Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Boot completo do desktop em 5 segundos demonstrado na LPC

Na Linux Plumbers Conference, 2 desenvolvedores da Intel (Arjan van de Ven, criador do PowerTOP, e Auke Kok) demonstraram o Fedora e o Moblin, ambos profundamente modificados, dando boot em 5 segundos em um Eee PC. O Fedora sem modificações, rodando no mesmo Eee, deu boot em 45 segundos.

É tão rápido, que os desenvolvedores tiveram que erguer o micrinho e mostrar para a platéia – o boot se completava antes de dar tempo de o projetor sincronizar.

E não é aquela contagem de tempo em que o desktop entra no ar e a inicialização continua em background: em 5 segundos, o ambiente gráfico está no ar, o NetworkManager está rodando, e a atividade de CPU e disco cai a zero.

O disco em estado sólido do Eee ajuda – em um Thinkpad, as mesmas modificações (em breve, em um kernel de distribuição perto de você!) levam a um boot em 10 segundos. No Eee, a distribuição fica assim: 1 segundo para kernel e seus módulos, 1 segundo para o init, 1 segundo para o X, e 2 segundos para o ambiente gráfico.

O LWN.net publicou um resumo das modificações (algumas bastante profundas) realizadas pelos envolvidos, e já sendo replicadas upstream, tanto no X quanto no kernel. Se você não assina o LWN, na semana que vem o texto ficará disponível para todos os interessados. (via lwn.net)

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    …e cai uma lágrima de felicidade do meu olho direito… :D

    Igor (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 2:52 pm

    Infelizmente a Intel está fazendo essas alterações em downstream no Fedora. Vamos torcer para que chegue logo ao upstream da distro, caso essas alterações não sejam tão dependentes de hardware.

    Igor, o texto referenciado explica sobre como estas alterações estão sendo enviadas (e recebidas) upstream, não apenas nas distribuições, mas também nos softwares individuais afetados.

    Ninguém (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 3:06 pm

    Imagino que tenha algo a ver com uma limpada geral nos scripts do init? Afinal, no micrinho, muitos servidores e daemons são completamente desnecessários e checar por eles é perda de tempo.

    O método é demonstrado no micrinho, mas tem aplicação geral. Como se lê no texto, com ele o boot de um Thinkpad foi reduzido a 10 segundos. O init tem seu papel nisso também, claro, mas há vários outros fatores envolvidos.

    Fernando (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 3:41 pm

    Existem várias variáveis para modificar para conseguir um boot rápido assim, é uma dor de cabeça… Muito mais fácil usar uma distro linux pequeninha e hibernar. No youtube têm vários vídeos mostrando o tempo de boot de netbooks, etc.

    Hum… que beleza… Se tem uma coisa que a maioria das distros ainda peca é no tempo de boot, que muitas vezes é muito alto, mesmo em máquinas antigas (ops, já vi o windows vista dar boot mais rápido que o ubuntu, na mesma máquina e com configurações parecidas. Mas foi diferença de 5 segundos).

    Como o Augusto citou, espero que as melhorias seja incluídas no linux e no Xorg, para que todos possam se beneficiar com ela.

    Ah, e realmente acho que o Linux faz checagem demais no boot, mas certamente só remover elas não faz o boot ser assim tão rápido.

    Dependendo se é ou não independente de arquitetura, pode ser que isto seja bastante útil em aparelhos móveis, como celulares, smartphones, etc, pois, até onde vi, o boot do pinguim nestes dispositivos normalmente é um pouco demorado.

