Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A Terrível Semana em que Richard Stallman Ficou na Minha Casa

Rodrigo Stulzer, um dos fundadores da Conectiva, e durante um longo período meu interessadíssimo editor na saudosa Revista do Linux, publicou ontem um curioso relato da experiência que ele teve ao hospedar Richard Stallman, o criador do GNU Emacs e do GCC, em sua casa para participar de um evento em Curitiba no final do século passado.

A história é curiosa, não apenas por revelar as raízes do Movimento pelos Autógrafos Livres que o emérito criador do GNU Manifesto fundaria anos depois, mas também pelo curioso episódio da reação inocente dos cães, por lançar luz sobre um episódio folclórico documentado em 2002, e por apresentar melhor (em aspectos como o do balde e do travesseiro elétrico) a faceta humana desta que possivelmente é a maior celebridade do software livre.

Os comentários dos leitores lá no relato do Rodrigo (link abaixo) também complementam de forma interessante o texto.

Saiba mais (stulzer.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pierre (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 4:10 pm

    Nossa,

    Estou rindo ate agora, realmente vale a pena visitar o blog do rodrigo para ler a historia.
    Só para atiçar a curiosidade, o cachorro dele comeu a cueca do Richar Stallman.
    Realmente foi muito divertido.
    Recomendo a todos.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 4:20 pm

    Putz! Tudo bem, o cara criou e o movimento que parece ser o caminho do software (eu Linux a 5 anos e mais nada), mas ele precisava aderir ao movimento “Banho Livre” e do movimento da “Cordialidade Livre”.

    Mas me parece que “os caras” do Reino da Informática pecam nesses itens.

    Mas sejamos justos: Bill Gates, Steve Jobs, Linus Torvalds, pelos menos, tomam banho. :D

    Abraços.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 4:29 pm

    Putz! Tudo bem, o cara criou o movimento que parece ser o caminho do desenvolvimento de software (eu mesmo uso Linux a 5 anos e mais nada), mas ele também precisava aderir ao movimento do “Banho Livre” e do movimento da “Cordialidade Livre”.

    Mas me parece que “os caras” do Reino da Informática pecam nesses itens.

    Mas sejamos justos: Bill Gates, Steve Jobs, Linus Torvalds, pelos menos, tomam banho. :D

    Abraços.

    (Agora ficou um pouco melhor)

    Putz o cara tem dois cachorros grandes que vivem dentro e fora de casa e reclama da sujeira do Stallman huhuhhaha…..para falar a verdade o texto eh fake percebi já no começo tanto pela data tanto pela estória de menino rebelde.

    Pelo menos na foto o Stallman usou outra camisa que não aquela bordô que já deve estar rasgada debaixo do “sovaco”… hauahua.

    Ainda tem a questão de que as pessoas mais gordas menos magras normalmente sofrerem mais com sudorese (quando tirei uma foto com o RMS percebi que a costa dele fica sempre bastante suada), e quando não tomam banho não há quem aguente.

    O cara é mal-educado, bem porcão mesmo ;-) Respeito muito ele – até a atitude de cobrar por autógrafos; afinal, ‘nada é de graça’ -, mas a forma como ele responde às perguntas das pessoas, talvez para se sentir “melhor”. Ou talvez seja aquela história de que o Stallman é meio autista, sei lá…

    Mas é melhor parar de falar mal do Stallman, senão vem ‘nego’ de outro site que adora falar mal do cara fica alegre…

    PS: muito engraçada a história do Stallman com os cachorros. Me lembra a história da família real portuguesa quando veio ao Brasil. Afinal, eles eram “os caras” hauahu

    asas (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 8:21 pm

    resumindo. eh um agitador e um babaca

    Junior (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 8:38 pm

    Vi não sei onde que ele tem de síndrome de asperger, o que explicaria algumas coisas do comportamento do cara…
    http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_asperger

    Imagine a impressão que o Stallman teve na casa do rapaz “Dois cachorros fedorentos, casa toda suja e rasgada” desculpe mas ele deve ter achado bem ruim!!!

    As visitas que eu convido pelo menos eu as trato com educação, não fico falando depois bem feito meus cachorros se vingaram!!

    Aos leitores do meiobit olados, tenham pelo menos opinião própria não se aluguem com a opinião dos outros…..

    Que momento ótimo para acabar de vez com o Stallman! Perdeu as rédeas do Emacs, o único software que ainda contribuía, talvez esteja namorando e emocionalmente fragilizado… é a hora do pessoal do open-source se unir e remover seu nome da História de vez. Talvez uma aliança com os “open-source heroes” da Microsoft ajude.

    Finalmente software open-source vai sair dos porões e adentrar lares e escritórios, vestido de terno, com cheiro de roupa limpa e nas mãos de grandes empresas ao invés de nerds amadores.

    banjo (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 12:13 am

    .

    banjo, caso você queira pregar um movimento anti-stallman, por favor faça-o em outro lugar.

