reinaldo (usuário não registrado) em 5/02/2008 às 3:00 pm

“Mais um passo rumo a liberdade… tecnológica foi dado pelo governo do Paraná.”

Um passo rumo a liberdade é uma lei obrigando o uso de um padrao que ninguem usa. Só sendo obrigado mesmo.

Em que mundo voces vivem?

tsc (usuário não registrado) em 5/02/2008 às 3:06 pm

depois falam porque eu reclamo de usuário final hehhehe.
Bem pode não ser usada porém é aberta ajudando assim uma compatibilidade maior do que ter um formato fechado que algum desenvolvedor de SL precisa se matar para entende-lo.

Manoel Pinho em 5/02/2008 às 3:24 pm

reinaldo,

Ninguém usa ? E o OpenXML, alguém usa também ?

Queria que o governo do PR fosse estúpido para padronizar nos formatos do M$ Office e depois gastar milhões de reais do contribuinte para fazer upgrades forçados para a versão mais nova do programa ?

Se você usa o M$ Office pirata o problema é seu mas querer que o governo faça isso é egoísmo e burrice.

tsc (usuário não registrado) em 5/02/2008 às 3:54 pm

e quando virar obrigatório, ele está impondo isso a orgãos do governo, se não que o governo esteja sendo autoritário e sim fazendo ter uma maior compatibilidade entre os setores, pois, imagine que você fez seu documento no M$ word e outro fez com outro editor e tem formato diferente. Quais dos dois estaria correto?
Os dois, pois não existe lei que obrigava o uso de certo formato, fora isso quem sofreria mais seria os users do ms word pois não tem compatibilidade com outros formatos.

sergio (usuário não registrado) em 5/02/2008 às 4:04 pm

Para o Reinaldo…
Entao voce é um que usa o M$ office? claro.. v. tem $$$ para pagar pela versao 2007 e usar apenas 2% do que ela oferece.. sendo que o Openoffice faria a mesma coisa… Bom… o $$$ é seu… o que eu nao gostaria é ver o $$$ do meu impoto (os 46%) de tudo que eu consumo, canalizado para outras coisas que nao um sistema social…
Usem Openoffice, Koffice.. nao somente por que é melhor, nao roda no revista. (aliás o leopard esta dando um show em cima do revista…http://www.zdnetasia.com/news/software/0,39044164,62033975,00.htm).

Mas usem por que é nosso, é livre, produz empregos, desenvolve mentes pensantes.. Precisamos de mais aguias, e menos carneiros béééé….

Sérgio.

ceti em 5/02/2008 às 4:04 pm

Hã? Como é que é?

ceti em 5/02/2008 às 4:06 pm

O meu “Hã? Como é que é?” é para o tsc.

thomas em 5/02/2008 às 4:32 pm

Engraçado o comportamento das pessoas.
É interessante como nos chamam de xiitas, mas no momento em que sua zona de conforto é alterada mostram-se muito mais radicais que nós!
Eu acho que a razão de se escolher um formato aberto é válida. Se o formato da MS não foi aceito é porque não convenceu ( ou comprou ) as pessoas de sua “interoperabilidade”.
Espero que a adoção do formatos abertos pelo governo continue. Se as empresas que adotam formatos fechados não querem perder mercado, então que suportem os requisitos governamentais.

Sandro (usuário não registrado) em 5/02/2008 às 6:21 pm

E também não tem problema garanto que alguem faz um plugin que funcione com word, você podera tanto salvar no formato odf como doc, mas o contrario é mais difícil porque gentilmente a Microsoft dificulta ou impede legalmente de você portar ou gerar dentro das especificações, que ela oculta, o formato doc. Sinceramente isso somente afeta a microsoft e não ao usuário final, a não ser que você seja um sócio da Microsoft, neste ponto eu entendo a sua posição quanto a imposição do governo.

não vai dar em nada. (usuário não registrado) em 5/02/2008 às 8:44 pm

Isto aqui é Brasil. Apenas mais uma lei que não será cumprida.

Se as leis, no Brasil, fossem sinônimo de seriedade, isto aqui seria um exemplo de moralidade e decência universal.

Por ex, temos Campinas (entre outras) uma cidade que teve uma lei sobre software livre (11.113/2001) que nunca foi cumprida. E ninguém vai pra cadeia, ninguém é chamado para depor em CPI ou seja lá o que for. E sabem o porquê? Por causa da maravilhosa palavrinha mágica “PREFERENCIALMENTE”. Preferencialmente, o gestor prefere o que ele quiser, e portanto, ele não viola a lei.

eje del mal (usuário não registrado) em 5/02/2008 às 9:47 pm

Sendo totalmente Troll e extremista:

O formato ODF é padrão ISO, e a MS só faz FUD com o OOXML.

Para quem não sabe, a ISO padroniza desde em qual sentido gira o parafuso atá o POSIX (que os OSs da MS não seguem), e todo mundo usa sem reclamar. Aliás, reclama-se quando não se segue o padrão.

Sendo assim, TODOS, inclusive o Reinaldo, tem por obriigação utilizar o formato, senão estará fora da lei.

Uma vez que é um padrão internacional, e que órgãos internacionais devem em breve exigir o ODF, é imprescindível que empresas e governos tenham por obrigação utilizar o formato. Esta é a lei.

