Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Banda larga já conecta 2,5 mil escolas públicas, revela MEC

O plano de conectar todas as escolas públicas do Brasil com internet banda larga já atinge 2.500 instituições, segundo balanço divulgado pelo secretário de Educação à Distância do Ministério da Educação (MEC), Carlos Eduardo Bielschowsky, durante o 52º Painel da Associação Brasileira das Telecomunicações (Telebrasil), na Costa do Sauípe.

Lançado em abril pelo MEC, o programa tinha como meta, já atingida, se conectar 2 mil colégios no primeiro bimestre. No total, o programa pretende conectar 56,9 mil colégios públicos até 2010, com 40% deles se beneficiam da conexão até o final deste ano.

Entre os problemas detectados nos primeiros meses pelas operadoras de telecomunicações, responsáveis pela infra-estrutura de acesso, é a falta de condição de algumas escolas em receber cabeamento.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    joao (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 7:25 pm

    eta povo que mente

    a13x (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 12:05 am

    não sei onde isso daí acontece
    mas sei que aqui em goiás não é
    tentamos colocar adsl em algumas escolas municipais, mas a brasil telecom queria enfiar frame relay (de 128k) por R$1.000,00 mensais por cada uma delas
    =/

    Fábio Capela (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 8:40 am

    Se o que eu presenciei aqui em Franca for uma amostra do que acontece no resto das escolas do país esse programa tem uma série de problemas provocados pela burocracia. A principal reclamação que eu ouvi foi de que a escola não tem autorização para contratar uma assistência técnica local para resolver problemas; se essa banda larga pifar eles tem que acionar o técnico autorizado em São Paulo (a 500Km de distância daqui), que chega a demorar duas semanas para vir verificar o problema. Como consequência,ví uma escola que já estava há um mês com metade do laboratório de informática sem conecção e outra que desistiu de usar a conecção fornecida e contratou banda larga com um provedor local.

    A Linux Format de Julho tem uma reportagem fantástica, altamente positiva, sobre esta iniciativa do Governo. Segundo ela, 52.000.000 de crianças serão beneficiadas com laptops rodando uma versão modificada do Debian. “A maior migração do mundo!!!”.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 9:50 am

    “52.000.000 de crianças serão beneficiadas com laptops rodando uma versão modificada do Debian.”

    Quais? Aqueles que não foram comprados na ultima licitação?

    Isso ai tá com cara e cheiro de conversa de politico, aquela mesma de sempre, tipo, se temos aumento de preços na comida é pq o povo está comendo mais e coisas do gênero.

    Aqui na cidade, teoricamente, tem banda larga, mas só chega no centro e nos condomínios fechados, onde não tem escola publica, como fica então? Até pq a Telefônica já declarou que quase toda minha região já tem o serviço (isso é o que consta para a ANATEL), só falta nas cidade minusculas, onde eles não tem obrigação (ainda) de colocar.

    Luiza Drummond (usuário não registrado) em 11/06/2008 às 11:36 am

    Com certeza esse inicio de implantação vai gerar alguns problemas, não em relação ao programa da Linux que é ótimo segundo algumas referencias, mas até que o governo possibilite mesmo essa mudança vai levar algum e muito dinheiro. Mas sem duvida nenhum seria uma ótima oportunidade para todos os alunos da rede publica, afinal estamos vivendo a era da informação, onde as telecomunicacoes e as tecnologias em geral dão espaço a novas areas do conhecimento, e não é justo que parte da população, ou melhor grande parte dela não tenha acesso à toda essa informação. Quem quiser saber mais à respeito disso, pode acessar: http://computerworld.uol.com.br/telecomunicacoes/ lá se encontra tudo sobre o assunto.

Este post é antigo (2008-06-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.