    Faltaram as tags [sarcasmo]. O movimento anti-Stallman já vai muito bem sem minha contribuição, pelo visto. Está tão forte que só agora o cara da Conectiva se sente à vontade em dar sua marretada.

    Eu achei bem interessante o relato dele, e nem vi nada de marretada. Também não vejo um movimento anti-Stallman no âmbito da comunidade. Fora da comunidade há detratores bastate viciosos até, mas não há porque associá-los ao movimento open source.

    Pelos demais relatos que conheço, o que o Rodrigo contou me parece ser uma experiência bastante comum a quem convive brevemente com o RMS, e não vejo problema em compartilhar algo que já é notório. Além disso, não coloca em dúvida a obra ou as convicções dele.

    O lance não é o relato em si, mas o momento. Esse episódio ocorreu há anos atrás. Por que desenterrá-lo agora? Porque, mais do que nunca, sem mesmo escrever código para Emacs, Stallman está encurralado por críticos que nele enxergam um entrave a maior proliferação de código aberto em empresas e mesmo à integração com empresas como Microsoft.

    Essa é a hora dos ad hominens, da descaracterização da obra à sombra do lado pessoal do autor. A hora de torná-lo irrelevante no grito.

    pafuncio (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 12:41 am

    fica dificil tornar ele irrelevante con tanta gente falando dele todo dia

    Acho que não se constrói irrelevância falando da pessoa. E os demais relatos destes mesmos episódios (de 2000) foram feitos em 2002, acho que estás tentando encaixar os fatos nessa tua teoria. Não acredito que haja uma campanha contra o Stallman em curso na comunidade open source.

    Talvez. “falem mal, mas falem de mim”…

    O relato nem é tão interessante assim e o ad hominem pode ser resumido na “antipatia” e na falta de asseio do Stallman.

    Ele fica chocado pela falta de asseio pessoal do cara. Povos do norte já não são muito chegados em um banho, taí a invenção do perfume pelos franceses para provar. É natural que índios vivendo numa selva calorenta entrem no rio toda hora, mas exigir o mesmo comportamento de povos em regiões frias, não. Porco por porco, acho que o Ballmer também não fica atrás e talvez só faça a barba para acompanhar a careca.

    E ele acha o cara antipático por que, ao invés de perder tempo com um bando de cucarachas barulhentos em um almoço, ele prefira abrir o laptop e trabalhar e responder emails. Se quisessem um cara simpático e que não é super-ocupado escrevendo código ou gerenciando projetos, era só chamar o Maddog, oras!

    Ora, Augusto, você mesmo não perde a chance de zoar com o cara sempre que pode.

    Creio nunca ter sido desrespeitoso com ele, e não creio que você de fato acredite que eu participo ou promovo alguma campanha contra ele.

    Fernando (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 8:09 am

    Augusto, não há dúvidas que está em curso uma campanha para difamação de Stallman. O blog parceiro do br-linux, “MeioBit” difama o Linux e seus usuários a meses e vocês ainda insistem nesta parceria que só faz mal a comunidade e suja o nome do Linux entre o grande público.

    Acho que você deveria explicitar suas ideologias para a coisa ficar mais clara. Algo do tipo “nós do br-linux apoiamos a entrega do software livre sem pretendentes para as patentes de código fechado pois sabemos que só assim iremos sobreviver”.

    A Comunidade não é mais como um dia já foi. Isso nunca seria feito em 1999, um blog como MeioBit nunca seria parceiro de nenhum site de software livre. Os tempos mudaram, os sedentos por dinheiro mataram a comunidade e sua ideologia.

    Fica aqui o meu protesto.

    devnull (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 9:52 am

    A comunidade quer crescer no meio porcorativo, ganhar dinheiro fácil, usar terno, andar de mãos dadas com fabricantes como a MS e a IBM, então tem que esquecer esses nerds fedorentos e mal-educados!

    (isso é sarcamo para quem não entendeu)

    O maior inimigo do Linux são seus usuários…

    brigando_com_os_porcos (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 10:08 am

    o Cardoso ama o Stallman não consegue ficar uma semana sem dar uma noticia sobre o cara

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 10:08 am

    O Richard Stallman nunca foi simpático, todo mundo sabe disso e vira e mexe alguém conta uma história dele, mesmo aqui no br-linux. Agora, defender a falta de higiene pelo cara ser europeu é demais, né?

    brigando_com_os_porcos (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 10:17 am

    detalhe a noticia não foi enviada por ningue para o brlinux a foto que aparece tambem não o que da por entender que Augusto esta metido nisso

    Luciano Candido de Lacerda (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 10:19 am

    O site BR-LINUX sempre primou pela imparcialidade, mesmo quando exibia notícías “pitorescas” sobre o Stallman.
    Quanto ao senhor Rodrigo Stulzer, ele mostra que é um mau anfitrião, se não estava equipado para receber tal visita, porque se comprometeu?
    Também é demonstração de um caráter muito fraco fazer uso do prestígio que uma figura como Stallman pode proporcionar ( pelo que sei foi muito bom para a conectiva ).
    Tambem é demonstração de caráter muito fraco entrar no BR-LINUX, usar o mesmo, postar sua opinião e depois sair falando mal.
    São estas as mesmas pessoas que vão numa festa, comem à vontade, se fartam, e depois saem falando mal.
    Talvez o problema do Stalman seja um banho ocasional, mas para outras pessoas, alguns de seus detratores, tem coisas que não saem com água.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 11:03 am

    Junior, realmente, o comportamento dele parece se encaixar na “Síndrome de Asperger”. Aliás, tem uma outra personalidade, que ná época que fundou sua empresa, era um nerd amador, que parece ter essa sídrome: Bill Gates.

