esses produtos.
    eu realmente nao tenho ideia do q seja, sendo um netbook nao deve ser falta de jogos, msoffice, adobe, macromedia. acredito q seja s’o falta de costume mesmo ou seja o caso em q o normal desconforto na utilizacao destes aparelhinhos tenha sido confundido pelos usuarios e o pinguin pagou pato (trocadilho!!).
    um usuário com uma experiencia anterio com linux saberia diferenciar q ele nao produz bem pq o teclado ‘e pequeno e nao pq o openoffice nao ‘e o msoffice.

    cristo (usuário não registrado) em 10/10/2008 às 1:45 pm

    @Philippe

    Ei amizade, então o Amarok é um programa meia-boca?
    O K3B e gnome-baker são gravadores de cd meia-boca?
    O DigiKam é um gerenciador de fotos meia-boca?
    O Vuze é um gerenciador de torrents meia-boca?
    O Kopete e o Pidgin são ferramentas de chat meia-boca?
    O Kaffeine, o MPlayer, o VLC e o Totem são players de video meia-boca?
    O Compiz-fuzion é um gerenciador de janelas meia-boca?
    O Thunderbird é um gerenciador de emails meia-boca?
    O Griffith é um gerenciador de filmes meia-boca?
    O Avidemux é uma ferramenta de gerenciamento de filmes (tipo o movie-maker do windows) meia-boca?
    O Gimp é uma ferramenta de imagens meia-boca?
    O MLDonkey é um gerenciador downloads meia-boca?
    O Firefox 3.1 é um browser meia-boca?
    O Eclipse é uma IDE meia-boca?
    O Inkscape é um vetorizador meia-boca?
    O Blender é um modelador/game enginer meia-boca?
    O Camorama é uma ferramenta de uso de webcam meia-boca?
    O effectv é uma ferramenta de efeitos com webcam em tempo real meia-boca?
    O Akregator é uma ferramenta de RSS meia-boca?
    O FilleZilla é um gerenciador de ftp meia-boca?
    O Ardour é uma ferramenta de controle de audio meia-boca?
    O Audacity é um outro gerenciador de audio meia-boca?
    O KWrite é uma ferramenta para escrever meia-boca?

    Isso pois não quis citar mais, pois todas essas ferramentas ai em cima dão de 10 a zero em muitas ferramentas do windows. Ainda tem mais só que não estou lembrado no momento.

    ricardOS (usuário não registrado) em 10/10/2008 às 7:30 pm

    Sr. Cristo,

    eu ñ disse que estes programas são meia-boca, porque ñ são.
    O que eu disse é que eles tem de oferecer algo a mais, no sentido de funcionalidade ou praticidade, que motive alguem que use o Windows a querer a usar o Linux.

    Eles ñ querem usar o Linux por ser gratuito:
    O Windows da maioria esmagadoras deles custou no maximo 10,00 lá na Sta. Efigênia, ou ele pegou o cd de instalação do Windows de um amigo emprestado.

    Eles ñ querem usar o Linux por ser muito mais seguro:
    usuário normal de computador ñ se preocupa muito com segurança, a maioria deles nem sequer atualizam o antivirus, pelo menos foi o que vi em várias pesquizas. E por ai vai.

    Vou citar só um exemplo comparativo:
    K3b x Nero
    São programas completos de gravação, tanto para CD’s como DVD’s.
    São fáceis de usar, mas cada um tem a sua particularidade.
    Então, porque alguem que já ta acostumado a usar o Nero, vai querer usar o K3b?
    Não eh trocar 6 por meia-duzia, mas com a desvantagem de ele ter de conhecer particularidade, que embora fáceis, ainda levariam algum tempo?

    Agora, como citado, veja o Firefox x Internet Explorer
    Hoje ele ocupa 1/5 dos navegadores ou até mais (agora o Internet Explorer está andando atrás, copiando) Pode parecer pouco, mas se vc analizar alguns fatores como o fato do Intenet Explorer já esta na mão d quem compra Windows (ou seja, porque eu vou instalar outro navegador se já tenho este aqui fácil na minha cara?), isto é uma revolução.
    O Firefox era mais fácil de usar que o IE6 quando começou a arrebentar, tinha abas que organizava a navegação, uma pancada de plugins, era mais seguro etc…, coisa que o pessoal do Windows teve de correr atras lançando o IE7 e sei lá se já lançou o 8 senão iam perder a maioria neste mercado de navegadores.

