Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Continua a polêmica das novas regras sobre o horário de verão no Brasil

O Marlon Dutra avisa: “Escrevi dois artigos sobre o horário de verão que talvez seja interessante para o BR-Linux, principalmente o mais técnico deles.”

Vamos aos links:

Saiba mais (hackers.propus.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Dstolf (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 3:46 pm

    qual a polêmica desse assunto?

    eu achei ótima essa padronização… existe algum lado ruim que eu perdi?

    Pelo artigo, o cara não gostou de estar condicionado ao Carnaval. Mas é uma festa no país que mobiliza gente demais e o transtorno de atrapalhar também daria prejuizo

    Ricardo (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 4:59 pm

    Como o dia do carnaval pode ser calculado, custa já deixar o sistema ajeitado para os próximos 200 anos? Acho que já é suficiente. Esse povo reclama de mais!

    jotaB (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 6:25 pm

    “Polêmica” significa que o assunto tem pontos de vista discordantes, mas eu não vi nada disso acontecer. Pelo contrário, do que li pude depreender que todo mundo ou gostou ou, no mínimo, ficou indiferente.

    Então, cadê a polêmica?

    Talvez você não tenha acompanhado as mesmas discussões que eu acompanhei.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 8:42 pm

    Eu concordo com o Ricardo. Apesar de ser uma data móvel, o Carnaval é uma data previsível, ao contrário do horário de verão dos anos anteriores que dependia da caneta do presidente.

    É só deixar o sistema pronto para 100 anos ou mais que não tem problema.

    Gustava (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 11:45 pm

    Não vem ao caso se houve ou não polêmica em outros lugares, em outros artigos, etc. Se o artigo em questão não trata da polêmica, o título “A polêmica das novas regras sobre o horário de verão no Brasil” é inapropriado.

    Se o título é “A polêmica”, esse deve ser o foco do artigo. Por outro lado, se o artigo trata de dois outros artigos sobre o horário de verão, o título deve ser “Artigos sobre o horário de verão”, “Material sobre o horário de verão” ou algo do tipo.

    Já não é o primeiro artigo que noto não ter um título apropriado ao conteúdo. Obviamente, o que interessa para todos é o conteúdo, não o título, mas é esse que inicialmente atrai o leitor. Se ele não traduz o conteúdo, pode passar a imagem de que o intuito do título é mais aumentar os acessos ao artigo do que ser simplesmente um título.

    Que fique claro que não estou duvidando da integridade dos responsáveis nem do conteúdo.

    Obrigado, Gustava.

    Revoltado (usuário não registrado) em 7/10/2008 às 9:53 am

    Por que ninguém acaba com esse bendito horário? Não serve de nada mesmo além de causar polêmica e confusão!

    O tzdata, que fornece as informações de fuso horário e horário de verão para GNU/Linux e outros sistemas operacionais, já está adequado às novas regras.

    Concordo que foi um balde de água fria esse condicionamento do término do horário de verão ao Carnaval; mas não vejo isso como um problema tão grande assim. Mesmo que a regra seja complexa, fica fácil acostumar-se a ela se a mesma for seguida.

    Gustava (usuário não registrado) em 11/10/2008 às 3:38 am

    Revoltado, antes de falar abobrinhas, você devia informar-se melhor. O horário de verão gera grande economia de energia no Brasil. Não vou ficar alongando muito o assunto aqui. Se quiser ter base para falar a respeito (e reclamar), leia um pouco mais. Google está aí para isso.

    Revoltado (usuário não registrado) em 11/10/2008 às 10:44 am

    Revoltado, antes de falar abobrinhas, você devia informar-se melhor. O horário de verão gera grande economia de energia no Brasil.

    Engraçado, como você economiza algo que não pode guardar? Você coloca energia elétrica no banco ou debaixo do colchão por acaso? As pessoas acordam mais cedo, acendem as luzes (porque ainda está escuro), tomam banho e tudo isso consome energia elétrica, portanto derrubando o mito de redução do consumo. Não podemos esquecer também das pessoas idosas e crianças que têm seu “relógio biológico” completamente alterado por causa disso.

    Se querem acabar com a falta de energia, invistam em infra-estrutura energética, mas não essa palhaçada.

    Não vou ficar alongando muito o assunto aqui. Se quiser ter base para falar a respeito (e reclamar), leia um pouco mais. Google está aí para isso.

    Ora, quem sou eu para discutir com a dona da verdade? Eu apenas dei a minha opinião, nada mais.

    Mas te digo uma coisa: Eu tenho um emprego na iniciativa privada, portanto quando me atraso por errar a hora devido a esse horário, eu presto contas ao meu chefe, diferente de você que tem um emprego público e pode ficar até sem trabalhar que seu salário está sendo depositado todo mês na sua conta, graças aos contribuintes otários pagadores de impostos como eu e milhões de outros espalhados Brasil afora.

    Opa desta vez eu concordo com o Revoltado..será que vale a pena todo este transtorno para economizar 4 – 5% em energia nos horarios de pico.
    Pois isso é muito pouco, é menos que as pessoas gastam em coisas futeis.

Este post é antigo (2008-10-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.