    Fernando, meu ponto na discussão com o banjo é de que não acredito haver alguma campanha contra o Stallman em curso no âmbito da comunidade open source, que foi o que ele havia afirmado. Não acredito que você classifique como participantes desta comunidade os autores dos ataques que você descreveu. Fora da comunidade, entretanto, acredito que haja um bom número de detratores dele sim, alguns deles bastante obdurantes.

    O posicionamento do BR-Linux é explícito (veja abaixo o link), mas creio que jamais vou aderir a esta sua campanha em prol de aproximar o software livre das patentes de código fechado, embora não veja relação entre isto e um relato curioso sobre uma figura tão presente no software livre, mas que poucos de nós tivemos oportunidade de conviver pessoalmente ao longo de uma semana, como o Rodrigo teve.

    Para conhecer o posicionamento do BR-Linux, visite a página “Sobre o BR-Linux” e procure pelo título “Posicionamento do BR-Linux”.

    É a minha parceria com o MeioBit que permite que haja links para as notícias do BR-Linux em todas as páginas de lá, inclusive nas que você classifica como ataques ao Stallman. Muitas vezes estes links acabam justamente fornecendo a resposta ou contraponto a estes posicionamentos extremos. Eu acho que vale a pena.

    Finalmente, fico feliz de não haver uma polícia ideológica que possa me obrigar a me render a posições maniqueístas. O BR-Linux é o meu blog, uma iniciativa pessoal, representa o meu próprio posicionamento. É em si uma expressão de liberdade também, e não posso concordar com você que o software livre morreu, ou que esteja ao seu alcance matá-lo.

    Cabrones (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 11:08 am

    “Talvez o problema do Stalman seja um banho ocasional, mas para outras pessoas, alguns de seus detratores, tem coisas que não saem com água…”

    Caramba!!! Este é o ponto!!! Já dizia o Chaves “Mas meu problema eu resolvo com um banho…”

    Belas palavras Luciano!

    asa (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 11:50 am

    http://desciclo.pedia.ws/wiki/Richard_Stallman
    hehehe essa eh boa !

    Renan (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 11:50 am

    Na real o MeioBit não fala mal do software Livre nem do Linux. Fala mal dos usuários malas que por si só “difamam o Linux e seus usuários” como foi dito por um tal de Fernando.

    Freetards Sucks!

    Renan (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 11:55 am

    Meiobittards Sucks!

    Renan (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 12:00 pm

    Meiobit e pior que o cú do cardoso, fede bosta

    Stelman (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 12:16 pm

    Acho que se todo mundo falar das esquisitices, das manias e mesmo do asseio da maioria das pessoas que foram importantes da história vamos ter sérias decepções, mas isso não diminui em nada o legado que eles deixaram.

    Isaac Newton foi um cara extremamente babaca e autoritário, também não deveria tomar banho todo dia (como é o costume do Brasil e de países quentes), mas o cara foi um gênio e o que ele deixou para a humanidade foi extremamente importante.

    Sim, Stallman não é um Newton mas mesmo assim do ponto de vista da filosofia do software live ele foi extremamente importante.

    Apesar da galerinha do Meio Bit que nos chama de freetards de modo arrogante e imbecil o linux é o que é pela filosofia. Senão seria mais um sistema operacional minoritário, como o MacOS X, o BeOS ou o OS/2 são/foram. Os appletards (usando o termo idiota que eles mesmos usam) não gostam de ouvir isso mas o MacOS X é um sistema bonitinho, legalzinho, etc mas sem essência e sem o espírito do SL que é o mais legal. É um sistema de consumistas que valorizam a estética e a exclusividade do sistema, apesar de serem em média mais esclarecidos do que os usuários de windows porque pelo menos valorizam a beleza de um sistema Unix.

    Concordo com as críticas de que o br-linux não deveria fazer parceria com um site que ridiculariza a filosofia do software livre e os usuários que defendem uma abordagem que valorize mais isso. Xiita ou freetar é a PQP !

    Concordo, Stelman. Creio que erra muito quem tenta associar os aspectos (até folclóricos) do comportamento de uma personalidade ao seu posicionamento ou à sua obra, e usa uma coisa para tentar atacar a outra.

Este post é antigo (2008-03-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.