Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Adobe torna-se membro da Linux Foundation

“A Linux Foundation é um consórcio sem finalidades lucrativas dedicado a incentivar o crescimento do Linux. Nascida em 2007 a partir da fusão do Open Source Development Labs (OSDL) e o Free Standards Group (FSG), a organização patrocina o trabalho do criador do Linux, o finlandês Linus Torvalds, e recebe suporte financeiro de gigantes do mercado de TI internacional, como Fujitsu, HP, Hitachi, IBM, Intel, NEC, Novell, Oracle, AMD, Cisco, Motorola, Bull, EMC², Google etc. A fundação tem por função promover, proteger e padronizar o desenvolvimento do Linux, através do fornecimento dos recursos e serviços necessários para que sistemas de código aberto possam competir de igual para igual com soluções proprietárias similares.

A Adobe é o mais novo membro da Linux Foundation. Entre as atividades que a empresa deverá desenvolver como membro da organização, está especialmente o suporte ao desenvolvimento do sistema como plataforma para Rich Internet Applications (RIA) e tecnologias Web 2.0.”

Enviado por Rafael Peregrino (rperegrinoΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Cyber_ (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 4:11 pm

    Primeiro de abril também??? Já não sei mais no que confiar………

    Nícolas Wildner (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 4:12 pm

    Pegadinha do malaaaaaaaaaaaaaaaaando
    Rá!
    heheheheheheh

    Haha eh pegadinha mesmo todo mundo achou mque eh 1º de abril , mas eh verdade!!

    Quem me dera se portassem o Photoshop pra nossa plataforma… isso incluiria o Linux em outro “mercado”, e os custos acabariam sendo justificados no final… só falta ter a coragem/vontade/dinheiro ou seja la o que for.

    1º de abril, ou seja lá o que for.

    pelgrim (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 4:23 pm

    é notícia do dia 31. chequem a categoria :P

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 6:18 pm

    …e assim o software proprietário ganha mais força no mundo GNU/Linux. Adobe ganha; a liberdade perde.

    Eu acho que liberdade também pressupõe que existam softwares comerciais … ou não? Você também é livre pra escolher se os usa ou não.
    Particularmente sou a favor desse tipo de iniciativa de grandes empresas.

    Até onde posso entender o Adobe AIR é um sonho que se torna realidade, principalmente para desenvolvedores voltados à Web.
    Sem contar a generoza contribuição ao Linux especificamente, ja que teremos o Photoshop Express e cia logo logo em versão AIR.

    patito (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 8:49 am

    mas do quer necessario,não só de software livre vive-se no mundo.Bem vinda a adobe e que outra façam a mesma coisa,principalmente as de games.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 9:00 am

    A grande desvantagem do linux (e a razão de eu quase estar desinstalando o ubuntu lá em casa) é a falta de alguns softwares-padrão de mercado. Se a Adobe somente se comprometesse a lançar todos os seus produtos para windows e para linux, já seria um ganho tremendo para o linux como plataforma desktop.

    André Luís Toledo (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 9:25 am

    Tomara que isso insentive a adobe fazer uma versão do Photoshop que rode nativo em Linux, eu compraria!!!

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 10:34 am

    Paulo Pontes, que softwares-padrão lhe faltam?
    Tem o Gimp, o OpenOffice.org, acredito que isso já supra a necessidades de muitos.
    Aliás, que S.O. vem com “softwares-padrão” previamente instalados?

    Abraços.

    RJP (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 2:26 pm

    Softwares-padrão = programas que você “compra” no camelô a R$ 10, e que muita gente usa.

    Hugo (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 5:52 pm

    Um acroread 64 bits e um plugin para flash 64 bits que funcionasse em todos os navegadores e não apenas nos Gecko based ja seria de bom tamanho.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 3/04/2008 às 2:25 am

    Rodrigo Gregori em 1/04/2008 às 8:52 pm

    “Eu acho que liberdade também pressupõe que existam softwares comerciais … ou não? Você também é livre pra escolher se os usa ou não.”

    Isso é o que chamo de “liberdade exclusiva” ou “liberdade egoísta”, que é o conceito de liberdade aplicado a uma pessoa ou nicho, e não ao coletivo.

    A *sua* liberdade de escolher um software proprietário implica em certa extensão na *não* liberdade de um terceiro poder optar por um software ou acessar um serviço. Por exemplo, apoiar o formato/plugin proprietário Adobe Flash reforça o modelo de software e portanto dificulta ou impede o acesso a este tipo de conteúdo para todos aqueles que usam uma plataforma não suportada pelo formato ou simplesmente dependem de certos ajustes (p.e. deficientes visuais). Enquanto você defende sua liberdade de escolha você fere a liberdade alheia, por isso ela é exclusiva, egoísta.

