Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Adobe inicia abertura de formatos de arquivo do Flash

“A Adobe lançou hoje o Open Screen Project, uma iniciativa para facilitar a penetração dos formatos de arquivo baseados em Flash para dispositivos portáteis, mas que tem influência direta no mercado de vídeos embutidos em browsers e projetos Open-Source.

O projeto é suportado por todos os grandes fabricantes de celular e equipamentos de telecom, e junto com outras estratégias de conteúdo da Adobe, como o Adobe Media Player, mostra que ela está investindo todas as fichas na Nova Mídia.

As implicações em Open Source também são bastante promissoras, já que com a especificação dos formatos e aberturas de API será possível levar projetos atuais a outros níveis, como por exemplo um aplicativo de autoração Flash (alguém se dispõe?).

Os pontos-chave da abertura são:

- Remover restrições de uso das especificações de SWF e FLV/F4V.
- Publicar a API da camada do Adobe Media Player que permite o porte para outras plataformas.
- Publicar or protocolos Adobe Flash® Cast™ e AMF.
- Remover taxas de licenciamento

Isso tudo é bastante promissor, e aponta para um futuro brilhante para esse mercado.”

Enviado por Ronaldo Ferreira (ronaldoΘracum·com) – referência (racum.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Barba (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 1:29 pm

    Graças a Deus!!! meu motorola a1200 q roda linux vai poder rodar flash em breve…

    A grande esperança é que projetos como o Gnash e o SWFdec tenham um grande avanço. Assim talvez os usuários de SO 64bits possam finalmente ter acesso pleno a conteúdo em Flash. No futuro poderemos ter suporte a Flash e 3D embutidos nas distros, que beleza. Só falta agora abrirem alguns formatos proprietários de multimídia. Aí seria o nirvana…

    Agora, não dá pra não pensar que esse movimento da Adobe teve uma forcinha da MS com a dupla Silvelight/Moonlight. O que a concorrência não faz heim…

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 4:44 pm

    Pois é, a Adobe é mais rápida do que a Sun nas promessas, a documentação já foi liberada:

    http://www.adobe.com/devnet/swf/
    http://www.adobe.com/devnet/flv/

    O navegador (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 8:04 pm

    A Adobe esta cada vez mais se firmando no mercado e sendo uma empresa inteligente esta aos poucos se intrgrando ao mundo aberto. Certo que o Silverlight da MS deu uma força.
    Mas esta indo.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 9:58 pm

    Não tenho competência para verificar o escopo que essas especificações recém liberadas englobam, mas espero que cubram todo o espectro de informações necessárias para que terceiros, sem restrições, construam tocadores e produtores de conteúdo Flash para qualquer plataforma. Sendo assim, esta é uma excelente notícia em prol da liberdade do usuário.

    Sempre critiquei a Adobe por manter em sigilo estas preciosas especificações, mas agora, assim como espero, terei que parabenizá-la–embora os motivos por trás certamente são meramente comerciais. Mais importante que a liberação de seus softwares é a disponibilização de especificações claras e completas.

    Se as especificações do flash forem mesmo liberadas, há uma chance bem grande que o flash venha a se tornar padrão – iso? – em animações na Internet, pois já mostrou que tem potencial para ser – só não me inventem de fazer sites inteiros em flash, que isso me dá nos nervos – mas até agora tinha o problema de não ser portável e nem permitir implementações de outros que não a Adobe.
    Quem sabe não tenhamos uma ferramenta de criação de animações 100% compatível com o flash? Quem sabe o ktoon? O projeto parece-me muito bom. Ou finalmente eu consiga assistir um vídeo no youtube com o gnash? Porque a última versão do flash player para Linux está impossível de usar, de tão pesada, tanto que uso a antiga ainda.

    E o engraçado é que no Linux temso vários players que são capazes de executar vídeos em flv. Nunca entendi como o pessoal do mplayer e xine fazem isso. e tocam às vezes melhor que próprio player que roda no navegador…

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 3/05/2008 às 3:39 pm

    po, tenchi, o flash do linux pode até ser pedado… mas a alternativa do Gnash simplesmente é mais pesado, trava ou simplesmente não funciona.

    Ainda fico com o da Adobe

    cristo (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 12:32 am

    Sites feitos em flash nada, sites inteiros feitos em flex, basicamente é isso quee com a liberação do Flash pode travar, pois flex é uma tecnologia realmente web 2.0, sem contar que funciona usando flash.

    Dessa forma estou até vendo, o mozilla firefox usando flash por default, sem a necessidade de plugins, ou então instalar uma distro no pc com o reconhecimento de tudo.

    Cara cada dia mais penso que morrir e estou indo para o céu

Este post é antigo (2008-05-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.