Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: repórter desmascara vendedores de PC popular, Emacs e o novo Eee

Repórter se disfarça de consumidor e vai ao varejo ver como as lojas oferecem os micros com Linux: “Nessa reportagem do IDGNow, um jornalista fingiu ser um usuário e visitou 3 grandes varejistas para pesquisar sobre o Computador para Todos com Linux. Leia também: IDGNow: Problemas de configuração e cultura do usuário assombram PC para Todos.

Torvalds não tratará NDISWrapper como software livre: “Recentemente, Linus Torvalds afirmou que o projeto NDISWrapper não é compatível com a GPL (Licença Pública Geral, do inglês General/GNU Public License). Mas a história não pára por aí, e os comentários dos leitores desvendam os capítulos mais recentes.

Pai do Java pede: parem de usar Emacs!: O que me surpreendeu mais nesta história foi descobrir que James Gosling, conhecido como “pai do Java”, também é um dos pais do Emacs: a sua implementação foi a primeira para UNIX, e trechos de código dela foram inclusive aproveitados anos depois por Richard Stallman quando ele lançou a primeira versão do GNU Emacs.

ASUS Eee PC expandindo a família – 8,9 polegadas e 400 euros: “Asus anuncia na CeBIT 2008, que tem início hoje, sua nova configuração do modelo Eee PC 900, que contará com memória de 1GB, SSD de 12GB e tela de 8,9 polegadas 1024×600.

Lançado o KDE 4.0.2: “Acabamos de lançar o KDE 4.0.2, com as seguintes novidades: novos recursos do Plasma e opções de configuração do painel, novas traduções, várias correções e melhorias no Kopete, Okular e KHTML.

Enquete do Globo: “Linux só não é bem aceito por ser gratuito?”: Não respondi a enquete, porque discordo da premissa. E você?

Ubuntu 8.04 Hardy Heron Alpha 6: “Sai o último Alpha da próxima versão do Ubuntu 8.04 Hardy Heron, com previsão final para o dia 24 de Abril e ainda com o lançamento de uma versão Beta dia 20 deste mês.

Mensagem pra você: Lançada a versão 2.4.0 do Pidgin: “Saiu a versão 2.4.0 do Pidgin, e as novidades podem ser conferidas no Changelog.

Comparando Fedora, CentOS e Red Hat: “Quem trabalha com informática em algum momento da vida já ouviu falar ou usou uma dessas três distribuições.

Ubuntu Brainstorm: Diga como você quer o próximo Ubuntu Linux: “Inspirados nos parceiros da Dell, a Canonical lançou o Ubuntu Brainstorm.

Gartner adverte para armadilha potencial de patentes de software na recente oferta da Microsoft: Segundo a Information Week, o Gartner está advertindo produtores de software de código aberto de que há riscos potenciais em acessar as documentações técnicas de compatibilidade que a Microsoft recentemente anunciou que disponibilizaria.

Driver ATI 8.3 disponível para Linux: “Conforme notícia oficial, foi disponibilizado uma nova atualização do driver para placas de vídeo ATI.

Fundações GNOME e Mozilla anunciam cooperação: A GNOME Foundation e a Mozilla Foundation anunciaram que vão cooperar mais de perto no futuro, incluindo a participação da Mozilla no conselho do GNOME, trabalho conjunto no XUL e Firefox, e uma doação ao recém anunciado programa de acessibilidade da fundação GNOME.

Como aumentar a duração da bateria do seu notebook: O Phoronix descreve vários passos para aumentar a duração da bateria de notebooks com Linux, usando ferramentas do ambiente padrão ou utilitários externos como o Powertop, da Intel.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-03-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.