Valdomiro (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 10:39 am

Valeu Luis, vou testar. A 1.2 parou de funcionar depois de uma atualização de pacotes pelo synaptic no BigLinux 4.1 e no 4.2 instala mas não rola, dá problema de dependência, mas as dependências estão instaladas. Por enquanto estou usando o Freebible e o Bibletime. Vou dar uma olhada no beta do 2.0.

Valdomiro (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 10:43 am

Acabei de testar a 1.9 e abriu normal, vou ver o detalhamento. Obrigado.

Laércio (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 10:54 am

Hum… Parece interessante. Não conhecia o projeto.

Alguém aqui sabe em qual “tipo” de Bíblia este software está baseado: católica, rabínica (a.k.a. evangélica) ou ecumênica (que traz todos os textos da bíblia católica, explicitando e organizando as diferenças para a rabínica)?

Pascal (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 10:57 am

Albert Ainstein e Santos Dumont estavam certo… a tecnologia nunca deveria ser usara para o Mal!

:)

não resisti, tive que pegar no pé!!!
hehehehe!

Mas é isso aí, parabéns pela evolução do software!

Tércio Martins (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 11:49 am

Provavelmente deve ser aquela Almeida Revista e Atualizada de 1967, que é de domínio público. No caso das mais recentes, as editoras não liberam os textos para projetos de SL. Teve até um desentendimento do projeto Sword (que busca fazer programas bíblicos em SL) com a Sociedade Bíblica do Brasil (que libera a consulta das traduções pela Internet, mas, no caso de consulta off-line, só permite com programas para Windows).

Sucesso ao projeto aBiblia!

Igreja Evangélica de Veleiros (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 11:56 am

Parabéns pela iniciativa e pelo software , não conhecia esse tipo de software para Linux e muito menos um SL com a bíblia eletronica , muito bom mesmo.

Que Deus continue abençoando sua vida.

Tércio Martins (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 11:59 am

Retificando, a tradução que usam é a Almeida Corrigida e Fiel (1994), da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, conforme changelog da versão 1.1.0 (o que nada impede de outros grupos colocarem suas traduções no programa).

Conan (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 11:59 am

Que desperdicio de tempo, será que não existe nenhum projeto com alguma utilidade para o desenvolvedor trabalhar?
Se é para fazer esse tipo de programa, seria melhor não fazer nada.
Ou então que fizesse o referido software para qualquer tipo de livro.

Tomas (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 12:07 pm

Conan poderia explicar porque acha perda de tempo?

Michi (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 12:18 pm

ZeitGeist !

Tenchi (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 12:19 pm

@Conan: Ué, se for pensar assim boa parte dos programas que existem hoje que não tem uma utilidade prática – prático no sentido de produzir alguma coisa – como jogos, players de música, etc. Também não teria, porque serem criados. Afinal música não aumenta a produtividade de ninguém, certo?
Embora eu não seja a pessoa mais religiosa do mundo, acho interessante estes programas, pois ajudam as pessoas não ligadas à tecnologia a terem interesse nela.
Acho que o termo bíblia (embora tenha relação somente com a palavra livro) seja empregado mais na religião católica.
Assim como há o Corão, o Torá e tantos outros que eu não conheço :-)

moranga (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 1:03 pm

Caro Conan, inutidade foi o que saiu da sua mente e se concretizou nas suas palavras, isso sim foi os minutos mais inuteis da sua vida.

Chato (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 1:12 pm

@Conan

Heresia!!!

cristo (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 4:17 pm

@Tenchi

O Torá nada mais é que o antigo testamento com outros nomes.

Enquanto o Alcorão pelo pouco que eu li tinha algumas relações com a bíblia católica e o torá, mas o protagonista era outro no caso Maomé.

Enquanto que a séria de Allan Kardeck fala mais da bíblia do que tudo, mas com outra visão.

O livro dos Mormons ainda não, mas pelo que eu ouvir falar cada mormom que falava alguma coisa, no final das contas dizem que tem a prova (as duas tábuas de ouro), mas não sabem o aconteceu as tábuas.

Sei-lá ainda prefiro o novo testamento, pois tem mais sentido.

