Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Wiki do Fedora precisa de colaboradores

“Uma wiki é uma das formas mais simples de se gerenciar informação e tendo em vista o assombroso crescimento da base instalada do Fedora Linux, a equipe da Wiki do Fedora vem convidar a comunidade a participar da criação de seu conteúdo. Toda e qualquer contribuição é bem-vinda: editar a wiki é simples e não requer praticamente nenhum conhecimento técnico, por isso, se você tem um artigo grande (ou pequeno) wikifique-o em nossa página. Ajude-nos a juntar a maior quantidade de informação em língua portuguesa sobre Fedora e criar uma poderosa ferramenta de pesquisa. Basta cadastrar-se e começar a criar os verbetes. Acesse-nos: http://wiki.linux-fedora.org ”

Enviado por Henrique “LonelySpooky” Junior (lspookyΘfedoraproject·org) – referência (wiki.linux-fedora.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ark (usuário não registrado) em 13/02/2008 às 10:01 am

    “assombroso crescimento”, “poderosa ferramenta”… estes termos de marketing tornam o texto tão chato de ler!

    Anonimo (usuário não registrado) em 13/02/2008 às 11:24 am

    Não apenas os termos de marketing… “Wiki do Fedora precisa de colaboradores” e “a equipe da Wiki do Fedora” são termos que dão a impressão de que a matéria se refere ao wiki Oficial do Fedora (http://fedoraproject.org/wiki) e na verdade não é.

    Esta wiki é muito boa, tem dicas interessantes e é sempre bom termos pessoas da comunidade dispostas a ajudar e não simplesmente criticar como fazem alguns. Além disso ela está em Português o que para muitos usuários de distribuições voltadas a facilidade é uma grande vantagem.

    Um abraço a todos.

    Ah, espero poder colaborar com esta wiki e que outros tantos o façam também, pois é aí que reside a força da comunidade.

    LonelySpooky (usuário não registrado) em 13/02/2008 às 3:42 pm

    Olá, pessoal. os termos não são só “marketing”. A verdade é que o Fedora cresceu tanto aqui no Brasil que nem eu, que estou nesse meio desde 2003, esperaria uma reação tão positiva. Em um ano, praticamente quadruplicou a procura por informações relacionadas à distribuição.
    A razão de essa wiki ser “não oficial” é uma bem simples: dicas de configurações que não são exatamente “apoiadas” pelo Fedora Project, como inclusão de drivers proprietários, como mp3, wma, wmv e muitas outras coisas que uma WIKI oficial jamais podria ter.
    A verdade é que ser “não oficial” foi uma opção melhor pela questão de liberdade de conteúdo. A Wiki oficial existe e embora tenha um material muito bom não é aberta ao público.
    Abraços a todos e colaborem.

    Certamente é mais fácil criticar q fazer, e qdo a idéia ñ é sua, pior ainda. A tendência é sempre ver erros, mesmo onde eles podem nem existir.

    Achou chato de ler, ñ lê, tem muita coisa publicada aqui, ainda bem. Acha q é marketing, a mesma coisa. O fato de ñ ser oficial, até tem lá alguma razão de ser reclamar, mas como já foi exposto, existem razões boas pra isso tb.

    Mas liberdade é isso aí, a pessoa diz o q quer, sem medo de ser feliz, ou de parecer tolo, assim como eu tb faço aqui meu comentário.

    ricardo lessa (usuário não registrado) em 13/02/2008 às 6:28 pm

    Ja tem o site oficial do projeto brasileiro http://www.projetofedora.org e o antigo forum nao oficial fedora.org.br que é uma zona e agora mais esse ?

    nao é hora de centralizar mais um pocuo as coisas ?

    LonelySpooky (usuário não registrado) em 13/02/2008 às 9:10 pm

    Ricardo, você está viajando, cara.

    O site do Projeto Fedora (oficial) não tem fórum (vai ter esse ano, mas o portal novo não está no ar ainda). O fórum da Comunidade Fedora Brasil é o maior e mais popular, além de ser mais antigo e foi feito por usuários. O projeto fedora dá autonomia a qualquer um que quiser fazer um site, um fórum, um blog ou qualquer outro meio de divulgação que não fira a marca registrada Fedora, isso é liberdade.
    Unificar as coisas não é tão simples quanto parece, isso envolve não só as vontades dos donos dos sites como também as vontades de mais de 10.000 usuários registrados e vai continuar não impedindo que você ou eu registremos um domínio e coloquemos mais um site no ar sobre fedora.
    A wiki se propõe a algo muito diferente de um fórum, não existe nenhuma do gênero voltada ao Fedora, nem em português, nem em inglês (a deles está desativada desde o FC5).
    A wiki, no caso tem colaboradores do Projeto Oficial, embaixadores, tradutores e artistas diretamente do Fedora Project e também tem o apoio da Comunidade Fedora Brasil, com um link interno só nosso. Não existe essa divisão. É tudo fedora e a wiki serve para ser uma enciclopédia mesmo, nos moldes da Wikipédia, sobre o Fedora. A proposta é justamente diminuir essa tal bagunça a qual você, tão enfaticamente, cita.

Este post é antigo (2008-02-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.