Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Atheros contrata desenvolvedor do driver livre de suas placas para Linux

A Atheros sempre é lembrada quando se trata de suporte insuficiente ao desenvolvimento de drivers livres para seus produtos, por isso causaou alguma surpresa saber que a empresa contratou Luis Rodriguez, um desenvolvedor do ath5k, driver para Linux baseado em engenharia reversa dos produtos da empresa. Segundo ele, a razão da contratação é garantir que todos os produtos da empresa sejam suportados no kernel Linux.

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    cmd_barbossa (usuário não registrado) em 18/04/2008 às 3:00 pm

    Atheros, por favor, não produza drivers. Deixe isso para quem sabe fazer!!

    Apenas libere as especificações para os hackers do kernel!

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 18/04/2008 às 3:16 pm

    Deixa produzir. Afinal a empresa contratou o hacker criou o driver, o que é ótimo. Se os drivers que ele fizer pela Atheros forem Open Source melhor ainda e os usuários Linux agradecem.

    Barba (usuário não registrado) em 18/04/2008 às 4:10 pm

    agora soh falta a ATI fazer o mesmo que milhoes de usuarios linux vao agradecer ^^

    Marcelo (usuário não registrado) em 18/04/2008 às 4:41 pm

    Realmente o suporte Atheros não era legal…

    Abraços,
    http://www.galaxhost.com.br

    bruno buys (usuário não registrado) em 18/04/2008 às 4:41 pm

    A notícia é legal, mostra boa vontade da empresa. Mas infelizmente, existem limitações quanto a publicação de drivers de placas wireless que estão além do controle da atheros.
    Os ‘drivers’ de código aberto do projeto madwifi dependem de um módulo ‘hal’ proprietário, sem o qual eles não fazem nada. O novo driver ath5k procura se livrar dessa dependência, e o caminho pra isso é engenharia reversa. Não contam com apoio da empresa pra isso.
    O problema é que o órgão regulador americano para eletro-eletrônicos, o FCC, especifica que um fabricante de qualquer tipo de dispositivo que emita ondas não pode dar ao usuário meios de alterar o funcionamento do aparelho. Isso deve ser por receio de que comecem a aparecer emissores piratas de tudo que é tipo de onda, mal-uso do espectro eletromagnético, etc.
    Então, para não violar a lei, a atheros libera tudo que pode do driver, menos a parte essencial, que está escondida no hal.
    Meu notebook tem uma placa atheros que até recentemente não tinha suporte nativo. Tive que acompanhar um um tiquet no site do projeto madwifi, sem previsão de lançamento do suporte. No fim das contas saiu um patch obscuro que ninguém sabia o autor, só pra i386. Foi removido do site, depois colocado de novo…. uma história mal-contada. Só compila contra um certo snapshot do driver, ainda não foi incorporado ao tronco…. enfim, uma bagunça.
    Uma pena, pois as atheros são cada vez mais populares aqui no brasil, via notebooks acer. Pobre usuario….

    Isaac (usuário não registrado) em 18/04/2008 às 4:49 pm

    Meio off-topic, mas o melhor chipset wireless para Linux atualmente é o da Intel?

    Dante Basso (usuário não registrado) em 18/04/2008 às 4:53 pm

    Vitória da comunidade e do SL! Muito bacana ver que as empresas andam se preocupando um pouco com os consumidores de SL…

    Abraços

    agora soh falta a ATI fazer o mesmo que milhoes de usuarios linux vao agradecer ^^

    E ela está fazendo isso, para TODAS as placas, desde a Radeon 8000 até a Radeon HD3870. Mas como é algo muito complexo e milhares de linhas de código, só no ano que vem que veremos aceleração 3D. Mas a coisa está andando, a documentação está fuindo e o pessoal está implementando. Agora é questão de tempo pra ATI reinar no Linux como as placas de vídeo melhor suportadas.

    Meio off-topic, mas o melhor chipset wireless para Linux atualmente é o da Intel?

    Ao que parece, o melhor atualmente é o da ralink. Drivers 100% livres, documentação aberta. Suporte a todos os recursos necessários para auditoria de redes. Funciona só de plugar na maioria das distribuições Linux e também em vários outros sistemas livres como NetBSD, OpenBSD e FreeBSD.

    Esses chipsets são USB e são usados na maioria das placas USB atualmente (D-Link e Edimax). Recomendo a placa EDIMAX EW-7318USg, que utiliza esse chipset e já vem com uma antena ajustável que pode ser desencaixada, dando lugar a uma entrada para antena externa. Dá pra achar vendendo por R$80 por aí.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 3:42 pm

    agora soh falta a ATI fazer o mesmo que milhoes de usuarios linux vao agradecer ^^

    http://www.x.org/docs/AMD/

Este post é antigo (2008-04-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.