Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Acesso via rede elétrica poderá impulsionar Banda Larga no Brasil

“Já que chegamos aos dez milhões de usuários, será este o melhor caminho para se chegar aos cem milhões, democratizando de vez o acesso à banda larga no Brasil?

O Conselho Diretor da Anatel aprovou uma consulta pública para avaliar a transmissão de banda larga pela rede elétrica (PLC – Power Line Communication). Com esta modalidade de conexão pode-se se chegar a até 200 Mbps, enquanto na outras formas existentes atualmente no país o máximo é 30 Mbps.

Na prática, em testes realizados pela Aptel, no bairro Restinga, da periferia de Porto Alegre, envolvendo locais públicos como postos de saúde e escolas já se alcançou velocidades em torno de 60 e 70 Mbps. O Guia do Hardware tem mais informações para entender como funcionaria a Internet pela rede elétrica.

Enviado por barna nabex (barna·nabexΘmailinator·com) – referência (br.reuters.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    israroot (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 1:48 pm

    Moro no bairro Restinga de Porto Alegre e sei que o teste usando orgãos públicos daqui não é suficiente, pois poucos computadores estão funcionando e os que estão não são muito exigidos.
    Bem que eles poderiam me ceder um ponto pra ligar uns servidores… :)

    Joao (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 1:49 pm

    O legal é que esse tipo de acesso foi banido nos EUA por inviabilizar qualquer contato de rádio amadores no país devido a interferência.

    Espero que mais um tipo de acesso a ser explorado por operadoras sem regulação não acabe com um serviço importante como o RENER.

    cardoso (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 2:32 pm

    De novo?

    Quando surgiu banda larga no Brasil, ainda no tempo do ISDN JÁ existiam testes em dois prédios aqui no Rio, e amigos meus não queriam ISDN por dizer que “PLC é o futuro e está vindo aí”.

    Outro dia já vi gente dizendo que não iria comprar celular 3G (ou mesmo 3G decente) pq “WIMAX vem aí”.

    PLC vem? Vem, e os roteadores vão rodar HURD 2.0.

    Bruno (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 2:57 pm

    Pergunta, isso é realidade ou é mais uma daquelas nóticias que no fundo é uma baita zuação?

    Pensando aqui e observando como é aqui no Brasil.
    Vocês acham que uma empresa de telefonia ou operadora de banda larga ia aceitar que criassem algo que tire a sua supremacia?
    Corrente eletrica não passa informação.

    Lucas (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 3:35 pm

    Corrente eletrica não passa informação.

    Bruno,

    você pelo menos leu as referências? A não ser no caso das fibras óticas como você acha que as informações são transmitidas hoje em dia? Está certo que no caso de usar a corrente elétrica “da tomada” é um pouco diferente por causa das tensões, correntes e ruídos, mas nem tanto assim.

    Tecnicamente falando:
    “O princípio básico de funcionamento das redes PLC é que, como a frequência dos sinais de conexão é na casa dos MHz 91,7 a 30), e a energia elétrica é da ordem dos Hz (50 a 60 Hz), os dois sinais podem conviver harmoniosamente, no mesmo meio.” e transformada de Fourier

    Bruno (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 3:42 pm

    Lucas quando eu fiz curso técnico de Processamento de dados.
    Eu ouvia o professor dizer que não se podia colocar um cabo de rede perto de corrente eletrica.

    Que a corrente eletrica poderia causar ruidos e interferir na comunicação.
    Baseando se nesta informação e que pensei isso.

    Antonio (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 4:15 pm

    Bruno,
    estude um pouco como funciona a tecnologia ADSL, isto vai ajudá-lo a entender “como as coisas funcionam”…

    Rodrigo Barba (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 4:19 pm

    Cara… sera q vem mesmo? estou esperando isso desde 1996… qdo diziam que ja estava em testes la em MG pela CEMIG…

    Fellype (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 4:35 pm

    “…quando eu fiz curso técnico de Processamento de dados. Eu ouvia o professor dizer que não se podia colocar um cabo de rede perto de corrente eletrica. Que a corrente eletrica poderia causar ruidos e interferir na comunicação .Baseando se nesta informação e que pensei isso.”
    Isto é correto. Porém,
    “…a frequência dos sinais de conexão é na casa dos MHz 91,7 a 30), e a energia elétrica é da ordem dos Hz (50 a 60 Hz), os dois sinais podem conviver harmoniosamente, no mesmo meio.”
    No entanto, tal harmonia pode ser rompida se houverem variações muito grandes na tensão da rede elétrica (o que é comum aqui em Campinas, por exemplo). Experimentem acender uma lâmpada enquanto falam ao telefone (convencional) e vocês terão uma noção do que estou dizendo (aliás, as informações nos telefones são transmitidas via corrente elétrica).
    Comentando a notícia…
    Há algum tempo a CPFL (uma das distribuidoras de energia elétrica de SP) cogitou a possibilidade de pesquisar e implantar este sistema para fornecer banda larga. Na época, disseram que não investiriam nesta área por causa de uma cláusula no contrato de privatização que diz que qualquer lucro adicional obtido com a estrutura da rede elétrica deveria ser repassado ao condumidor de energia elétrica. É mole? Tudo no Brasil é feito para evitar a concorrência, mesmo que seja sem querer, como foi neste caso.
    Como os contratos de privatização tem um prazo de válidade, espero que a cláusula contratual comentada acima seja retirada quando for realizada a renovação. Pois somente com o aumento da concorrência no setor haverá a possibilidade de democratização da banda larga no Brasil.