Gilberto (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 4:43 pm

Só uma pequena correção:

Amigo ‘cristo’

Torá (do hebraico תּוֹרָה, significando instrução, apontamento, lei) é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (também chamados de Hamisha Humshei Torah, חמשה חומשי תורה – as cinco partes da Torá) e que constituem o texto central do judaísmo

Via Wikipedia :-)

thotypous em 14/11/2008 às 4:49 pm

Lendo o comentário do Conan, lembrei de algo. Já dizia o ettrich[1], sempre que você lança um novo projeto, muitas pessoas logo “argumentam” utilizando um ou mais itens dentre os 4 seguintes:

1. I don’t need it, you should rather work on something that I need.
2. You suffer from NotInventedHere-syndrome, you should have contributed to [some project] instead.
3. You will not succeed because [lame arguments go here].
4. You suck.

Infelizmente…

[1] http://labs.trolltech.com/blogs/2008/11/04/qt-creator-first-recap/

wallysou em 14/11/2008 às 5:10 pm

parabéns ao sr. Luis Vasques.

vida longa ao SL e à aBíblia.

:o)

miranda (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 6:11 pm

Muito bom esse software, parabens ao Luis Vasques.

Elias Amaral (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 6:41 pm

http://skepticsannotatedbible.com/

desculpa, tive que postar

Conan (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 7:24 pm

Na minha humilde opinião, fomentar mentiras é errado.
E oque esse software faz é fomentar a maior de todas as mentiras.
Será que alguem realmente acredita naquelas loucuras que tem na bíblia?
Como Dalkins diria: Se deus existe, é um enorme desperdício de potencial.

Ricardo Mota (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 9:22 pm

Rapaz, se é a maior mentira que existe, tá difícil provar esta mentira. Isto porque são “mentiras” tão evidentes, que fica provar a sua veracidade (da mentira). Olha, o software é muito legal. Não o vi nem instalei, mas tem boas intenções. Melhor pelo menos que alguns jogos que são mais do que mentiras, e que são extremamente violentos. A Bíblia pelo menos leva a paz a muitos corações, e insiste no amor como fonte de todas as resoluções para os problemas da humanidade. Aliás, até hoje nenhum ateu conseguiu provar que Deus é uma mentira. A simples negação de vários fatos não prova coisa alguma.

Alexandre_Martins em 14/11/2008 às 9:36 pm

Conan,

Se afirmas algo ser mentira, o pressuposto é que conheces o que é verdade. Isso se chama absolutismo cultural, etnocentrismo. As racionalidades (ou intelegibilidades do mundo) são distintas e irredutíveis umas às outras, quer dizer, há tantas verdades diferentes coexistindo quantas comunidades de crença (no caso das religiões) possam existir, assim como há verdades científicas, outras metafísicas de modo que para um observador atento, essas tantas verdades são hermenêuticas, o sistema de uma não se aplica à outra não conflitam entre sí. Por exemplo, não se encontra nenhuma religião discutindo o porquê de um avião voar, é física newtoniana (sequer é necessário Einstein neste exemplo), assim como é absolutamente ridículo algum cientísta querer discutir a existência ou não de Deus, afinal, a Ciência trabalha com conjuntos, passíveis de demarcação e observação das determinantes e variáveis neles implicadas denominados fenômenos, localizados no tempo e no espaço, o que não é o caso de Deus. Isso só pra confirmar a irredutibilidade das racionalidades.

Desculpem o comentário off-topic, mas independente de qual seja “minha” verdade, a falta de respeito (e a ignorância mesmo) consitutui um perigo.

Quem conflitam são os homens, com fanatismos fundamentalistas iguais às que se expressou aqui. Aliás, foi assim que Hitler começou sua “filosofia”…

PARABÉNS LUIS VASQUES E EQUIPE PELA BELA INICIATIVA.

A (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 9:53 pm

Os ateus clamam que Deus não existe, mas toda a base de sua argumentação consiste simplesmente em negar as evidências que provam que Deus existe. Ora, negar todas as evidências da existência de algo é bem diferente de provar que aquele algo não existe. E é bem verdade que existem muitos que, na hora boa, dizem “sou ateu”, mas na hora do aperto, gritam “Oh, meu Deus!”.

Alexandre_Martins em 14/11/2008 às 11:19 pm

O debate já está totalmente fora de tema mesmo. O fato de eu ser cristão, é questão de foro íntimo.

Da mesma forma que discordo daqueles que desqualificam a(s) religião(ões), a falta de respeito à liberdade dos indivíduos em manter ou não crença religiosa, me parece abominável. Fanatismos e falta de respeito ao livre arbítrio, só fazem “botar mais lenha na fogueira e não leva a lugar algum. Como eu disse, os homens é que conflitam entre sí.

Se o sujeito possui razões para crer, que seja feliz, se o sujeito possui razões para ser laico ou ateu, que da mesma forma seja feliz.
“Viva e deixe viver”, cada um à sua forma.