Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ajustando a data e hora no D-Link 500B sem interface web

“Há alguns meses, eu publiquei em meu blog um tutorial que ensinava a desabilitar alguns serviços (incluindo a interface web) que vinham por padrão nos modens D-Link DSL-500B para melhorar a performance do dispositivo. Foi quando um leitor comentou que não sabia como configurar a data e hora do modem, já que, com a data errada, o modem usado como bridge não conseguia sincronizar-se com servidor algum.

Tendo em mente que o que roda por baixo do 500B é uma distribuição Linux baseada no BusyBox, venho partilhar com a comunidade uma forma que encontrei de ajustar a data e hora do modem usando Telnet. A má notícia é que o ajuste é perdido quando o modem é desligado, mas acredito que estou fazendo minha parte, dando uma singela contribuição. Ficaria feliz se alguém soubesse como tornar essa mudança permanente (talvez um script?)”

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com) – referência (tuxtoriais.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Obrigada por partilhar tão preciosa informação…
    Se descobrirmos como a mudança pode se tornar permanente, diremos!
    Beijocaas

    Cara o d-link 500b tem uma opção de sincronia automática com servidores mundiais de data e hora, eu habilitei pela interface web mesmo porque tenho uma regra que bloqueia o MAC address do pc da minha irmãzinha a partir das 23:30. Mas vou tentar descobrir qual é o comando para isso acontecer no prompt.

    As regras de bloqueio vc pode tambem editar diretamente no arquivo de configuração do iptables do modem.

    Ricardo C.S. (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 12:28 pm

    Tendo em mente que o que roda por baixo do 500B é uma distribuição Linux baseada no BusyBox, venho partilhar com a comunidade uma forma que encontrei de ajustar a data e hora do modem usando Telnet.
    E o BusyBox é distribuição agora, para ser baseada? :)

    Quase todo Linux embarcado usa o BusyBox, que é um executável com parte do GNU userland.

    man busybox, brow =)

    Creio que não está incorreto dizer que uma distribuição é baseada no Busybox – acho que até corresponde bem à realidade de algumas distribuições embarcadas, contendo o kernel, alguns utilitários essenciais e o Busybox.

    Estaria errado dizer que ela é derivada do Busybox, mas são coisas diferentes.

    Cara o d-link 500b tem uma opção de sincronia automática com servidores mundiais de data e hora

    Eu sei, tanto que escrevi isso em um post posterior, ENTRETANTO, a) não há uma opção para se ajustar a hora na interface web; b) nos servidores que vêm com o modem, a hora fica 1h atrasada e c) pode haver problemas de conectividade se o servidor não responde – tive um recentemente, não sei se estava relacionado ao servidor de tempo, mas tudo indica que sim, visto que ao desabilitar a opção, ele voltou ao normal.

    E o BusyBox é distribuição agora, para ser baseada? :)

    Por que vocês insistem em se prender a esses meros detalhes? :) O Shell que aparece quando logamos no modem via telnet é um shell proprietário da D-Link, com comandos exclusivos; é necessário digitar-se sh para acessar-se o shell propriamente dito. Logo, considero isso algo baseado no BusyBox, visto que o shell apresentado após o Logon não é exatamente o que encontramos em uma distribuição comum. Mas vocês entenderam, não é?

    Ah André mas ai vc esta querendo demais de um simples modem/roteador, seu objetivo eh ser uma alternativa econômica para acesso a internet com algumas coisinhas a mais.
    Eu recomendo você montar um servidor, pode ser até com uma maquina velha com duas placas de rede mas ai da para cria um firewall decente (com cache para ecomizar banda) e o Sarg para monitorar a atividade na internet.

    E para corrigir seus problemas basta fazer um update do firmware

    http://www.dlink.com.br/internet/

    Downloads > DSL – Modems

Este post é antigo (2008-08-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.