    Volto a repitir, para que a maioria dos usuários comum tenha interesse em usar o Linux, os programas do Linux (ou um numero razoavel deles) tem de ter algo a mais que ele ñ tenha no Windows, seja nas funções, praticidade, etc, para que este usuário vença a sua natural passividade e preguiça (ao ouvir falar bem dele, porque essa propaganda seria algo inevitavel) e se arrisque a experimentar algo novo. Caso contrario, sendo semelhantes, ele vai ficar onde esta, pra que mudar?

    Eu só uso Linux, e todos esses programas citados acima são suficientes para eu ñ carecer de nada que se tenha no mundo Windows, mas infelizmente, para atrair usuarios do Windows eles tem de ter algo a mais, senão ñ estes programas ñ se farão notórios, ñ se farão propaganda boca-a-boca deles, ñ causarão desejo de serem usados (e tão pouco o Linux por tabela), enfim, concluindo, embora o Linux seja superior e seu programas bons eles serão devolvidos em outros países, ou substituidos por piratas no nosso pais, que é formado por um povo basicamente corrupto por natureza (na verdade nossa caracteristica principal é o comodismo e em função disso ocorre a corrupção para evitar o trabalho, o famoso jeitinho brasileiro).

    Mas eu acredito que aos poucos essa superação esta acontencendo por causa do poder do código aberto.

    Lewis (usuário não registrado) em 11/10/2008 às 2:27 am

    Tenho dito e REPITO:

    Comparem a taxa de devolução do eeepc da Asus, que afirmou dezenas de vezes que vendeu pra caramba o equipamento, com esse da MSI.

    O problema foi a escolha do SUSE que diferente do Xandros não foi customizado especialmente para esse equipamento!!!

    Pensem e parem de trollagens.

    O Xandros ta muito mais intuitivo, parece até que a Apple (urgh) que fez!

    Paulino Michelazzo (usuário não registrado) em 12/10/2008 às 9:07 pm

    Alguns pontos a comentar:

    Certamente um dos motivos de menor adoção do Linux é a falta de marketing. Venho dizendo isso há pelo menos 5 anos e prova que o marketing é eficiente está na própria Canonical que, até ela chegar, somente distros mais “profissionais” (ou menos guetos) se sobressaiam no mercado. Da mesma forma o Firefox somente abocanha um naco a mais a cada dia pelo seu marketing bem feito. Enquanto tivermos ótimos produtos mas nenhum marketing para dizer que estes produtos são bons, ficaremos na berlinda. Isso pode soar heresia para a maioria dos nerds de plantão mas é a grande verdade.

    Aproveitando este gancho, adorei a falta de conhecimento de causa da grande maioria daqueles que aqui comentaram sobre Mac’s. Os Mac’s possuem uma taxa de rejeição muito alta para seus padrões mas não pelo software. O maior problema é quando a maçã vem podre, ou seja, com defeito. Aí meu caro, lotes e lotes são condenados.

    Quem usa Mac não é emo, omo ou qualquer outra coisa assim. Qualquer um dos que aqui comentam se participarem em eventos fora do país irão trombar com centenas de Mac’s e na maioria das vezes, em números maiores que notebooks PC’s. Isso acontece inclusive em “antros” como as DebConf, LinuxConf.au e outros grandes eventos. Simplemente é o melhor hardware com o melhor software. Somente isso. Como lá a nerdice e ao nível cultural é maior que aqui, mac vai muito bem obrigado, seja este PPC ou ainda Intel.

    Certamente o número de netbooks que estão retornando soam como um alerta para nós mesmos e que inclusive Mark Shuttleworth comentou na última OsCOM: precisamos ter uma interface e uma experiência para o usuário melhor do que a Apple. No dia que isso acontecer, retiro os três últimos softwares proprietários de meus Mac’s: o Aperture, o Skype e o sistema operacional.

Este post é antigo (2008-10-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.