    Eu fiz um trabalho na escola técnica em 2002+/- sobre PLC (indoor e outdoor), entender a parte tecnológica é legal (como a informação pode trafegar num cabo elétrico).

    Uma tecnologia concorrente que citei na época eram as Wireless. Será que elas roubaram a atenção dos investidores? É melhor ficar livre de qq fio, não é?

    Quanto a aplicação a PCL Indoor (já tive notícia de provedor que distribuiu a internet dentro de um condomínio com o HotPlug). Mas é aquela estória, nunca mais ninguém falou nada.

    A PLC outdoor sempre está em testes (mesmo que não seja viável para acesso à internet as concessionárias de energia adorariam ler os medidores de energia remotamente).

    Essa tecnologia tá parecendo a mesma do carro movido a ar:

    http://100nexos.com/arquivo/229

    Bruno (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 6:02 pm

    Está bem vou estudar mais, ta parte de redes eu sou cru.
    Fico mais com desenvolvimento.

    Rodrigo eu sou de Minas e realmente a Cemig tava fazendo testes sobre isso, mas só ouvi falar e não vi nada mais sendo dito sobre o assunto.

    Lucas (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 8:25 pm

    Bruno, você fez processamento de dados no Cotil? Acho que sei quem você é… :-)

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 10:58 pm

    Corrente elétrica passa informação sim. O que passa num cabo par-trançado ou coaxial? Sinais de fumaça?

    É perfeitamente possível sim, não $ei $e é viável, mas é possível. Esperar pra ver.

    Bruno (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 1:17 am

    Lucas eu sei muito bem disso.
    Quando eu disse isso estava falando da corrente eletrica que vem da tomada e não do cabo de rede.

    André Machado (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 9:24 am

    Bruno

    Quando falamos em usar corrente elétrica para transmitir informação, ele não quer dizer que vamos ligar uma placa de rede na tomada; se isso fosse feito, iríamos simplesmente torrar o computador!

    Haverá um dispositivo, como um conversor, que utilizará a rede elétrica para transmitir a informação. Assim como a banda larga transmite seus dados por uma freqüência não usada pela voz no telefone, isso será feito na eletricidade, que aqui possui uma freqüência de 60 Hz.

    Lembre-se: uma corrente elétrica gera um campo magnético que, por sua vez, induz outra corrente elétrica.

    Agora, apesar disso, acho que essa solução poderá demorar a sair, visto que ela é totalmente contrária aos interesses das operadoras de telefonia, que poderão perder grande parte de suas fontes de renda se os usuários tiverem essa nova tecnologia.

    Na Espanha, por exemplo, o governo oferece banda larga de 10Mbps praticamente de graça, apenas com um pagamento simbólico. Por que, então, aqui, a banda mais acessível é inferior a 1Mbps e, ainda por cima, com uma qualidade deplorável?

    edempoa (usuário não registrado) em 26/08/2008 às 11:03 am

    Banda Larga pública ainda vai ser uma realidade aqui, é só questão de tempo. Daqui a algumas décadas ter acesso a internet vai ser tão fundamental quanto energia elétrica. Agora o maior problema do setor aqui é a regulação burra e a ANATEL, que só serve para garantir os oligopólios e sufocar a competição.

    Renato (usuário não registrado) em 31/08/2008 às 10:37 pm

    O Grande problema desse meio de transmissão é como tudo no Brasil não é perfeito, ele sofre oscilações, essas que iriam atrapalhar a conexão, fora isso o chaveamento em sub-estações também iria causar problema dependendo da localidade do servidor. Imagina toda vez que a luz da aquela piscada ou reduzida, a internet cair, ou dar uma “travada”

    Newbrazuca (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 1:44 pm

    Os radioamadores estão muito preocupados. Pela faixa de frequência que será utilizada no projeto, pode gerar sérias interferências na faixa de radiocomunicação HF, que vai da casa dos 0 a 30 MHz.

Este post é antigo (2008-08-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.