Portanto a MS merece todas as críticas direcionadas a ela, pois além de não utilizar o padrão ainda o critica (como se a ISO padronizasse porcaria) e lança um substituto que só atende aos interesses dela. Detalhe interessante novamente utilizar “Open” como nome de produto, tal qual um tal de “Open Database Conectivity”. Alguém se lembra?

Aliás, se eu bem me lembro, não faz tanto tempo assim a MS costumava alterar seus formatos de arquivo para forçar a compra (veja bem, nunca foi uma atualização) de MS Office, seu carro-chefe. Isso foi até o MS Office … hmm … 2007, acho. O que prova que esta corporação não pretende manter estas práticas.

hneto em 5/02/2008 às 10:10 pm

Ninguém usa OpenDocument ?!? Mas, de qual planeta você é ? Aqui na nossa Terra existe um negócio chamado ISO, você sabe o que é?

Como administrador dos interesses da sociedade como um todo, o governo tem nada menos que a *obrigação* de regulamentar o uso de padrões abertos e de software livre em todos os casos onde isso for possível. O governo não é uma empresa que só busca o lucro ou a “produtividade”, escolhendo as ferramentas unicamente em função disto. Tudo que for desenvolvido em cima das ferramentas e padrões abertos poderá ser incorporado como patrimônio público, de todos, para sempre, sem dependência de um ou outro fornecedor. Todo o conhecimento acumulado na implementação e uso dos sistemas abertos reverte para a sociedade, não só para o governo ou para uma ou duas empresas.
Isso é liberdade !!!!
E para quem não conhece, essa decisão é perfeitamente afinada com as posições ideológicas do atual governo do Paraná, não é algo espúrio ou imposto pelo legislativo, felizmente não se encaixa no cenário do “não vai dar em nada”. Pelo menos até a próxima eleição, pois para a oposição a grana vai jorrar…

eje del mal (usuário não registrado) em 6/02/2008 às 1:12 am

Perdão. O finalzinho era uma interrogação.

ramos1berto em 6/02/2008 às 12:54 pm

Vamos por partes:
1 – A lei que ‘obriga’ os órgãos DO GOVERNO a usarem o formato é
perfeitamente válida, o governo do estado até onde eu sei tem o
direito de decidir o tpo de formato a ser usado para troca de infor-
mações. O principal é que haja um padrão, trabalho em uma grande
empresa e temos muitos problemas para trocar informações mesmo
entre aplicativos MS (versões diferentes).Um padrão ‘forçado’ cairia
muito bem.
2 – O problema real não é ‘ninguém usar ODF’ e sim ninguém usar
padrão nenhum (Insisto, versões diferentes de MS não conversam
direito entre si) e neste aspecto ‘obrigar’ os usuários a usarem
um formato é muito interessante.
3 – Um padrão aberto possibilitará a independência real de fornece-
dores no futuro (que vença o melhor nas licitações, sem tornar
o governo ‘refém’ do formato herdado).
Mas a ‘lei’ não resolve tudo (a meu ver) ], só vai ‘colar’ se houver
uma força tarefa de conversão dos arquivos já existentes, o que no
Brasil raramente é feito, pq toma tempo (e os governantes querem ‘mostrar’ serviço, ou seja tudo ‘consertar’ tudo com um decreto)
e por isso que logo logo esse vai ser mais um caso de migração
‘frustrada’ para Software Livre.

Rodrigo Cacilhas (usuário não registrado) em 6/02/2008 às 1:28 pm

Incrível como as pessoas não entendem a importância da padronização.

Padronização inibe gastos desnecessários e lucros indevidos. ISO existe pra isso também.

Se há padrões ISO e SI, que simplicificam o funcionamento da máquina pública, reduz os custos e inibe a pirataria e o enriquecimento ilícito, por que insistir em colaborar para o crescimento de empresas que sufocam a concorrência e de um mercado satélite clandestino?

Há muitas variáveis envolvidas, de qualquer forma. Se a ISO padronizou um formato factível de uso e que não favorece empresa alguma, obrigar seu uso no meio público é não somente promover a liberdade – apesar do sentido pejorativo dado ao verbo obrigar –, mas também demonstração de respeito para com os contribuintes.

[]‘s
Cacilhas, La Batalema

Giovanni.Satorno (usuário não registrado) em 6/02/2008 às 1:59 pm

Ola a todos os membros desta comunidade, saudações!
Sou Prof. de Informática para Concursos, e talvez possa ajudar nesta discussão.
Gostaria de salientar e deixar uma informação a todos. o governo do Brasil está deixando definitivamente de utilizar-se dos programas proprietarios, pois os mesmos oneram os cofres públicos (ou seja os nossos bolsos mesmo que indiretamente)quado teem que pagar os “roylt,s” (acho que é assim que se escreve perdoem-me é a pressa)
como Rodrigo Cacilas descreveu é reduçaõ de custos nas máquinas do Estado, Municío ou da Uniao..o Parána é, segundo soube, o estado que mais aderiu o uso de softwares livres em sua adm pública e por isso adotou tais medidas de normatização dos documentos entre as repartições públicas da sua adm.
Peçõ então que vejam como redução de custos e padronização de documentos públicos SEM PAGAR NENHUM CENTAVO (o Brasil pagava algo entorno de2 milhoes de dolares para os desenvolvidores dos softwares proprietários