Clésio Luiz em 22/01/2008 às 12:00 pm

Tomara que esse projeto possa, ou tomar o lugar do EXT3 nas distros, ou dar um incentivo pra terminarem logo o EXT4. O EXT3 atual está atrás em recursos que outros sistemas de arquivos possuem como o NTFS e o ReiserFS4. E isso é inconcebível para a poderosa, onipresente e onipotente comunidade do SL :-p

PS: eu sei, vai vc lá terminar o EXT4 se vc se acha o bom :-)

Paulo Brito (usuário não registrado) em 22/01/2008 às 1:30 pm

Cléssio, somente para título de informação, liste pra gente alguns aspectos que o NTFS está à frente do ext3, pode ser? Seu comentário me deixou bastante curioso sobre o assunto. Valeu.

Clésio Luiz em 22/01/2008 às 2:44 pm

O artigo da Wikipedia sobre o Ext3 é bem exclarecedor, dê uma olhada lá. Os artigos sobre NTFS e ReiserFS também devem ser lidos pra se ter uma imagem geral do assunto. Algumas coisas que poderiam melhorar em relação ao NTFS são bem obvias, como a checagem obrigatória a cada 30 inicializações, a falta de ferramentas de desfragmentação (embora pouca gente se preocupe com isso, ela ocorre sim) e algumas características de journaling que seriam bem vindas se implementadas.

cristo (usuário não registrado) em 22/01/2008 às 5:15 pm

Eu li sobre a parte de NTFS lá wikipedia, mas o conteúdo me pareceu muito duvidoso, sei que existe o sistema de lacre e criptografia de arquivos usando o NTFS, contudo se esqueceram de esclarecer alguns dos problemas sérios que o NTFS possui, um deles é sua capacidade de fragmentar arquivos, se você usar o NTFS por um tempo, algo em torno de um mês com instalação e desinstalação sucessivas de arquivos, você verá que toda partição estará totalmente fragmentada (eu já fiz isso e me arrependi).

O sistema de leitura de leitura e gravação de arquivos do NTFS é muito mais lento que o RaiserFS e EXT3, em muitos âmbitos.

Sobre a parte de jourling, nesse ponto acredito que NTFS é muito bom, bem melhor que o FAT32, as vezes até melhor que o EXT3, contudo acredito que para essa avaliação seja melhor verificar o benchmarketins já feitos.

Clésio Luiz em 22/01/2008 às 6:58 pm

Na verdade eu não sou grande conhecedor de sistemas de arquivos. Quis apenas ilustrar que o Ext3 carece de alguns melhoramentos, que estão sendo feitos no Ext4. Na Wikipedia tem tambem um artigo que mostra uma comparação entre os vários tipos de arquivos disponíveis. Lá dá para ver que tem várias coisas presentes no NTFS que o Ext3 não tem e vice-versa. Não que eu ache que um seja melhor que o outro.

LKRaider em 22/01/2008 às 7:09 pm

Melhor não olhar os *benchmarketings* =P

http://badtux.org/home/eric/editorial/benchmarketing101.php

Ah, e FAT32 não tem journaling.

Baltar (usuário não registrado) em 22/01/2008 às 7:13 pm

http://kerneltrap.org/Linux/Ext4_2.6.25_Merge_Plans

Baltar (usuário não registrado) em 22/01/2008 às 7:18 pm

Uma coisa que o ext3 precisa melhorar é o tamanho suportado por um arquivo. Por exemplo produtores de filmes não podem usar ext3.