    Diferentemente, na liberdade altruísta, todos possuem a plena liberdade de escolha e acesso; a opção de um não exclui a opção de um terceiro. Assim, se apoiássemos o SVG em vez do Adobe Flash, todos teriam a chance de gozar do conteúdo desse formato, independente da plataforma escolhida–mesmo que um cidadão crie uma plataforma única, ele ainda tem a chance de, através das especificações do formato e códigos livres, implementar seu próprio visualizador, por exemplo.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 3/04/2008 às 11:13 am

    perguntaram os softwares-padrão, vamos a alguns deles

    -uso muita conferência com audio e webcam com meus contatos no MSN (para fins profissionais e particulares). Até o momento nenhum IM para linux é compativel com conversas em vídeo e voz para o MSN, pedir para todos os meus contatos mudarem de rede não é uma opção.

    -O scanner é parte do meu dia-a-dia e praticamente nenhuma multifuncional funciona plenamente no linux. A minha lexmark 1125 tem um tutorial que saiu a menos de uma semana que promete fazer o scanner funcionar, ainda não fiz.

    -para quem trabalha profissionalmente com o Photoshop o GIMP é uma alternativa muito pobre (apesar de ter melhorado bastante e suprir o usuário casual)

    - A única parte em que realmente já podemos dispensar é o MS Office, pois o OO e o KO já atingiram uma maturidade razoável

    -para edição de video não há um sustituito livre a altura de um adobe premiere

    -OK, não vamos pegar pesado com coisas tao específicas como um premiere. VC filmou sua festa de aniversário e quer transformar aquela filmagem em um DVD maneiro, com uma tela de título e capítulos com fotos como vc faz com 3 cliques de mouse no nero. testei 3 programas recomendados pelo newsforge e nenhum faz direito.

    É justo que eu possa contar com softwares proprietários no sistema que eu quero usar, ou posso acabar por ser obrigar a “engolir” outro SO por falta de aplicações

    -uso muita conferência com audio e webcam com meus contatos no MSN (para fins profissionais e particulares). Até o momento nenhum IM para linux é compativel com conversas em vídeo e voz para o MSN, pedir para todos os meus contatos mudarem de rede não é uma opção.

    Pidgin, a versão mais nova 2.4 aceita

    -O scanner é parte do meu dia-a-dia e praticamente nenhuma multifuncional funciona plenamente no linux. A minha lexmark 1125 tem um tutorial que saiu a menos de uma semana que promete fazer o scanner funcionar, ainda não fiz.

    Isso e relativo e só comprar uma compativel, vi uma Samsung outro dia totalmente compativem com Linux…

    (…)

    Na parte do Photoshop e O.O e o K.O eu concordo, não que o Gimp seja inferior mas ele trabalha de uma forma diferente portanto não atende todo mundo, assim como o OpenOffice para mim ele serve perfeitamente mas para outras pessoas pode não servir totalmente.

    Ja para edição de video existe muitos programas bons sim, o Walacy escreveu um artigo falando sobre isso no Meiobit, mas creio que profissionais podem precisar do Premiere apesar dos que eu conheço 80% usa o Adobe Premiere pirata….para um amador que queira editar um aniversario de familia creio que não queira pagar tanto por um Premiere.

    Não sou contra software proprietário, e apenas mais uma opção e fiquei feliz com a noticia, espero que no futuro quando eu apresentar o Linux a alguem e a pessoa perguntar -Da para rodar Photoshop: e eu poder dizer sim hehe ja pensou!!!

    “-uso muita conferência com audio e webcam com meus contatos no MSN (para fins profissionais e particulares). Até o momento nenhum IM para linux é compativel com conversas em vídeo e voz para o MSN, pedir para todos os meus contatos mudarem de rede não é uma opção.”

    Meu kopete funciona.

    “-O scanner é parte do meu dia-a-dia e praticamente nenhuma multifuncional funciona plenamente no linux. A minha lexmark 1125 tem um tutorial que saiu a menos de uma semana que promete fazer o scanner funcionar, ainda não fiz.”

    Minha Epson Stlys CX3200 funciona muito bem.

    “-para edição de video não há um sustituito livre a altura de um adobe premiere”

    Nossa, eu adoro o Cinelerra! Uso ele junto com o Jahshaka (pós edição como o After Effects). Claro que o Premiere é ótimo, não discuto isso.

    “-OK, não vamos pegar pesado com coisas tao específicas como um premiere. VC filmou sua festa de aniversário e quer transformar aquela filmagem em um DVD maneiro, com uma tela de título e capítulos com fotos como vc faz com 3 cliques de mouse no nero. testei 3 programas recomendados pelo newsforge e nenhum faz direito.”

    Já tentou o MANDVD? Acho mais fácil que o do Nero!

    Mais que no “geral” seria muito interessante que empresas como a Adobe lançasse sua excelente suite para Linux. Eu compraria. (Porém não deixaria de usar o Cinelarra, o Kino e companhia, tem coisa que é bem melhor fazer neles)

Este post é antigo (2008-04-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.