    Parte ruim: e para quem gosta de ver as letrinhas subindo? Vai perder totalmente a graça! :-)

    já vi o windows vista dar boot mais rápido que o ubuntu

    Rapaz… então a coisa tá feia no Ubuntu!!! Nunca vi um SO mais lerdo pra dar boot que o Vista, dependendo da máquina dá até pra fazer (e beber), um cafézinho enquanto a máquina inicializa! ;)

    Rafael (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 5:10 pm

    Vou dar uma testada depois mas acho que meu Gentoo demora uns 10 s para dar boot. Isso numa máquina boa (Proc. Athlon64 X2 4000+) mas não top de linha.

    cristo (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 5:32 pm

    Meu openSuse demora cerca de 45 segundos para inicializar completamente (servidor apache, servidor samba, interface gráfica, entre um monte de coisas), mas esse SO ai apresentado se superou, espero que modificações venham logo para todos, pois 10 segundos de me deixariam com toda certeza feliz.

    cardoso (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 6:12 pm

    Será mais lento ou mais rápido que aquelas placas-mãe que vem com Linux no firmware?

    cardoso, se for um pouco mais lento (5 segundos a mais?) que aquele linux da asus, ainda sim será vantajoso, já que no caso da asus o negócio não permite tanta expansão – permite alguma? – quanto um sistema instalado no HD, onde tudo pode ser modificado (me refiro a instalação de novos softwares, armazenamento de arquivos, etc.).

    Obs: 2 segundos para o ambiente gráfico? Espero que não seja o fluxbox nem o twm :-) (o KDE aqui na minha máquina demora mais de 30 segundos para iniciar, Durão 1500 com 512MB de RAM e barramento 200MHz :-( ). O boot em modo texto demora em torno de 1min e 10seg, mais ou menos.

    Bullshico (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 7:55 pm

    E eu que acabei de testar o ArchLinux e eestava achando o máximo o boot dele…

    O ambiente gráfico é o que vem no EEEPC, alguem lembra?

    Por aqui também meu Mandriva não é tão mais rápido que o Windows XP no serviço. E o Vista com uma quantidade grande de RAM fica levemente mais rápido pra dar boot que o Suse no computador do meu irmão.

    Meu micro não sei porque faz tempo que não tenho Windows nele, hehehe.

    cardoso (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 9:05 pm

    Tenchi, é só curiosidade mesmo, pra ver qual solução foi mais otimizada. Eu acho aquele da Asus mais vantajoso não pela velocidade, mas por salvar a vida em caso de falha catastrófica no HD.

    Thomas Kaufmann (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 11:50 pm

    Poxa! Migrei do Ubuntu para o Kubuntu, pra fugir da lentidão do boot do Gnome e já fiquei feliz com o KDE. Esse aí então se tornou a menina dos meus olhos!!

    Cuidado com as comparações com o windows porque este usa o truque de iniciar a GUI logo e deixar um monte de coisas para serem iniciadas após o login. Quantas vezes você vê e aperta o menu iniciar mas nada do que você clica aparece logo ? Especialmente máquinas windows com muitos programas instalados e que são executados na inicialização levam muito tempo até que o sistema fique realmente utilizável.

    Além disso certas distribuições mais amigáveis tendem a habilitar os serviços (daemon) referentes aos pacotes que foram instalados na máquina. Muitas vezes a gente vê serviços como portmap, nfs, samba, etc em desktops que basicamente só acessam a internet individualmente. Cabe ao usuário desligar os serviços desnecessários também.

    Adelar da Silva Queiróz (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 12:11 pm

    O mais rápido que consegui melhorar em velocidade meu Ubuntu 8.04 foi para aproximadamente 20 segundos. Será que vai ser possível colocar essa melhora em outras ditros que não Fedora? …enquanto isto,,, espero :)

    jasonnfedora (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 8:35 am

    Segundo as informações o Fedora 10 vai iniciar muito mais rapido do que o Fedora 9, pois eles estão eliminando o RHBG usado durante todos esses anos na base fedora. A ideia é que o Fedora 10 inicie numa velocidade tambem estupidamente RAPIDA. Eu estou ancioso pela versão beta 1 que sai no dia 30. Ja teremos pelo menos uma ideia do que vem pela frente.

    queeeeeeeee loko!!! uso um dell inspiron 1525… TUDO praticamiente da intel… placa mãe, processador core2duo, video 965GM, etc…

    hauahuahuahauahu

    que felicidade… meu gentoo vai ficar muito mais rápido! hehehhe

Este post é antigo (2008-09-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.